Questões de Concurso Público Prefeitura de Palmeiras de Goiás - GO 2024 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 16 questões

Q2453846 Fisioterapia
A paralisia cerebral descreve um grupo de desordens permanentes do desenvolvimento do movimento e postura atribuído a um distúrbio não progressivo que ocorre durante o desenvolvimento do cérebro fetal ou infantil, podendo contribuir para limitações no perfil de funcionalidade da pessoa. A desordem motora na paralisia cerebral pode ser acompanhada por distúrbios sensoriais, perceptivos, cognitivos, de comunicação e comportamental, por epilepsia e por problemas musculoesqueléticos secundários (ROSENBAUM et al., 2007). Caso comprometimento atinja neurônios motores superiores o principal sintoma seria: 
Alternativas
Q2453847 Fisioterapia
H.F.C. sexo feminino, 67 anos, branca, aposentada, procedente e residente de Lauro de Freitas – BA. Trazida pela filha ao atendimento de emergência onde referiu que na noite anterior perdeu parte do movimento do corpo do lado direito, hoje, está com dificuldade para falar. Paciente apresentava-se afebril e dispneica. Quando questionada sobre demais sistemas negou alterações. Não soube informar sobre desenvolvimento neuropsicomotor, menopausada há 12 anos. Refere ser diabética há 12 anos, faz uso de metformina. Nega demais comorbidade, alergias, cirurgias e transfusões sanguíneas. Filha afirma histórico familiar de IAM. Quando questionada sobre hábitos de vida refere dieta equilibrada, sedentarismo, ex-fumante, nega etilismo. O lado do cérebro comprometido e a via neuromotora correspondente seriam: 
Alternativas
Q2453848 Fisioterapia
A Síndrome do Desfiladeiro Torácico (SDT) é causada pela compressão do plexo braquial, artéria subclávia e veia subclávia na região do desfiladeiro torácico. Estas estruturas podem ser comprimidas entre a clavícula e a primeira costela ou por um número de variações anatômicas. A compressão neurológica é a forma mais comum da síndrome do desfiladeiro torácico. Complicações vasculares ocorrem com pouca frequência. Complicações arteriais geralmente resultam da compressão da artéria subclávia por costela cervical completa. As complicações venosas estão muitas vezes relacionadas à compressão muscular da veia subclávia. Escolha a única opção em que todos os nervos citados constituem ramificações do plexo braquial. 
Alternativas
Q2453849 Fisioterapia
Atualmente não existe cura para a Doença de Alzheimer (DA), no entanto, os sintomas podem ser tratados por meio de medidas farmacológicas e não farmacológicas. Uma das medidas não farmacológicas indicadas para melhorar ou retardar os sintomas são os exercícios físicos. O tratamento medicamentoso consiste, basicamente, no uso de inibidores da acetilcolinesterase e objetiva retardar a evolução natural da doença ou estabilizar os comprometimentos comportamentais e cognitivos. O trabalho da fisioterapia geralmente é composto por exercícios físicos que visam à manutenção da independência física e redução do risco de quedas, promovendo a estimulação motora e cognitiva. Esses objetivos devem ser constantemente reavaliados de acordo com a fase da DA em que o paciente se encontra. A principal região comprometida no encéfalo e o papel da acetilcolinesterase, neste caso, são respectivamente: 
Alternativas
Q2453850 Fisioterapia
Na .................................. o paciente está hiperventilando e, consequentemente, “lavando” o CO2, isto é, expulsando o CO2. A resposta neste caso é renal com excreção de HCO3. Deve ser avaliado se o distúrbio é agudo ou crônico. Neste caso, as relações que usamos são: um decréscimo de 2 mEq/L no HCO3 para cada redução de 10mmHg do pCO2 abaixo de 40 mmHg, nos casos agudos e um decréscimo de 5 mEq/L no HCO3 para cada redução de 10mmHg no pCO2 abaixo de 40 mmHg, nos casos crônicos. Escolha a opção que completa corretamente o espaço pontilhada da questão.
Alternativas
Q2453851 Fisioterapia
Qual a importância de avaliar as Arritmias no Teste Ergométrico? As arritmias cardíacas surgidas no esforço físico ou até mesmo na recuperação são de extrema importância. Há dados que mostram que mesmo arritmias muitas vezes consideradas benignas como as extrassístoles, se ocorrerem de maneira frequente ou de forma complexa, podem indicar risco cardiovascular aumentado. Um estudo mostrou que extrassístoles ventriculares frequentes foram associadas a maior risco em um acompanhamento de 05 anos. Exemplo: um estudo que acompanhou 29 mil pacientes durante 05 anos mostrou um risco relativo de mortalidade 50% maior no grupo que teve extrassístoles ventriculares frequentes, definidas como 07 ou mais extrassístoles ventriculares por minuto, bigeminismo ventricular, trigeminismo ventricular, extrassístoles ventriculares pareadas, TVNS, principalmente se ocorreram após o esforço físico, ou seja, durante a recuperação. Levando em consideração os dados acima, além do esforço físico, torna-se importante, continuar a monitorização eletrocardiográfica durante a recuperação pelo tempo recomendado pelas diretrizes de cardiologia. Vale lembrar que a sístole ventricular ocorre: 
Alternativas
Q2453852 Fisioterapia
Esta região do corpo por ser submetida à carga constate e impactos apresenta maior propensão a desenvolver alterações articulares degenerativas, quando uma deformidade angular está presente. Deformidades dos membros inferiores ocasionam um desvio do eixo mecânico do membro distribuindo de maneira errada o peso do corpo nas articulações, podendo gerar problemas degenerativos articulares em longo prazo. Escolha a opção que descreve corretamente a deformidade em VARO.
Alternativas
Q2453853 Fisioterapia
A quantidade de ar que permanece nos pulmões ao final da expiração normal e representa o “ponto de equilíbrio” do sistema respiratório. Reflete a quantidade de ar em que a resultante entre as forças de recolhimento elástico do pulmão anula as forças de expansão da caixa torácica. A descrição se refere a:
Alternativas
Q2453854 Fisioterapia
As atividades físicas podem ocasionar, por exemplo, adaptações específicas na musculatura esquelética, como o aumento da massa muscular; adaptações cardiovasculares morfológicas, como hipertrofia cardíaca, e funcionais, como bradicardias e alterações respiratórias, a exemplo do aumento do consumo de oxigênio (VO2max), o qual pode ser causado pela elevação da taxa metabólica do praticante. O SNA tem a capacidade de modular as interações entre esses sistemas, os quais determinam a capacidade funcional do indivíduo (DE PINHO RA, et al., 2010).
Durante o exercício físico escolha a opção que é provocada pela liberação de adrenalina:
Alternativas
Q2453855 Fisioterapia
James McMillan desenvolveu o conceito Halliwick desde 1950, como um método de natação para pessoas com necessidades especiais. Ele baseou o conceito no seu conhecimento sobre fluidos mecânicos e somou isso a conceitos teóricos e observações realizadas, com as reações do corpo humano no ambiente aquático. Essa combinação de fluidos mecânicos com respostas neurobiológicas do corpo conduziram para uma sequência de aprendizado sensório-motor, chamado de Programa de Dez Pontos. Esta sequência conduz uma pessoa da adaptação na água para uma progressão básica de natação. Para o inicio do tratamento em idosos, por exemplo, sugere-se começar a técnica através de:
Alternativas
Q2453856 Fisioterapia
Muitas pessoas apresentam níveis altos de ácido úrico no sangue. No entanto, o nível de ácido úrico pode ser normal, especialmente durante uma crise aguda. Portanto, um exame de sangue apenas não é suficiente para o diagnóstico. É comum:

