Questões de Concurso Público Prefeitura de Monte Alegre de Goiás - GO 2024 para Farmacêutico

Foram encontradas 10 questões

Q3272728 Farmácia

Observe atentamente a estrutura abaixo:



Imagem associada para resolução da questão



A imagem ilustra a estrutura geral de qual classe de antibacteriano?

Alternativas
Q3272731 Farmácia
As afirmativas I, II e III são referentes às chamadas cefalosporinas. Leia-as atentamente:

I. Cefepima é considerado de 5a Geração e Ceftarolina 4 a Geração.
II. O fato de as cefalosporinas de 2a geração apresentarem espectro estendido em relação aos gram-negativos/enterobactérias, quando comparada às cefalosporinas de 1a geração, favorece sua elegibilidade como opção terapêutica às infeções do trato urinário e vias aéreas.
III. As cefalosporinas são medicações de modo geral seguras, com farmacocinética e farmacodinâmica altamente favoráveis. Como todo beta-lactâmico, sua ação antimicrobiana possui elevada potência terapêutica. Em relação às cefalosporinas de primeira geração, as cefalosporinas de segunda geração mantêm espectro para gram-positivas e expandem o espectro para gram-negativas, dada sua maior resistência à degradação das beta-lactamases.

Sobre as afirmativas I, II e III é correto afirmar:
Alternativas
Q3272732 Farmácia
Redução dos níveis de potássio e magnésio, níveis de açúcar e colesterol no sangue temporariamente aumentados, aumento do nível de ácido úrico, disfunção sexual em homens e problemas digestivos, são alguns dos efeitos colaterais associados ao uso de qual fármaco no tratamento da hipertensão? 
Alternativas
Q3272733 Farmácia

As afirmativas I, II e III são referentes aos chamados hipoglicemiantes orais. Leia-as atentamente:


I. Glibencamida é um hipoglicemiante da classe das sulfonilureias.


II. Aumento da captação de glicose na célula muscular é mecanismo de ação da Pioglitazona.


III. Aumento de secreção de insulina pós prandial imediata é mecanismo de ação da metformina.



Sobre as afirmativas I, II e III é correto afirmar: 

Alternativas
Q3272734 Farmácia
A hepatite C é uma doença que afeta toda população mundial, afetando também a qualidade de vida da população. O uso de medicamentos é fundamental para o processo terapêutico dos pacientes com hepatite C. Sobre o tratamento da hepatite C, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas abaixo:

(___) A ribavirina é considerada um pró-fármaco análogo da guanosina, utilizada na terapia contra o Vírus da Hepatite C (VHC). Após o metabolismo da ribavirina, há ação no RNA viral por meio da depleção intracelular do trifosfato de guanosina, com bloqueio direto do monofosfato de iosina desidrogenase, do término da síntese do RNA mensageiro viral e da inibição direta da RNA polimerase viral. Consequentemente, impede a replicação do vírus ou promove construção de vírus deficientes.
(___) O daclatasvir é um antiviral de ação direta, que pode ser utilizado em combinação com outros fármacos contra o VHC dos genótipos 1 e 3. Seu mecanismo de ação envolve a fosfoproteína não estrutural NS5A, importante no complexo de replicação viral. Por meio de processos de fosforilação e hiperfosforilação, o fármaco modula a montagem de partículas infecciosas do VHC com bloqueio da proteína viral NS5A.
(___) Os fármacos imunoestimulantes são proteínas responsáveis pela defesa do organismo contra infecções. No tratamento da hepatite C há o interferon, pertencente à família de citocinas endógenas com a função de modular elementos do sistema imunológico na defesa contra o VHC. O interferon é uma citocina fabricada pelas células, que estimula a atividade de diversos componentes do sistema imunológico, intensificando a capacidade do próprio organismo em combater a infecção viral.
(___) A terapia medicamentosa para hepatite C no Brasil está de acordo com Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêutico (PCDT) para Hepatite C e coinfecção de 2019. Depois do diagnóstico e identificação do genótipo viral, os fármacos antivirais preconizados pelo PCDT são: alfapeguinterferon, ribavirina, sofosbuvir, ledipasvir/sofosbuvir, elbasvir/grazoprevir, glecaprevir/pibrenstavir, velpatasvir/sofosbuvir, alfaepoetina e filgrastim.

