Questões de Concurso Público Prefeitura de Campos do Jordão - SP 2023 para Médico Veterinário
Foram encontradas 15 questões
PORQUE
O paciente que já teve toxoplasmose ocular mas que tem uma boa saúde e que no momento não está usando nenhuma medicação que possa diminuir sua imunidade (exemplo altas doses de corticoide ou imunomoduladores) não tem contraindicação a receber a vacina contra a febre amarela.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
I. Febre amarela: pela picada do mosquito do gênero Haemagogus (forma urbana) e Aedes (forma silvestre).
II. Dengue: pela picada do mosquito do gênero Aedes.
III. Leishmaniose: pela picada de insetos dos gêneros Lutzomyia e Psychodopigus.
Está correto o que se afirma apenas em:
O controle de roedores é importante para a prevenção de doenças. Uma delas é a hantavirose, doença que:
I. Os roedores podem carregar o vírus por toda a vida sem adoecer.
II. O agente etiológico da doença são os roedores domésticos e silvestres.
III. A transmissão pode ocorrer através de alimentos contaminados pelo hantavírus.
IV. Roedores doentes eliminam o vírus nas fezes, urina e saliva.
É correto o que se afirma apenas em:
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
I. A prevenção primária se refere a medidas que serão aplicadas à indivíduos que já se encontram com a doença instalada.
II. A fisioterapia é um exemplo de prevenção terciária, que visa reduzir os prejuízos funcionais de um indivíduo afetado.
III. A vacinação e o saneamento são exemplos de prevenção às zoonoses.
Está correto o que se afirma apenas em:
I. As zoonoses monitoras por programas nacionais de vigilância e controle do Ministério da Saúde são: peste, leptospirose, febre maculosa brasileira, hantavirose, doença de Chagas, febre amarela, febre de Chikungunya e febre do Nilo Ocidental. Outras doenças de transmissão vetorial que acometem somente a espécie humana, como dengue e malária, também podem ser parte integrante das atribuições da área de vigilância de zoonoses.
II. As zoonoses de relevância regional ou local, ou seja, que apresentam incidência e prevalência numa determinada área do território brasileiro, mas de magnitude, transcendência, severidade, gravidade, vulnerabilidade e potencial de disseminação também somente em nível regional ou local, são: toxoplasmose, esporotricose, ancilostomíase, toxocaríase (larva migrans cutânea e visceral), Histoplasmose, criptococose, complexo equinococose – hidatidose, entre outras.
III. As zoonoses emergentes ou reemergente são, respectivamente, surgimento de doença já existente e aquelas que reaparecem após período de declínio significativo ou com risco de aumento no futuro próximo, promovendo significativo impacto sobre o ser humano, devido à sua gravidade e à potencialidade de deixar sequelas e morte. Tais doenças podem ser incidentes ou prevalentes em outros países, e de alguma forma, envolvem uma ou mais espécies de animais no seu ciclo de transmissão, sendo introduzidas no Brasil por meio da entrada de pessoa(s), animal(is) ou de fômite(s) infectados.
Está correto o que se afirma apenas em: