Questões de Concurso Público Prefeitura de Novo Gama - GO 2023 para Médico - Pediatra

Foram encontradas 16 questões

Q2342828 Medicina
O Protocolo da Atenção Básica: Saúde das Mulheres contempla desde temas como pré-natal, puerpério e aleitamento materno, até planejamento reprodutivo, climatério e atenção às mulheres em situação de violência doméstica e sexual. Contempla, ainda, a abordagem dos problemas/queixas e a prevenção dos cânceres que mais acometem a população feminina.
Dentro desse contexto, considerando os problemas/queixas mais comuns em saúde da mulher, o referido protocolo descreve problemas relacionados a menstruação, com destaque do sangramento uterino anormal, trazendo um fluxograma de atendimento e condutas, que em seu quadro 1 destaca a miomatose uterina, como um dos problemas que podem causar sangramento uterino aumentado: ciclos regulares, porém prolongados ou intensos. Acerca da patologia em questão, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q2342829 Medicina
No setor da saúde, a informação subsidia o processo decisório, uma vez que auxilia no conhecimento sobre as condições de saúde, mortalidade e morbidade, fatores de risco, condições demográficas, entre outras. Nesse sentido, os Sistemas de Informação da Saúde (SIS) são compostos por uma estrutura capaz de garantir a obtenção e a transformação de dados em informação, em que há profissionais envolvidos em processos de seleção, coleta, classificação, armazenamento, análise, divulgação e recuperação de dados. Para profissionais da saúde, o envolvimento na construção de instrumentos de coletas, treinamentos para captação correta dos dados e o processamento da informação são importantes, uma vez que possibilitam maior domínio dessa área do conhecimento. Dentre os SIS em utilização no SUS, dois representam o tronco desta estrutura, pois neles todos os outros são conectados; de uma maneira bem simples podemos dizer que um sistema identifica o "cliente" e o outro identifica o "prestador do serviço", dessa maneira estamos falando:
Alternativas
Q2342830 Medicina
Antes do SUS a assistência à saúde era oferecida de forma exclusiva para aqueles que possuíssem um trabalho com carteira assinada e seus dependentes, sendo assim a população que não tivesse registro em carteira e não contribuísse com a previdência social teria que arcar com os próprios custos de assistência à saúde (que não eram baixos). O foco das redes de saúde eram o tratamento de doenças, sendo um formato hospitalocêntrico. Na época, saúde era sinônimo apenas de ausência de doenças, desta forma pouco era falado sobre a prevenção e promoção a saúde. Partindo desse contexto, leia atentamente as asserções abaixo, classificando-as em verdadeira (V) ou Falsa (F):

