Questões de Concurso Público Prefeitura de Cachoeira Dourada - GO 2024 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 16 questões

Q3041973 Fonoaudiologia
Julgue as assertivas a seguir acerca das atribuições inerentes ao trabalho do Fonoaudiólogo no âmbito do Programa de Saúde da Família (PSF) e, em seguida, marque a alternativa correta.

I. Cabe ao fonoaudiólogo inserido no PSF, diagnosticar os problemas ambientais e detectar alterações, desenvolver atividades de promoção e proteção à saúde em geral, tais como aleitamento materno e saúde auditiva e vocal.
II. Cabe ao fonoaudiólogo inserido no PSF realizar visitas domiciliares.
III. Cabe ao fonoaudiólogo inserido no PSF atuar em escolas e creches, oferecendo assessoria e orientação.
Alternativas
Q3041974 Fonoaudiologia
Constitui “o labirinto anterior. Trata-se de um órgão de cerca de 9 mm de diâmetro com estrutura cônica composta por três ‘tubos’ paralelos que se afilam da base para o ápice. Têm uma parede extremamente delgada e se dispõem em espiral, em torno de um osso chamado columela ou modíolo, ao redor do qual dão de duas e meia a três voltas. Suas paredes externas são ósseas. É responsável pela transdução de energia acústica (mecânica) em energia elétrica” (Paulucci, 2005, p. 3).

O texto acima se refere a:
Alternativas
Q3041975 Fonoaudiologia
Sobre a Perda Auditiva Induzida por Ruído (Pair) é correto afirmar:
Alternativas
Q3041976 Fonoaudiologia
Marque a alternativa que aponta corretamente para o ramo da Fonética que tem como objeto os aspectos fisiológicos e articulatórios da produção dos sons de uma língua. Em outras palavras, tal ramificação estuda o local em que os sons são produzidos no aparelho fonador. Dedica-se a observar, descrever, classificar e transcrever tais sons. 
Alternativas
Q3041977 Fonoaudiologia
Marque a alternativa correta sobre competência do Fonoaudiólogo conforme a Lei nº 6.965/81.
Alternativas
Q3041978 Fonoaudiologia
Ainda sobre a Lei nº 6.965/81, insere-se no rol das penas disciplinares:
Alternativas
Q3041979 Fonoaudiologia
“Quando ocorre qualquer interferência na transmissão do som desde o conduto auditivo externo até a orelha interna. A maioria das deficiências auditivas ____________ pode ser corrigida através de tratamento clínico ou cirúrgico. Esta deficiência pode ter várias causas, entre elas pode-se citar: corpos estranhos no conduto auditivo externo, tampões de cera, otite externa e média, mal formação congênita do conduto auditivo, inflamação da membrana timpânica, perfuração do tímpano, obstrução da tuba auditiva”
(Fiocruz, s/d. Disponível em: https://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/deficienciaauditiva.htm. Acesso em 4/4/2024. Adaptado)


Completa corretamente a lacuna do texto acima:
Alternativas
Q3041980 Fonoaudiologia
“Exame que detecta a menor intensidade de som que pode ser percebida pela orelha, ou seja, o limiar auditivo, de maneira objetiva (independe das respostas do paciente). Esse exame analisa as vias auditivas, ou seja, tem por objetivo estudar o trajeto entre o ouvido e o cérebro, especialmente o nervo da audição. Por não exigir colaboração do paciente, esse exame é indicado para crianças, idosos, geralmente para pacientes que tenham dificuldade de colaborar na hora do exame.”

