Questões de Concurso Público Prefeitura de Campos do Jordão - SP 2023 para Arquiteto Urbanista

Foram encontradas 10 questões

Q2285934 Arquitetura
O som é uma vibração das moléculas do meio que pode ser captada pelo ouvido humano. Esta vibração molecular é originada, por sua vez, pela vibração de um objeto capaz de fazer vibrar as partículas do meio. As vibrações sonoras propagando-se pelo ar, por meio de pequenas alterações de pressão se configuram como ondas sonoras. Para os arquitetos, é importante entender como o som se propaga, para serem capazes de controlar os níveis de ruído nos ambientes. Em relação à propagação do som, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q2285935 Arquitetura
O clima de uma dada localidade é influenciado por diversos fatores, como a continentalidade, a maritimidade, as massas de ar, a latitude, a altitude, a vegetação, o relevo etc. Há também fatores antrópicos que influenciam o clima, como o desenho urbano das ruas: uma ladeira voltada para o sul, situada no Brasil, ao sul do Trópico de Capricórnio é mais fresca, que uma ladeira neste lugar, voltada para o norte. Qual o fator que determina esta diferença?
Alternativas
Q2285938 Arquitetura
Para dimensionar espaços e ambientes na Arquitetura, utilizamos como parâmetro medidas do corpo humano realizando funções. Contudo, ao contrário de épocas passadas, em que se tentou eleger cânones de medida padrão, como o Modulor, criado pelo arquiteto franco-suíço Le Corbusier, atualmente a tendência é considerar as variações físicas dos seres humanos como dados de projeto. Para isso, nos projetos de arquitetura de interiores, os dados estatísticos mais adequados são provenientes da/do:
Alternativas
Q2285939 Arquitetura
Compreender as interações entre o clima e as edificações conduz à realização de projetos mais sustentáveis energeticamente. Para isso é necessário conhecer alguns conceitos físicos sobre clima e transmissão de calor. Correlacione cada termo da coluna à esquerda à sua correta definição, na coluna da direita. Depois, escolha a alternativa que correlacione corretamente a numeração das células destas colunas.

1.  A Transmitância Térmica é ...
2.  A Resistência Térmica é...
3. O Fator Solar é ...
4. A Capacidade Térmica é ...
5. A Inércia Térmica é... 

A. ... definido pela proporção entre o calor que entra pelas superfícies transparentes ou aberturas em relação ao calor total que incide em uma fachada ou parede.

B. ... uma propriedade de uma solução construtiva (uma parede, por inteiro, com as camadas de reboco, tijolo etc.) e indica sua maior ou menor capacidade de reter calor. 

C. ... a propriedade de um material de resistir a passagem do calor.

D. ... a transmissão de calor por unidade de tempo, através de uma área unitária de um elemento ou componente construtivo, induzida pela diferença de temperatura entre dois ambientes.

E. ... uma propriedade de um elemento construtivo que se refere a sua capacidade de amortecer a onda de calor nele incidente.
Alternativas
Q2285940 Arquitetura
O edifício do Ministério da Educação e Saúde do Rio de Janeiro projetado, no início do século XX, por Lúcio Costa e equipe de arquitetos (com consultoria de Le Corbusier) é um ícone da arquitetura modernista brasileira. A inexistência de barreiras configura uma praça e os edifícios se apoiam em pilotis, aumentando a permeabilidade. A cobertura do bloco mais baixo recebeu um jardim, assinado pelo paisagista Roberto Burle Marx. Em sua fachada Norte foram utilizados brises horizontais. A principal função destes elementos construtivos é diminuir a incidência de luz solar direta dentro das edificações, diminuindo os ganhos de calor e propiciando uma melhora no conforto térmico.

Imagem associada para resolução da questão


Duas imagens do Ministério da Educação e Saúde no Rio de Janeiro, térreo (1), detalhe dos brises (2).

Os brises podem ser de diversos tipos: verticais ou horizontais, fixos ou móveis, com diferentes formas de barrar os raios de sol. No caso do Edifício do Ministério da Educação e Saúde, qual o principal motivo da escolha daqueles tipos brises?
Alternativas
Q2285941 Arquitetura
As brisas e os ventos são fenômenos climáticos relacionados à diferença de temperatura do ar, que sempre se move das zonas de maior pressão para as de menor pressão. As diferentes superfícies se comportam de modo diverso em relação à velocidade das trocas térmicas. Uma massa de água, por exemplo, demora mais para esquentar que o solo a sua volta, por isso, no litoral geralmente a brisa sopra do mar para a terra durante o dia e se inverte de noite. Fenômeno semelhante, associado às diferenças de temperatura do ar, acontece em locais de relevo acentuado. A presença de morros e vales interfere nas condições de ventilação local, gerando os chamados ventos anabáticos e catabáticos. A alternativa que explica corretamente a formação dos ventos anabáticos e catabáticos é:
Alternativas
Q2285943 Arquitetura
Ao fazer um projeto de loteamento é necessário calcular a declividade das ruas que estão sendo desenhadas. A declividade pode ser expressa por um ângulo ou por uma porcentagem (%). Entre dois pontos previamente definidos, pode-se calcular a declividade como a razão entre a variação de altitude e a distância horizontal entre eles. Por isso, para fazer um projeto de loteamento é fundamental ter uma planta topográfica, com curvas de nível, que informam todos os pontos de igual altitude. Ao ler uma planta topográfica com curvas de nível de metro em metro, verificou-se com o escalímetro, que entre duas curvas de nível, havia uma distância de 50 metros. A declividade deste trecho de terreno, seria, portanto de:
Alternativas
Q2285944 Arquitetura
Ao elaborar o projeto de escada entre dois andares de um edifício, sabe-se que: o pé-direito mede 2,65m, a laje 0,15 m, contra piso 0,10m, regularização 0,05 m e revestimento 0,025 m.

Imagem associada para resolução da questão


O detalhe 1 mostra a solução para os degraus desta escada. Se a solução adotada for uma escada reta, sem patamar, a área da projeção desta escada, com largura total de 1,50m será de:
Alternativas
Q2285945 Arquitetura
A Capacidade Térmica é uma propriedade de uma solução construtiva (por exemplo, uma parede, por inteiro, com as camadas de reboco, tijolo etc.) e indica sua maior ou menor capacidade de reter calor. O cálculo do valor da Capacidade Térmica serve para avaliar o quanto um material pode contribuir para a inércia térmica de um fechamento. A Capacidade Térmica de uma solução construtiva, representada por CT, é medida em kJ/m²°C, pode ser calculada pela seguinte expressão:
Imagem associada para resolução da questão


É necessário conhecer os valores do calor específico – c e a densidade – d dos materiais que constituem a parede para calcular sua Capacidade Térmica, conforme disponíveis nesta tabela: 

Imagem associada para resolução da questão


Calcule a capacidade térmica da parede em corte que aparece no corte esquemático a seguir e marque a alternativa que contém o valor calculado. 

Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2285946 Arquitetura
A coordenação modular é o processo construtivo que tem como pressuposto a adoção de um módulo básico, que orienta as medidas dos sistemas construtivos, gerando mais agilidade, menos perdas de materiais e menos geração de entulho na construção civil. Dado um sistema modular de construção, com estrutura de concreto pré moldado com vãos de 7,5 m, qual a medida da largura das placas de fechamento que melhor se adequam aos ambientes desta construção?
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: C
5: B
6: A
7: B
8: A
9: C
10: C