Questões de Concurso Público Câmara Municipal de Sarandi - RS 2017 para Procurador Jurídico
Foram encontradas 10 questões
I. O travessão da linha 09 é utilizado para separar uma frase explicativa e poderia ser substituído por uma vírgula sem alteração na estrutura da frase. II. Na linha 14, a omissão da vírgula implicaria na separação incorreta de sujeito e verbo. III. A segunda vírgula da linha 29 separa um aposto. IV. Entre as linhas 42 e 50, o emprego do ponto e vírgula foi realizado para separar orações coordenadas. V. Na linha 54, o emprego dos dois-pontos se justifica por haver uma citação em seguida.
Quais estão corretas?
( ) Desconsiderando os ajustes estruturais na frase, a palavra ‘recrudescimento’ (l. 05) poderia ser substituída por ‘intensificação’. ( ) Na linha 18, ‘indubitáveis’ poderia ser substituído por ‘incontestáveis’, haja vista serem sinônimos. ( ) ‘cooptação’ (l. 25) poderia ser substituído por ‘atração’, pois ambas têm o sentido de ‘aliciar’ ou ‘envolver alguém e fazer participar de algo’. ( ) Na linha 38, ‘sedimentada’ tem como significado ‘torna-se sólido’ e poderia ser substituída corretamente pela palavra ‘consolidada’.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Entretanto, não é preciso aguardar o surgimento de mudanças legislativas para aperfeiçoar a execução do sistema da proteção integral e implementar sua doutrina de maneira efetiva e qualificada. (l. 22-24).
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os verbos às suas ações temporais.
Coluna 1
1. Fato atual.
2. Fato passado concluído.
3. Fato passado anterior a outro também passado.
4. Fato a ser realizado.
5. Fato futuro situado no passado.
Coluna 2
( ) exige mudanças no conjunto normativo... (l. 18-19).
( ) é importante ter em mente que jamais acabaremos... (l. 51).
( ) Nenhum Estado do mundo, por mais aperfeiçoado que seja, conseguira suprir integral e plenamente... (l. 39-40).
( ) o amparo comunitário e a rede de atendimento público deixaram lacunas. (l. 30-31).
A ordem correta de preenchimento dos
parênteses, de cima para baixo, é:
I. No texto, o autor considera que a educação advinda da família é fundamental, mas que o Estado tem papel importante na construção do sujeito, dando suporte em relação a ações que auxiliem na estrutura familiar. II. Os atos infracionais cometidos por menores podem ser erradicados quando a sociedade se comprometer com o processo de formação do sujeito. III. De acordo com as ideias apresentadas pelo autor, as mudanças almejadas em relação aos menores infratores não necessitam obrigatoriamente de alterações na legislação.
Quais estão corretas?
( ) O parágrafo inicial apresenta o tema central que será discutido ao longo do texto, a saber, a violência envolvendo menores e o que fazer para mudar essa realidade. ( ) No quarto parágrafo, o autor deixa claro que os meios utilizados até agora para conter atos de violências e amparar os menores foram insuficientes para assegurar que a vida em sociedade seja proveitosa. ( ) Os parágrafos contidos entre as linhas 25 e 36 apresentam a ideia de que o aliciamento de menores ao crime pode ser evitado quando o núcleo familiar realiza o papel de educar.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Vossa Excelência é um pronome empregado aos cargos referentes aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. II. Para os Chefes dos três poderes citados acima, o vocativo correto a ser empregado é Excelentíssimo Senhor + cargo. Ex.: Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal. III. Em relação às demais autoridades e para particulares, deve-se utilizar a forma Vossa Senhoria.
Quais estão corretas?