- Podagra (inchaço súbito, dor e vermelhidão do hálux)
- Inflamação recorrente da pisada interna

Essa descrição pode ser associada ao seguinte caso clínico:
Alternativas
Q2453857 Fisioterapia
Os programas multidisciplinares de preparação para o parto vêm sendo desenvolvidos a fim de proporcionar a parturiente o equilíbrio físico e psíquico, e a sensação de bem-estar. Esses programas têm como benefícios a diminuição dos sintomas de desconforto e dor do parto, controle da ansiedade, diminuição do tempo de trabalho de parto e do índice de indicação para parto cesárea. Dentre os membros da equipe multidisciplinar, encontra-se o fisioterapeuta, que tem como função avaliar e monitorar as alterações físicas enfocando a manutenção do bem-estar da parturiente e do bebê, tanto na primeira quanto na segunda fase do trabalho de parto. Na cinesioterapia não poderia ser feito:
Alternativas
Q2453858 Fisioterapia
O .................................. abrange 30 a 40% do volume corrente, mas aumenta para 50% em pacientes entubados e para > 70% em embolia pulmonar maciça, enfisema grave e estado asmático. Assim, para qualquer dada ventilação minuto, quanto maior é o ......................................... mais precária é a eliminação de dióxido de carbono. Escolha o item que, com a mesma opção, preenche corretamente as duas lacunas pontilhadas nesse trecho.
Alternativas
Q2453859 Fisioterapia
A doença de Parkinson é uma doença neurológica crônica degenerativa e progressiva, caracterizada principalmente pelo distúrbio motor de uma maneira mais ampla, entretanto, apresenta alguns sinais considerados importantes para o diagnóstico: são estes: lentificação, o tremor de repouso, a rigidez muscular e a instabilidade postural. O prejuízo motor se deve, principalmente, ao comprometimento da seguinte estrutura neural:
Alternativas
Q2453860 Fisioterapia
Fisioterapia na saúde do idoso é uma especialidade que atua no processo de envelhecimento, desde a prevenção de patologias como doenças específicas, tais como: doenças neurológicas (“derrame”, Doença de Parkinson, esclerose múltipla), doenças cardiopulmonares (“pressão alta”, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), doenças psíquicas (Doença de Alzheimer e demências em geral), músculo esqueléticas (artrose, artrite, hérnia de disco, tendinites, bursites, fraturas), distúrbios do equilíbrio, quedas entre outras. A elevação na expectativa de vida reflete num envelhecimento da população, e por conseqüência em um incremento nas doenças associadas a ela. Nos últimos anos houve um aumento nos estudos vinculados ao tema o que ocasionou a elaboração de teorias destinadas a explicar este processo como: Teoria Genética, Teoria Imunológica, Teoria do Acúmulo de Danos, Teoria das Mutações, Teoria do Uso e Desgaste e a Teoria dos Radicais Livres. Destas teorias a mais aceita é: 
Alternativas
Q2453861 Fisioterapia
O método que representa uma técnica proprioceptica (termo-tatil) aplicada através de estímulos provocados nos pacientes para ativação de receptores sensoriais, recebendo esses estímulos e assim transmitindo para o sistema nervoso central. O objetivo é inibir o tônus muscular mediante a estimulação sensitiva, ou seja, evitar atividades reflexas patológicas, aumentar a sensibilidade de receptores de estiramento, facilitando a contração voluntária do músculo. A estimulação sensorial pode ser feita por: Escovação rápida e pincelamento; Crioterapia; Alongamento lento e rápido; Massagem lenta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: A
5: B
6: C
7: A
8: D
9: A
10: C
11: B
12: D
13: B
14: A
15: B
16: C