(      ) Com o surgimento da Constituição federal de 1988 nasce a seguridade social nos artigos 194 e 195. A seguridade social é um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, afim de assegurar o financiamento de três áreas: Saúde, Assistência social e Previdência social.
(    ) A partir deste momento entende-se a saúde como um direito de todo cidadão brasileiro e dever do Estado, surge então o SUS nos artigos 194 a 200 financiado pela seguridade social, fundamentado pelo conceito ampliado de saúde e pelos determinantes sociais de saúde.
(   ) Os princípios que fundamentam o funcionamento do SUS se dividem em: doutrinários e organizativos.
(    ) A Lei 8080/90 é reguladora em todo território nacional das ações e serviços de saúde, executados, isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito público ou privado. Define que o conjunto de ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS).
Alternativas
Q2342831 Medicina
A lei 8080/1990 que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, em seu capítulo II, artigo 7º dispões sobre as ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), com desenvolvimento de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda um dos princípios:
Alternativas
Q2342832 Medicina
Principal instrumento de monitoramento das ações do Saúde da Família, tem sua gestão na Coordenação de Acompanhamento e Avaliação/DAB/SAS (CAA/DAB/SAS), cuja missão é monitorar e avaliar a atenção básica, instrumentalizando a gestão e fomentar /consolidar a cultura avaliativa nas três instâncias de gestão do SUS:
Alternativas
Q2342833 Medicina
Na trajetória de construção da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil, o modelo da Estratégia de Saúde da Família (ESF) é considerado prioritário para a consolidação e a ampliação da cobertura da APS no País, com as equipes de Saúde da Família. A APS é entendida como o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde. A ESF é desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado dirigidas à população do território e por gestão qualificada e é conduzida por equipe multiprofissional, que assume responsabilidade sanitária local. As equipes dessa estratégia são compostas, no mínimo, pelo profissional médico e enfermeiro, preferencialmente especialistas em saúde da família; pelo auxiliar e/ou técnico de enfermagem e pelo agente comunitário de saúde (ACS). Diante do exposto, as equipes de Saúde da Família devem operacionalizar os seguintes princípios:
Alternativas
Q2342834 Medicina
Um grande número de micro-organismos causa doenças em humanos. Dessa forma, a infecção é a entrada e o desenvolvimento ou multiplicação de um agente infeccioso no hospedeiro. Infecção não equivale a doença, pois algumas infecções não produzem doença clínica. Diante disso, as características específicas de cada agente são importantes para determinar a natureza da infecção, que é determinada por fatores tais como a patogenicidade do agente, definida como: 
Alternativas
Q2342835 Medicina
O diagnóstico das Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST é feito principalmente por meio da anamnese, da identificação das diferentes vulnerabilidades e do exame físico da pessoa. O Ministério da Saúde realiza a distribuição aos serviços de saúde do SUS os testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. Considerando o contexto em questão, assinale a alternativa com as opções que preencham as lacunas, corretamente: 
“Os testes rápidos são testes nos quais a execução, leitura e interpretação do resultado ocorrem em, no máximo, ______, ______ a necessidade de estrutura laboratorial”.
Alternativas
Q2342870 Medicina
Pré-escolar de três anos, com relato de febre há 5 dias, edema palpebral e mialgia importante. Há um dia, apresentou uma “alergia” no corpo após uso de amoxicilina. Ao exame: placa em amígdala; linfonodos cervicais múltiplos de 2cm; fígado de 4cm e baço a 1cm do rebordo esquerdo. Nesse caso, a hipótese diagnóstica é:
Alternativas
Q2342871 Medicina
Valentina, 2 anos, em tratamento para otite média aguda com amoxicilina+clavulonato, há 3 dias. Retorna ao serviço médico com febre alta, irritabilidade e queda do estado geral. Exame físico: desvio anterior do pavilhão auricular direito, edema e hiperemia retroauricular. Otoscopia: abaulamento e hiperemia de membrana timpânica direita. A hipótese diagnóstica é:
Alternativas
Q2342872 Medicina
Antonella, de 2 meses de vida, apresenta infecção urinária febril com queda do estado geral. A bactéria isolada foi Klebsiella Pneumoniae sensível a todos os antimicrobianos testados. Apresentou boa resposta clínica e laboratorial ao tratamento realizado. Entre as condutas seguintes, a melhor para este caso é:
Alternativas
Q2342873 Medicina
Maria Júlia, de 7 anos de idade, apresenta histórico de febre, com início há 8 dias de até 39,3 °C, conjuntivite e exantema maculopapular difuso. Hoje mãe notou inchaço das mãos. Ao exame físico, paciente em regular estado geral, febril (38,6°C), anictérica, acianótica, hidratada e eupneica. Exantema difuso, edema de mãos +/4, leve descamação de períneo e língua em framboesa. Linfonodos cervicais de aumentados. Ausculta cardíaca e pulmonar normal, FC: 106 bpm e FR: 20 ipm. PA: 110 × 74 mmHg. A melhor conduta inicial, entre as seguintes, para este caso é:
Alternativas
Q2342874 Medicina
Assinale a alternativa correta em relação ao manejo da crise asmática aguda na pediatria:
Alternativas
Q2342875 Medicina
Enzo, de 3 meses de idade, vem à consulta médica trazida pela avó, que está bastante aflita, pois o neto não apresentou a reação esperada da BCG. A pediatra constata que não tem cicatriz da vacina na região deltoide do braço direito. A conduta mais indicada nesse caso é:
Alternativas
Q2342876 Medicina
A fórmula utilizada para o cálculo da estatura alvo de meninos, em centímetros, é:
Alternativas
Q2342877 Medicina
Considerando a evolução ponderal da criança normal, nascida a termo, assinale a opção CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: B
5: D
6: A
7: C
8: D
9: C
10: B
11: B
12: A
13: C
14: D
15: D
16: D