Questões de Concurso Público Prefeitura de Morrinhos - GO 2023 para Professor - Artes

Foram encontradas 10 questões

Q2530719 Educação Artística
Ivone Mendes Richter é uma estudiosa que discute tendências contemporâneas internacionais sobre educação intercultural e sobre o ensino das artes visuais. De acordo com a concepção dessa estudiosa, para um ensino intercultural das artes visuais é necessário
Alternativas
Q2530720 Educação Artística
A professora e pesquisadora Ana Mae Barbosa, em seu livro intitulado “A imagem no ensino de arte: anos oitenta e novos tempos” (2007), contextualiza a arte-educação como uma epistemologia da arte que interrelaciona o fazer artístico, a leitura da obra da arte e a história da arte. Essa se trata de uma perspectiva
Alternativas
Q2530721 Educação Artística
A professora e pesquisadora Irene Tourinho (2016) discute que o uso de imagens alarga reflexões sobre culturas e as práticas do cotidiano do aprender, do pesquisar e do ensinar. As reflexões de Tourinho incitam uma compreensão de que as imagens possibilitam a criação de estratégias metodológicas para o ensino de artes visuais na medida que proporcionam um exercício realizado para práticas e cotidianos pedagogicamente impertinentes, atrelados a zonas de liberdade ousadas conduzido pelo uso de imagens como
Alternativas
Q2530722 Educação Artística
Leia o texto a seguir.
Educação para Grupos Juvenis – Tribos Urbanas
Em muitas escolas goianas, os adolescentes de anos finais do Ensino Fundamental se organizam em grupos, os grupos juvenis, também denominados de tribos urbanas. Os jovens decidem se reunir grupalmente através de músicas, vestimentas, símbolos corporais ou gostos por jogos, esportes, danças, filmes e festas. Em Mesquita e Maia (2007) há um levantamento dos grupos existentes em Goiás: hippies, cosplayers, grafiteiros, emos, gamers, nerds, geeks, roqueiros, metaleiros, punks, skatistas, jogadores de RPG, torcidas organizadas de futebol, pichadores, góticos, funkeiros, pagodeiros e sertanejos. Nesse contexto, os autores sugerem que os professores busquem compreender melhor este comportamento grupal, suas ações coletivas e suas simbologias corporais e identitárias, pois fazem parte da transitoriedade da fase adolescente para a adulta não somente no Brasil, mas em diversas nações mundiais. Trazer para o ensino os seus símbolos pode favorecer e facilitar o processo de desenvolvimento de habilidades propostas no DC-GO, bem como a melhoria nas relações sociais nas escolas, diminuindo até mesmo o bullying.
Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/curricul os_estados/go_curriculo_goias.pdf/>. Acesso em: 13 abr. 2023.
No âmbito contemporâneo do ensino de arte, a perspectiva teórica que contempla o universo sociocultural indicado no texto é a  
Alternativas
Q2530723 Educação Artística

Observe a imagem e leia o texto a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: <https://issuu.com/bienal/docs/29a-catalogo-pt/7>. Acesso em: 13 abr. 23.


[...] Em 1971, uma editora publica uma coleção de cartazes baseados no método de educação para adultos, formulado por Paulo Freire, um dos mais revolucionários educadores brasileiros. Na ocasião, a mãe de Jonathas de Andrade, compra, em uma banca de revistas, o conjunto de 21 exemplares que usaria na sua prática como professora na rede pública de Alagoas. Em 2006, o artista encontra a coleção entre os pertences da mãe e guarda-a pela beleza e pela nostalgia de um tempo sequer vivido. Agora, o artista retoma os cartazes para, com base na associação de imagens e palavras, encontrar fissuras que o permitam questionar, modificar e inspirar vocabulários subjetivos. Apropriando-se do método de Paulo Freire, vai à sala de aula (ou ao Círculo da Cultura, como denominaria o educador) procurando novos alunos e novas associações. Levanta temas relativos ao cotidiano do grupo, discute-os coletivamente, fotografa as suas representações imagéticas e as desenvolve em classe na forma de cartaz. Educação para adultos é a conversação desse laboratório em mural gráfico onde, entre cartazes originais e atualizações, o processo de conhecimento acontece pela desordenada sobreposição de vozes e tempos distintos.


Catálogo da 29ª Bienal. Disponível em: <https://issuu.com/bienal/docs/29a-catalogo-pt/7>. Acesso em: 13 abr. 23.


A imagem e o texto se referem ao projeto Educação para adultos, do artista Jonathas de Andrade, que trabalha com instalações, ações e fotopesquisa. O envolvimento com esse projeto do artista em um ambiente de ensino possibilita que o(a) professor(a) de arte, que atua no Ensino Fundamental, desenvolva uma inter-relação entre a competência geral “Senso estético e repertório cultural” e a seguinte Competência específica de Arte da BNCC (Base Nacional Comum Curricular):

Alternativas
Q2530724 Educação Artística
Em 2023, foram celebrados os 50 anos do importante movimento criado e liderado por Ariano Suassuna (1927-2014), cuja proposta evidenciou a valorização da identidade brasileira alicerçada em suas raízes populares, e se expandiu para diversas linguagens artísticas - artes visuais, literatura, teatro, música, dança -, sendo denominado Movimento
Alternativas
Q2530725 Educação Artística
Para a professora e pesquisadora Ana Mae Barbosa (2022), no texto “Leitura da imagem e contextualização na arte/ educação no Brasil”, a contextualização é fundamentalmente decolonizadora, pois trata de levar a ver além
Alternativas
Q2530726 Educação Artística

Observe a imagem a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: <https://poro.redezero.org/cartazes/outras-praticas-e-espacialidades/>. Acesso em: 13 abr. 2023. 


Trata-se de uma produção do Coletivo Poro (composto pela dupla de artistas Brígida Campbell e Marcelo Terça-Nada!), e integra uma série de 13 cartazes lambe-lambe impressos em serigrafia, no formato 100x70cm, afixados em locais públicos. Nas poéticas visuais contemporâneas, qual é o nome dado a essa prática artística?  

Alternativas
Q2530727 Educação Artística
A professora e pesquisadora Mirian Celeste Martins (2018), no caderno da política nacional de Educação Museal, explica que o termo mediação pode ser compreendido na contemporaneidade como conceito, como função e como
Alternativas
Q2530728 Educação Artística
Leia o texto a seguir.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece nove competências específicas de Arte para o Ensino Fundamental. A primeira delas indica a importância de explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.
Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 15 abr. 2023. [Adaptado].
A teoria curricular que contempla essa competência é a
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: D
5: B
6: C
7: A
8: B
9: D
10: C