Questões de Concurso Público IPSJBV - SP 2018 para Auxiliar Previdenciário - Transporte
Foram encontradas 2 questões
"O presidente Michel Temer (MDB) cedeu às demandas dos caminhoneiros em greve e, nesta sexta-feira (01/06), as autoridades finalmente comemoraram não haver mais pontos de protesto ligados à paralisação que deixou o país e o Governo à beira do colapso. Atender aos grevistas custará aos cofres públicos aproximadamente 13,5 bilhões de reais. Para isso, o mandatário anunciou uma série de medidas que preveem uma maior arrecadação de impostos de determinados setores e cortes que somam 3,4 bilhões de reais. Na pasta da Educação, o corte será de 55,1 milhões de reais. Também haverá um corte de 135 milhões de um programa destinado para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Além das políticas e programas sociais, o Governo prevê um corte de 368,9 milhões em programas de transporte terrestre que envolvem 40 obras. O policiamento ostensivo em rodovias federais também perdeu 1,5 milhão, apesar de que umas das queixas dos caminhoneiros, segundo os relatos ouvidos pelo EL PAÍS, era que falta segurança nas estradas."
Fonte: Adaptado de El País. Disponível em < http://goo.gl/JXPXwo>.
Entre os resultados do acordo obtido pelos caminhoneiros e pelos donos das transportadoras com o governo federal após a paralisação das vias e do transporte de mercadorias realizados no mês de maio de 2018 não podemos citar:
"O fechamento do Cadastro Eleitoral para as Eleições Gerais de 2018 ocorreu em 9 de maio. Ele reúne informações de mais de 146 milhões de brasileiros e é um dos maiores do país. Ter o nome inscrito no cadastro e obter o título de eleitor significa que o cidadão se encontra registrado na Justiça Eleitoral para votar no pleito de outubro. Entretanto, o eleitor somente estará apto a votar em eleições gerais e municipais, plebiscitos, referendos, bem como subscrever projetos de lei de iniciativa popular, se sua inscrição eleitoral não estiver cancelada ou suspensa. Pela Constituição Federal, a inscrição eleitoral e o voto são obrigatórios para maiores de 18 anos, e facultativos para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos."
Entre os cargos para o qual haverá votação nas eleições gerais de 2018 não podemos incluir: