Questões de Concurso Público Prefeitura de Goiânia - GO 2016 para PE II/Arte - Música - Educação Musical

Foram encontradas 30 questões

Q2737830 Artes Visuais

O trecho a seguir corresponde à melodia principal do prelúdio coral Wachet auf, ruft uns die Stimme, de Johann Sebastian Bach, BWV 645.

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Nesse trecho,

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Q2737831 Artes Visuais

Um professor de música de uma escola pública planeja incluir atividades de canto coral em suas aulas para o 5º ano, com o objetivo de propiciar aos estudantes o desenvolvimento de competências musicais por meio da voz. Para isso, ele pretende realizar arranjos de canções folclóricas brasileiras. Os trechos musicais 1, 2 e 3 foram analisados pelo professor com o objetivo de serem incluídos no repertório do grupo. Analise-os.

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Nesses trechos,

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Q2737832 Artes Visuais

Analise os trechos melódicos abaixo.

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Nesses trechos,

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Q2737833 Artes Visuais

O trecho abaixo corresponde ao K. 2, uma das primeiras peças de W. A. Mozart. Utilize-o para responder as questões 44 e 45.

Qual é a forma da peça?

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Q2737834 Artes Visuais

O trecho abaixo corresponde ao K. 2, uma das primeiras peças de W. A. Mozart. Utilize-o para responder as questões 44 e 45.

As cadências assinaladas pelos retângulos 1 e 2 podem ser classificadas, respectivamente, como:

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Q2737835 Artes Visuais

Analise os trechos 1 e 2, apresentados a seguir.

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A escala utilizada no trecho 1 e no trecho 2 é, respectivamente:

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Q2737836 Artes Visuais

Analise os trechos 1 e 2, apresentados a seguir.

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Quanto à textura, à tonalidade e ao período de cada um, os trechos musicais classificam-se como:

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Q2737837 Artes Visuais

Analise os quatro primeiros compassos da Sonata Patética, op. 13, nº 8 de Ludwig van Beethoven.

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Na partitura, os acordes numerados têm as seguintes funções:

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Q2737838 Artes Visuais

Observe o trecho do Coral nº 6, de J. S. Bach.

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Nesse trecho,

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Q2737839 Artes Visuais

Analise o trecho a seguir da Bagatela nº 9, op. 119, de Ludwig van Beethoven.

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Nesse trecho,

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Q2737840 Artes Visuais

Ao se referir à música colonial, Kiefer questiona a contribuição irrelevante da tradição dos mulatos nesse período, conforme se pode observar: “por que não se nota em suas obras [dos compositores coloniais] a presença da terra? Por que não transparece uma influência, por discreta que fosse, dos ritmos africanos? Já que grande parte dos músicos eram mulatos, não seria o caso de se esperar uma contribuição maior de sua herança musical?” (KIEFER, Bruno. História da música brasileira, dos primórdios ao início do séc. XX. Porto Alegre: Movimento, 1977).

A herança africana não aparece nas músicas coloniais brasileiras porque:

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Q2737841 Artes Visuais

Claude Debussy (1862-1918), já na esteira dos novos rumos que a música de Wagner apontou, ao abandonar a tirania da nota sensível, aproxima-se do universo dos modos eclesiásticos da Idade Média e daqueles do extremo Oriente, como os da música javanesa, por exemplo. Segundo Barraud, ao criar a escala hexafônica, Debussy reduziu “o sistema tonal a mi - galhas”. (BARRAUD, Henry. Para compreender as músicas de hoje. São Paulo: Perspectiva, 1975).

Na perspectiva de Barraud, por que Debussy reduziu o sistema tonal a migalhas?

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Q2737842 Artes Visuais

O concerto grosso, largamente praticado no período barroco, é:

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Q2737843 Artes Visuais

Neves afirma que a produção do nacionalismo musical brasileiro “se coloca entre o estilo da música de salão do fim do império (ainda fortemente italianizado e feita com preocupação de fácil penetração) e o rapsodismo de antologia, cheio de efeitos, que dará lugar, mais tarde, à formação pouco mais estruturada da suíte, na qual as danças típicas brasileiras substituirão as danças antigas europeias”. (NEVES, José Maria. Música contemporânea brasileira. São Paulo: Ricordi, 1981).

O autor refere-se a que compositores nacionalistas?

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Q2737844 Artes Visuais

A Escola de Mannheim, constituída por um grupo de compositores liderados por Johann Stamitz, que estava a serviço do Eleitor Palatino Carl Theodor (reinou em Mannheim de 1742 a 1778), contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento da orquestra e influenciou importantes compositores clássicos, como W. A. Mozart.

Uma das principais contribuições da Escola de Mannheim é:

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Q2737845 Artes Visuais

Schurmann, referindo-se ao mecenato no século XV, salienta que “os músicos, embora continuassem a atuar socialmente a nível da comunicação acional, se converteram, de porta-vozes de uma ampla comunidade urbana da qual eles próprios faziam parte, em uma espécie de funcionários a serviço de uma classe social que os utilizava a fim de atingir objetivos que lhes eram inteiramente estranhos”. (SCHURMANN, Ernst. F. A música como linguagem. São Paulo: Brasiliense, 1990).

Qual seria o objetivo estranho aos músicos a que se refere Schurmann?

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Q2737846 Artes Visuais

Napolitano, tendo em vista a década de 1960, momento em que surgiu a sigla MPB, logo após a eletrizante e emocionada interpretação de Arrastão, no Festival da TV Excelsior, afirmou que “a presença de Elis Regina no panorama musical se tornará o centro das polêmicas, na medida em que sua leitura de bossa nova remetia ao universo musical anterior ao movimento, desqualificado […] de subdesenvolvimento musical”. (NAPOLITANO, Marcos. Seguindo a canção: engajamento político e indústria cultural na trajetória da música popular brasileira. São Paulo: Annablume FAPESP, 2001).

Fazem parte desse universo musical considerado como desqualificado e subdensenvolvido:

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Q2737847 Artes Visuais

O intelectual e poeta modernista Mário de Andrade, em seu grande empreendimento a favor da música brasileira, defendeu que a música nacional deveria passar por três fases distintas. Essas três fases são, pela ordem:

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Q2737848 Artes Visuais

Rosa entende que “Nazareth promove uma ressignificação do maxixe ao chamá-lo de tango brasileiro, dando-lhe uma nova posição social, um novo status, o que possibilitou que sua música fosse tocada nos ambientes refinados que fechavam as portas à pobre dança da Cidade Nova. [...] Sua extrema argúcia permitiu tornar o que era indesejado e motivo de vergonha em objeto de desejo e orgulho”. (ROSA, Robervaldo Linhares. Como é bom poder tocar um instrumento: pioneiros na cena urbana brasileira. Goiânia: Cânone Editorial, 2014).

A ressignificação a que o autor se refere está fundamentada no pressuposto de que:

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Q2737849 Artes Visuais

É notória a divisão da obra de Ludwig Van Beethoven em três fases. As composições dispostas em ordem cronológica, correspondendo, respectivamente, à primeira, à segunda e à terceira fases são:

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Respostas
1: B
2: D
3: D
4: B
5: C
6: B
7: A
8: C
9: C
10: D
11: C
12: A
13: D
14: B
15: A
16: C
17: B
18: D
19: D
20: A