Marque abaixo a sequência correta de V e F para as afirmativas acima: 
Alternativas
Q3272735 Farmácia
Os antifúngicos são fármacos utilizados nas infecções fúngicas. De tal forma, eles incluem agentes tópicos e sistêmicos que podem ser usados de forma profilática, principalmente em pacientes imunossuprimidos, além da forma terapêutica. Sobre os antifúngicos, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas abaixo:

(___) A flucitosina é um que tem como alvo o DNA dos fungos. Ela é captada pelas células fúngicas através da enzima citosina permease. No meio intracelular, o fármaco é então transformado em fluorouracil e depois em monofosfato de 5-fluoruridina, que, respectivamente, inibem a síntese do DNA e do RNA dos fungos.
(___) O fluconazol é muito hidrossolúvel e penetra no líquor facilmente e diferentemente do cetoconazol e do itraconazol, sua biodisponibilidade oral é elevada. As interações medicamentosas são mais raras porque o fluconazol é, de todos os derivados azólicos, o que menos age sobre as enzimas microssômicas hepáticas. Por conta desse efeito e da melhor tolerância gastrointestinal, o fluconazol apresenta o maior índice terapêutico entre os derivados azólicos, permitindo posologia mais agressiva em diversas infecções fúngicas.
(___) A anfotericina B é indicada no tratamento de pacientes com infecções fúngicas progressivas potencialmente graves. Este fármaco não deve ser usado no tratamento de infecções fúngicas não invasivas, sendo de uso por via intravenosa.

Marque abaixo a sequência correta de V e F para as afirmativas acima:
Alternativas
Q3272737 Farmácia
Teicoplanina e telavancina são antibacterianos usados para tratar infecções complicadas e/ou sérias causadas por bactérias Gram-positivas. Muitas bactérias possuem uma capa externa (parede celular) que as protege. Essa classe de fármacos age impedindo que as bactérias Gram-positivas formem essa parede celular, o que resulta na morte das bactérias. A classe referida no texto é:
Alternativas
Q3272739 Farmácia
As afirmativas I, II e III são referentes às chamadas interações medicamentosas. Leia-as atentamente:

I. Piroxicam associado a ciclosporina pode aumentar o potencial nefrotóxico de ambas as drogas, sendo importante a monitoração da função renal do paciente.
II. A utilização de propranolol com hipoglicemiante oral pode provocar hipoglicemia no paciente em razão do efeito de bloqueio dos receptores beta-2 localizados no fígado.
III. Sais de alumínio podem aumentar a taxa de esvaziamento gástrico, levando a uma diminuição na biodisponibilidade oral dos betabloqueadores e, com isso, reduzindo seus efeitos farmacológicos.

Sobre as afirmativas I, II e III é correto afirmar:
Alternativas
Q3272740 Farmácia
Uma reação adversa a medicamentos que corresponde a um efeito distinto daquele que o medicamento ocasiona geralmente. Não se relaciona com a dose administrada e não requer sensibilização prévia. Tem-se demonstrado que em alguns casos ela é determinada geneticamente: O enunciado descreve:
Alternativas
Q3272742 Farmácia
A extensão de tempo em que a concentração do medicamento oferece o desejado efeito: quando reduzida, o efeito está aquém do desejado e, quando acima, aparecem os efeitos tóxicos. Esse parâmetro pode diferir ligeiramente de paciente para paciente, devido variabilidade individual, em casos mais raros pode divergir significativamente. Essa é definição para:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: A
5: D
6: D
7: C
8: A
9: A
10: C