Questões de Concurso Público Câmara de Rio Quente - GO 2024 para Controlador Interno
Foram encontradas 10 questões
Uma janela para o inferno — foi esse o cenário com que o agricultor Jorge Barbosa, 70 anos, se deparou em sua propriedade em Boa Esperança do Sul, a 280 quilômetros de São Paulo, no centro do estado, no fim de agosto. Naquela tarde, um paredão de fogo com origem na mata avançou sobre sua plantação de banana, devorando mais de 120 pés em questão de minutos.
Disponível em: <https://veja.abril.com.br/brasil/estiagem-recorde-castiga-obrasil-e-expoe-despreparo-do-governo-diante-da-crise>. Acesso em: 02 out. 2024.
Qual é a sequência textual predominante no texto acima?
Leia o texto a seguir.
Último aviso
Paulo Leminski
caso alguma coisa me acontecer,
informem a família, foi assim, assim tinha que ser
tinha que ser dor e dor esse processo de crescer
tinha que vir dobrado esse medo de não ser
tinha que ser mistério esse meu modo de desaparecer
um poema, por exemplo,
caso alguma coisa me suceder,
vá que seja um indício
quem sabe ainda não acabei de escrever
LEMINSKI, Paulo. Toda Poesia. são Paulo: Companhia das letras, 2013, p. 114.
A partir da leitura do poema do escritor, poeta, músico, crítico literário e jornalista Paulo Leminski (1944-1989) e considerando as relações de coordenação e subordinação presentes nos seus versos, em relação a essa temática, constata-se que
Leia o poema a seguir.
MEU DESEJO
Leodegária de Jesus
Não quero o brilho, as sedas, a harmonia
Da sociedade, dos salões pomposos, Nem a falaz ventura fugidia
Desses festins do mundo, tão ruidoso!
Prefiro a calma solidão sombria,
Em que passo meus dias nebulosos;
Sinto-me bem, aqui, à sombra fria
Da saudade de tempos mais ditosos.
Eu quero mesmo, assim, viver de lado,
Das multidões passar desconhecida,
Me alimentando de algum sonho amado.
Nada mais quero, e nada mais aspiro:
Teu casto afeto que me doira a vida,
Meus livros, minha mãe e meu retiro.
BRITO, Elizabeth Caldeira, org. Sublimes linguagens. Goiânia, GO: Kelps, 2015, p. 244.
Em qual estrofe, reestruturando a pontuação do poema original, incorrer-se-ia em erro grave?
Observe a imagem a seguir.
Disponível em: <www.ivancabral.com>. Acesso em: 20 set. 2024.
A expressão “rede social” pode se referir tanto a um site ou aplicativo quanto à rede ocupada pelos integrantes daquela família. Trata-se de um mecanismo de produção de sentidos em textos denominado de
Leia o texto a seguir.
JOVEM DE 26 ANOS MORRE DEVIDO A “CARGA DE TRABALHO EXTENUANTE” Morte de contadora levanta debate sobre cultura de trabalho desgastante, ninguém da empresa compareceu ao funeral
Anna Sebastian Perayil, de 26 anos, passou quatro meses no cargo de contadora da SR Batliboi, empresa membro da Ernst & Young (EY), multinacional do ramo de auditoria, na Índia. Até que ela faleceu, no último mês de julho. Desde então, sua história tem levantado debates em todo o mundo. Isso porque, segundo sua família, a morte foi causada por uma carga extenuante de trabalho.
O pai da jovem, Siby Joseph, disse que a filha morreu em consequência da combinação de “vários problemas, incluindo refluxo ácido, estresse no trabalho, [e] pressão no trabalho”. Em uma carta enviada à Ernst & Young, Anita Augustine, mãe de Anna, contou que a mulher começou a trabalhar na empresa em março, mas “a carga de trabalho, o novo ambiente e as longas horas afetaram-na física, emocional e mentalmente”.
Segundo a mãe, no último mês de julho, Anna precisou consultar um médico por sentir uma “pressão no peito” por uma semana. O médico prescreveu antiácidos e apontou que ela “não estava dormindo o suficiente e estava comendo muito tarde”. Mesmo com o alerta, a filha continuou a trabalhar “até tarde da noite, mesmo nos fins de semana, sem oportunidade de recuperar o fôlego”.
“A experiência de Anna lança luz sobre uma cultura de trabalho que parece glorificar o excesso de trabalho enquanto negligencia os seres humanos por trás das funções. Não se trata apenas da minha filha, mas de cada jovem profissional que se junta à EY cheio de esperanças e sonhos, apenas para ser esmagado sob o peso de expectativas irrealistas”, diz um trecho da carta. Anita destacou que a morte de Anna deveria servir de alerta para a empresa. No entanto, em entrevista a um jornal indiano, ela contou que ninguém da Ernst & Young compareceu ao funeral de sua filha e sequer obteve alguma resposta da empresa.
Disponível em:
<https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2024/09/6948581-jovemde-26-anos-morre-devido-a-carga-de-trabalho-extenuante.html>. Acesso
em: 02 out. 2024. [Adaptado].
A partir da leitura da reportagem do jornal Correio Braziliense, podemos inferir que