Questões de Concurso Público Prefeitura de Senador Canedo - GO 2019 para Médico - Psiquiatra

Foram encontradas 10 questões

Q1314916 Psiquiatria
Juliana, 23 anos, chega ao pronto socorro com quadro de taquicardia, parestesias em braços e região perioral, aperto no peito, sufocamento e taquipneia iniciados há cerca de 20 minutos. O médico que fez o atendimento descartou doença cardiovascular ou outra doença clínica não-psiquiátrica. Nega antecedentes psiquiátricos. Nega uso de substâncias lícitas ou ilícitas. Diz que terminou relacionamento de 6 meses há 3 dias e não está conseguindo lidar com o término. Baseado no quadro clínico de Juliana, marque a alternativa correta.
Alternativas
Q1314917 Psiquiatria
Antoniel, 20 anos, chega ao pronto socorro com perda de movimentos de membros inferiores que se iniciou a cerca de 8 horas. Paciente nega história de trauma ou doenças clínicas. Nega uso de substâncias ilícitas ou lícitas. O serviço de neurologia da unidade foi chamado para avaliação do paciente. Durante a avaliação o neurologista ficou perplexo, pois, apesar de o paciente queixar de paraplegia, os achados clínicos demonstraram incompatibilidade com doença neurológica. Além disso, exames séricos e de imagem não demonstraram anormalidades. O serviço de psiquiatria foi chamado para avaliação do paciente. Durante o escrutínio do psiquiatra, o paciente relatou que era homossexual e havia revelado essa fato para família no dia anterior. Chorava copiosamente ao falar sobre isso, pois os familiares não aceitaram sua orientação sexual. Quando o psiquiatra perguntou sobre a perda de movimentos dos membros inferiores, o paciente não demonstrava preocupação acerca da causa ou das consequências dessa queixa.Baseado no quadro clínico de Antoniel, marque a alternativa correta.
Alternativas
Q1314918 Psiquiatria
O período perinatal é um momento de especial vulnerabilidade aos transtornos mentais, especialmente às doenças afetivas. Diferenças entre os gêneros, para muitos transtornos psiquiátricos, são atribuídas a influências genéticas, hormonais e a diferenças de papeis sociais. Flutuações dramáticas dos hormônios gonadais influenciam o aparecimento de doenças afetivas durante o período perinatal. A rápida flutuação dos níveis hormonais durante a gestação e, mais dramaticamente, a rápida queda destes níveis durante o pós-parto aumentam a prevalência dos transtornos de humor nesse período. Com relação ao tema, julgue os itens a seguir: I - A depressão durante a gestão pode ser mascarada por sintomas comuns à depressão e à gestação (como cansaço, letargia, labilidade emocional, anedonia, sentimentos de culpa, desesperança e baixa auto estima). II - A paroxetina é considerada segura para tratamento de uma gestante com Transtorno Depressivo Maior. III - Segundo o DSM - 5, é considerado um “Transtorno depressivo maior com início no periparto” se o início do episódio depressivo ocorrer durante a gravidez ou nas 6 semanas seguintes ao parto. Marque a alternativa correta
Alternativas
Q1314919 Psiquiatria
Comportamento agressivo/agitado pode ocorrer no curso de diversos transtornos mentais e também em condições clínicas não-psiquiátricas. É importante que o médico diante de uma situação de alteração de comportamento tenha em mente que condições com risco de morte podem ser a causa do quadro. Hipóxia, hipoglicemia, encefalopatia hipertensiva, epilepsia, AVC, intoxicações ou abstinência de álcool são exemplo de condições clínicas com risco de morte que podem se apresentar com alteração de comportamento. Dessa forma, diante de um paciente agressivo/agitado, o profissional deve guiar-se por dados da avaliação que sugiram organicidade (ou seja, alteração de comportamento decorrência de uma doença não-psiquiátrica). Qual alternativa a seguir, apresenta somente características sugestivas de organicidade?
Alternativas
Q1314920 Psiquiatria