Fonte: Dr. Alexandre César. https://dralexandrecesar.com.br/

O exame descrito no excerto acima é denominado:
Alternativas
Q3041981 Fonoaudiologia
Para Vigotski a verdadeira compreensão e a comunicação só irão ocorrer: 
Alternativas
Q3041982 Fonoaudiologia
Segundo a teoria piagetiana pode-se dizer que o adulto pensa de forma socializada quando está só, ao passo que a criança antes dos sete anos pensa e fala:
Alternativas
Q3041983 Fonoaudiologia
O projeto de pesquisa Interkids, desenvolvido no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP, em Bauru, em parceria com a Arizona State University (ASU), dos Estados Unidos, desenvolveu o método de intervenção denominado Enhanced Milieu Teaching with Phonological Emphasis – EMT/PE, que traduzido para o português denomina-se “Capacitação do meio com ênfase fonológica”. Trata-se de um método de intervenção fonoaudiológica precoce, que tem proporcionado melhor desenvolvimento da fala e da compreensão:
Alternativas
Q3041984 Fonoaudiologia
Marque a alternativa que aponta corretamente para a patologia que é, em geral, resultado de problemas que não causam danos progressivos no paciente, como acidente vascular cerebral, traumatismo craniano e encefalite. Mas, pode, também, resultar de uma doença progressiva, como tumor cerebral em expansão, de modo que pode, neste caso, piorar progressivamente, diferente dos problemas anteriormente citados em que a patologia em questão não continua a piorar ao longo do tempo. Em suma, pode-se defini-la como perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. Tal condição é resultado de danos nas áreas do cérebro que controla a linguagem.
Alternativas
Q3041985 Fonoaudiologia
Julgue as assertivas abaixo, de acordo com o Decreto nº 87.218/82 e, na sequência, marque a alternativa correta:

I. É de competência do Fonoaudiólogo e de profissionais habilitados na forma da legislação específica o exercício de atividades vinculadas às técnicas psicomotoras, quando destinadas à correção de distúrbios auditivos ou de linguagem, efetivamente realizado.

II. Constitui infração disciplinar violar sigilo profissional, exceto se autorizado pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia, ou quando solicitado o compartilhamento de relatórios, laudos e prontuários com colegas de trabalho, com outros profissionais da saúde, do direito e de equipe multidisciplinar que o profissional faça parte.

III. Repreensão é uma das penalidades previstas que podem ser aplicadas pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia aos infratores dos dispositivos da Lei nº 6.965/1981, do próprio Decreto nº 87.218/82 e de suas Resoluções.
Alternativas
Q3041986 Fonoaudiologia
Sobre o instrumento adequado para avaliação fonológica de paciente com encefalopatia crônica não progressiva é correto afirmar que:
Alternativas
Q3041987 Fonoaudiologia
Julgue as assertivas abaixo acerca da composição do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) e, em seguida, marque a alternativa correta.

I. Médico Acupunturista; Assistente Social; Professor de Educação Física; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo são profissionais que poderão compor o NASF-AB.

II. Enfermeiro, Pedagogo, Médico Veterinário e Médico do Trabalho são profissões vetadas na composição do NASF-AB.

III. Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Psiquiatra; Terapeuta Ocupacional; Médico Geriatra; Médico Internista (clínica médica), profissional com formação em arte e educação (arte educador) e profissional de saúde sanitarista, ou seja, profissional graduado na área de saúde com pós-graduação em saúde pública ou coletiva ou graduado diretamente em uma dessas áreas conforme normativa vigente podem compor o NASF-AB.
Alternativas
Q3041988 Fonoaudiologia
Tipo de apraxia na qual os pacientes “não são capazes de desenhar, construir ou copiar um objeto, mesmo que entendam a tarefa e tenham a capacidade física para realizá-la” São exemplos dela casos nos quais “pacientes podem ser incapazes de copiar uma forma geométrica simples, apesar de conseguir ver e reconhecê-la, segurar e utilizar uma caneta e compreender a tarefa.”

Fonte: Manual MSD (Disponível em https://www.msdmanuals.com/ptbr/profissional/dist%C3%BArbios-neurol%C3%B3gicos/fun%C3%A7%C3%A3o-edisfun%C3%A7%C3%A3o-dos-lobos-cerebrais/apraxia. Acesso em 5/4/2024)


O trecho acima se refere à apraxia
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: D
5: D
6: B
7: A
8: D
9: A
10: C
11: D
12: A
13: C
14: A
15: C
16: D