Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Glória - GO 2024 para Médico
Foram encontradas 40 questões
Calamidade pública
O Senado aprovou na noite desta terça-feira, 7, a proposta de decreto legislativo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que pede o reconhecimento de calamidade pública no estado até 31 de dezembro. O texto havia sido aprovado pela Câmara na segunda. O governo federal também anunciou obras no valor de 1,7 bilhão de reais do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para ações de prevenção de desastres naturais — o valor representa cerca de 9,2% do total a ser liberado. O Palácio do Planalto afirmou que todas as propostas enviadas pelo Rio Grande do Sul foram contempladas.
[...]
“As seleções priorizam a melhoria na qualidade de vida no campo e nas cidades e levam em conta a superação de cenários adversos da emergência climática para oferecer melhores condições de vida para a população e contribuir para a redução das desigualdades regionais”, disse o Planalto.
O trecho a seguir foi retirado do texto Calamidade pública, no qual constitui-se como exemplo de:
“As seleções priorizam a melhoria na qualidade de vida no campo e nas cidades e levam em conta a superação de cenários adversos da emergência climática para oferecer melhores condições de vida para a população e contribuir para a redução das desigualdades regionais”
[...]
Nas grandes cidades há um fenômeno denominado de Ilhas de Calor Urbana (ICU). Esse termo se refere ao maior aquecimento do centro de uma cidade, em comparação à sua região mais periférica ou próxima a parques. Mas, se recebem a mesma incidência solar, por que uma região tem maiores temperaturas? Este fenômeno ocorre, dentre outros fatores, por causa da redução arbórea das áreas centrais.
As árvores não atuam somente para a melhoria da paisagem de um ambiente, elas são importantes reguladoras da temperatura, irradiação solar, umidade e da poluição do ar. A sua copa atua como uma barreira solar natural. As suas folhas, ao interceptar os raios solares, impedem o aquecimento do entorno, [...]. Dessa forma melhoram o microclima, ajudando também na diminuição das ICU.
Texto adaptado. Disponível em: https://www.petesa.eng.ufba.br/blog/qual-importancia-daarborizacao-nas-cidades. Acesso em: 26 abr. 2024.
Analise as proposições e assinale a alternativa correta
de acordo com o texto.
Disponível em: https://www.saude.pr.gov.br. Acesso em: 26 abr. 2024.
I. Ter saúde mental envolve mais fatores do que apenas não apresentar algum tipo de doença mental.
II. Pessoas com tendências a desenvolver doença mental em alguma fase da vida podem apresentar sinais de sofrimento físico ao enfrentar desafios sozinhas.
III. Pessoas mentalmente saudáveis enfrentam os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e consciência de que não são perfeitas e que não podem resolver tudo sozinhas.
Texto para a questão.
[...]
Texto para a questão.
[...]
I. A forma verbal “têm”, no segundo período do texto, poderia ser flexionada na terceira pessoa do singular – tem –, sem prejuízo da correção gramatical.
II. A forma verbal “tem”, no início do primeiro período poderia ser flexionada para a terceira pessoa do plural, considerando que o núcleo do sujeito, “sociedade”, se refere a uma coletividade, não apenas a uma pessoa pronominal.
III. No último período, a forma verbal “chamam” está flexionada na terceira pessoa do plural para concordar com o sujeito da oração.
"Filtrar a informação em redes como Facebook ou em buscas no Google pode configurar nossa maneira de pensar. E esse é o problema principal, destaca a artista e pesquisadora em questões de crítica tecnológica Joana Moll: a ilusão de liberdade de escolha que muitas vezes é gerada pelos algoritmos."
Os gliomas somam mais de 70% de neoplasias do sistema nervoso central. Gliomas de baixo grau apresentam uma tendência para progredir para fenótipos mais malignos sendo que os mais frequentes e agressivos compreendem os glioblastomas (GBM). Em estudos prévios, baseados em eletroforese bidimensional e espectrometria de massas, nós reportamos que a proteína nucleofosmina (NPM) estava aumentada em GBMs, quando comparados com tumores astrocíticos de graus II e III e tecido cerebral não neoplásico. NPM é uma fosfoproteína nucleolar relacionada à apoptose, biogênese dos ribossomos, mitose e reparo do DNA, que possui expressão alterada em câncer.
Marcela Gimenez. Texto adaptado. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/ff76/b33d029f41ac9573c6f87baf01ab9b47ed27.pdf. Acesso em: 26 abr. 2024.
Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de sua última quimera.
Somente a Ingratidão – esta pantera –
Foi tua companheira inseparável!
Disponível em: https://www.culturagenial.com/poema-versos-intimos-de-augusto-dos-anjos/. Acesso em: 26 abr. 2024.
A Lei n. 8.080/1990 dispõe a respeito das condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.
A respeito das diretrizes e dos princípios estabelecidos nessa lei, julgue as afirmativas:
I. No campo de atuação do Sistema Único de Saúde - SUS, estão incluídas a orientação alimentar e a execução de ações de vigilância sanitária;
II. A iniciativa privada poderá participar do SUS, em caráter institucional;
III. A preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral, constitui uma atribuição do SUS;
IV. A assistência às pessoas, é um objetivo do SUS, por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
Considerando a diversidade e complexidade das situações com as quais a atenção básica lida, um atendimento integral requer a presença de diferentes formações profissionais trabalhando com ações compartilhadas, assim como, com processo interdisciplinar centrado no usuário, incorporando práticas de vigilância, promoção e assistência à saúde, bem como matriciamento ao processo de trabalho cotidiano. É possível integrar também profissionais de outros níveis de atenção.
(BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria no 2.436/2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2017.)
Um paciente de 48 anos de idade, sexo feminino, com insuficiência cardíaca e fração de ejeção reduzida em seguimento com a equipe de cardiologia do Hospital das Clínicas, procurou a unidade básica de saúde queixando-se de febre, mialgia e dor retro-orbitária há quatro dias. Foi realizado o teste de detecção do antígeno NS1 do vírus da dengue com resultado positivo. Ao exame físico, sem alterações dos sinais vitais, com prova do laço negativa.
Com base nesse caso clínico, é correto afirmar que se trata de um caso de dengue do grupo:
A insuficiência cardíaca (IC) é uma condição progressiva, debilitante e potencialmente fatal. É responsável por elevado número de hospitalizações, altas taxas de mortalidade, morbidade e redução da qualidade de vida. No Brasil, a IC é a primeira causa de internação hospitalar em pessoas acima de 60 anos. Sabe-se que algumas medicações conseguiram reduzir a mortalidade cardiovascular e as hospitalizações decorrentes da IC.
Sobre a terapêutica desta doença, qual das medicações utilizadas previamente no controle glicêmico, foi a mais recente a ser aprovada pela Anvisa (em 2021)?