Mulher de 24 anos de idade chega ao posto de saúde de onde mora com quadro de tristeza, choro frequente, perda de interesse pelas coisas que gostava antes, insônia terminal e diminuição de energia. Os sintomas iniciaram há cerca de 6 semanas após término de um relacionamento. Nega mania ou hipomania. Durante a consulta paciente diz que não vê mais sentido na vida, que é melhor morrer logo, pois não acredita que irá melhorar. Ao investigar sobre planejamento suicida, a paciente alega que planeja ter uma morte rápida e por isso pensa em comprar um arma, mas não decidiu quando e onde irá comprá-la. De acordo com a classificação de risco de suicídio da Organização Mundial de Saúde (OMS), em qual a classificação de risco a paciente se encontra e qual a conduta mais adequada?
Alternativas
Q1314921 Psiquiatria
Adolescente de 15 anos foi ao endocrinologista devido ao aumento de prolactina sérica e galactorréia iniciada há cerca de 1 mês. Durante a anamnese a mãe diz que levou a adolescente ao psiquiatra, pois ela estava muito nervosa e agressiva nos últimos meses. Há pouco mais de um mês está usando uma medicação prescrita pelo psiquiatra, porém não se lembra do nome da medicação.Baseado no quadro clínico, qual a medicação mais provável que a paciente esteja usando?
Alternativas
Q1314922 Psiquiatria
Criança de 10 anos de idade apresenta quadro de desatenção, não presta atenção e comete erros por descuido em tarefas escolares, não consegue manter atenção em atividades escolares, parece estar com a “cabeça longe” com frequência, perde materiais escolares praticamente toda semana, apresenta dificuldade para organizar tarefas e atividades, não gosta ou evita atividades que exijam esforço mental. Em relatório da escola, os professores dizem que essas características são diferentes dos outros alunos da mesma idade. Mãe refere que na igreja a criança apresenta sintomas parecidos. Nega doenças clínicas não-psiquiátricas. Com base no diagnóstico mais provável da criança, marque a alternativa correta.
Alternativas
Q1314923 Psiquiatria
Paciente etilista crônico 30 anos está em uso de medicação psiquiátrica para transtorno por uso de álcool. Há 1 dia fez uso de xarope que continha álcool, pois estava com tosse devido a um resfriado. Após fazer uso do xarope, começou a apresentar rubor facial, cefaleia, taquipnéia, náusea, vômito, sudorese e cansaço. Baseado no quadro clínico apresentado, qual o mecanismo de ação da medicação prescrita pelo psiquiatra?
Alternativas
Q1314924 Psiquiatria
Existe uma alta prevalência de uso de maconha entre pacientes com psicose. O uso de cannabis tem sido associado a sintomas positivos persistentes e recaídas. Além disso, estudos populacionais longitudinais implicam fortemente o uso de maconha no surgimento de psicose e em idades mais precoces. Isso parece ser particularmente importante em indivíduos que iniciam o consumo na infância/adolescência e têm um background genético específico. Marque a alternativa que contém a alteração genética que confere risco aumentando de desencadeamento de quadro de psicose na infância/adolescência pelo uso de cannabis.
Alternativas
Q1314925 Psiquiatria

Estudos recentes sugerem que a intervenção precoce na “psicose" poderia melhorar as chances de recuperação e inclusive evitar o in cio de transtornos psic ticos. A intervenção cl nica para indiv duos em ultra alto risco A de psicose pode ter três ob etivos diferentes. primeiro o de melhorar os sintomas e problemas “prodr micos” que os indiv duos normalmente apresentam. segundo o de reduzir o risco de psicose franca subsequente. O terceiro ob etivo o de minimizar a demora do tratamento antipsic tico no subgrupo de indiv duos em A ue evoluem para um primeiro epis dio psic tico. anto as intervenç es farmacol gicas como as psicol gicas parecem ser eficazes para reduzir a gravidade dos sintomas apresentados pelos indiv duos em UAR.

Com relação ao tema, analise os itens.

I - Personalidade esquizotípica;

II- Sintomas psicóticos abaixo do limiar (como alucinações auditivas breves);

III- Declínio funcional e histórico familiar de esquizofrenia em parente de primeiro grau.

Num adolescente de 15 anos, quais são os critérios considerados para a classificação de UAR de psicose?

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: A
5: B
6: C
7: B
8: C
9: A
10: D