Questões de Concurso Público IF-SE 2024 para Professor EBTT - Designer de Animação

Foram encontradas 28 questões

Q2575980 Design Gráfico

Observe as Imagens 1, 2, 3 e 4 de cenas com os créditos iniciais do filme “Quarto do Pânico” (Panic Room/2002) para responder à questão. 








QUARTO do Pânico. Direção de David Fincher. Produção: David Koepp,

Ceán Chaffin, Gavin Polone, Judy Hofflund. Estados Unidos: Columbia

TriStar Films / Sony Pictures Entertainment, 2002. 1 DVD.

A animação dos créditos iniciais e a narrativa viabilizada pelo título do filme “Quarto do Pânico” sugerem
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Q2575981 Design Gráfico

Observe as Imagens 1, 2, 3 e 4 de cenas com os créditos iniciais do filme “Quarto do Pânico” (Panic Room/2002) para responder à questão. 








QUARTO do Pânico. Direção de David Fincher. Produção: David Koepp,

Ceán Chaffin, Gavin Polone, Judy Hofflund. Estados Unidos: Columbia

TriStar Films / Sony Pictures Entertainment, 2002. 1 DVD.

Na abertura de “Quarto do Pânico”, a tipografia se mescla às cenas externas. Sobre a criação do design de animação para os créditos iniciais deste filme, após mover a câmera ao redor dos edifícios, houve uma reconstrução da geometria dos edifícios em 3D. O nome desta técnica é
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Q2575982 Design Gráfico
A animação digital 3D é
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Q2575983 Design Gráfico

Observe as imagens a seguir.



Imagem associada para resolução da questão


O estúdio de animações Ghibli realizou diversas animações em 2D de sucesso como “A Viagem de Chihiro” (2001) e “Meu vizinho Totoro” (1988), entre outros. Seu principal diretor/animador, Hayao Miyazaki, utilizou técnicas como a apresentada nas imagens, intitulada

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Q2575984 Design Gráfico
Leia o texto a seguir.


A técnica de animação com a câmera multiplano revelava-se trabalhosa, visto que cada fase do movimento dos personagens envolvidos na cena devia ser desenhada em cinco lâminas transparentes, representantes de planos distintos. Na sequência, tais lâminas eram sobrepostas, respeitando uma distância máxima de trinta e cinco centímetros entre uma e outra. Tais lâminas eram filmadas simultaneamente com uma câmera capaz de abarcar, de uma única vez, os cinco níveis de profundidade.


FOSSATTI, Carolina Lanner. Categorias de narratividade no cinema de animação: atualização dos valores éticos de Aristóteles segundo Edgar Morin. 2010. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. p. 47.


A câmera de múltiplos planos em “Branca de Neve e os sete anões”, da Disney de 1937, trouxe
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Q2575985 Design Gráfico
A concept art é uma etapa importante da pré-produção em uma animação e pode ser definida como
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Q2575986 Design Gráfico
A modelagem em NURBS (Non-Uniform Rational B-Splines), no contexto da animação, é um
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Q2575987 Design Gráfico
São itens comuns ao se construir um roteiro para animação:
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Q2575988 Design Gráfico
Texto 1


É trucagem toda manipulação na produção de um filme que acaba mostrando na tela alguma coisa que não existiu na realidade. […] O “trucar” pode ser realizado de muitas maneiras, desde a manipulação de um elemento profílmico (o dublê que realiza uma cena perigosa em lugar do ator), a utilização de um dispositivo de filmagem especiais, até os retoques mais meticulosos da imagem. […] A invenção mais radical, entretanto, é a das técnicas infográficas de retoque ponto por ponto, que doravante autorizam - e de modo ainda mais fácil desde o aparecimento das câmeras digitais - modificar à vontade qualquer zona de qualquer fotograma.



AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas: Papirus, 2006. p. 2006. 
Levando em consideração o trecho do texto apresentado, como são chamadas as trucagens cinematográficas, digitais ou eletrônicas, utilizadas em filmes como Matrix (1999), Avatar (2009) e Duna (2021)?
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Q2575989 Design Gráfico
Texto 1


É trucagem toda manipulação na produção de um filme que acaba mostrando na tela alguma coisa que não existiu na realidade. […] O “trucar” pode ser realizado de muitas maneiras, desde a manipulação de um elemento profílmico (o dublê que realiza uma cena perigosa em lugar do ator), a utilização de um dispositivo de filmagem especiais, até os retoques mais meticulosos da imagem. […] A invenção mais radical, entretanto, é a das técnicas infográficas de retoque ponto por ponto, que doravante autorizam - e de modo ainda mais fácil desde o aparecimento das câmeras digitais - modificar à vontade qualquer zona de qualquer fotograma.



AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas: Papirus, 2006. p. 2006. 
Um dos formatos comuns de trucagem com máscaras digitais utilizado para criação de cenários é
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Q2575990 Design Gráfico
A série animada brasileira “Irmão do Jorel” (2014 - atual) é uma coprodução Copa Studio e Cartoon Network. Realizada em 2D, com a presença de efeitos digitais 3D e pequenas cenas em stop-motion, a animação também possui um leve efeito amarelado, remetendo aos anos 1980. Os cenários da animação passam a impressão de serem feitos no papel, através da possível técnica de
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Q2575991 Design Gráfico
O que é o MoCap (Motion Capture) utilizado em filmes como Matrix (1999), “O Senhor dos Anéis” (2001) e “Guardiões da Galáxia” (2014)?
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Q2575992 Design Gráfico
O videografismo, técnica que mescla princípios de design, animação, vídeo e cinema, é conhecido também como
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Q2575993 Design Gráfico
Na animação stop-motion “Coraline e o Mundo Secreto” (2009), foram utilizadas técnicas como a prototipagem rápida, que pode ser definida como uma técnica
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Q2575995 Design Gráfico
A animação em stop motion exige uma combinação de técnicas tradicionais e modernas para criar a ilusão de movimento de forma eficaz. Considerando os avanços tecnológicos na captura e processamento de imagens, qual abordagem incorpora a utilização de softwares modernos para aprimorar a fluidez dos movimentos, sem comprometer a autenticidade artesanal da técnica? 
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Q2575996 Design Gráfico
Examine a influência dos movimentos artísticos do século XX, como o Surrealismo e o Dadaísmo, na evolução da linguagem visual da animação. Uma animação que exemplifica de forma paradigmática essa influência, utilizando técnicas e estilos que refletem essas correntes artísticas para criar uma narrativa visual única, é
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Q2575997 Design Gráfico
Na pós-produção de animações que combinam filmagens ao vivo com personagens animados, a utilização de técnicas avançadas é essencial para a integração perfeita dos elementos. Como a aplicação de técnicas de tracking e rotoscoping em softwares de composição como Nuke e After Effects impacta a qualidade final da animação, especialmente em termos de realismo e coerência visual?
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Q2575998 Design Gráfico
A construção de personagens para animação é um processo complexo que envolve diversos aspectos técnicos e criativos. Qual metodologia de design de personagens considera a psicologia das cores, teoria da forma e estudo de movimento para criar personagens que ressoem emocionalmente com o público e se destaquem visualmente?
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Q2575999 Design Gráfico
No contexto da atuação digital, os sistemas de captura de movimento (motion capture) avançados desempenham um papel crucial. A utilização de sistemas como Faceware e Vicon transforma a performance dos personagens em animações de alto nível, especialmente em termos de expressão facial e movimentação corporal, pois
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Q2576000 Design Gráfico
A integração de efeitos especiais em animações tridimensionais exige considerações técnicas detalhadas. Qual é um dos principais desafios ao utilizar técnicas de dinâmica de fluidos (fluid dynamics) e simulação de partículas (particle simulation) em softwares como Houdini e Blender, e que solução pode ser implementadas para superar os respectivos desafios, garantindo ambientes realistas e interativos?
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Respostas
1: C
2: A
3: B
4: C
5: D
6: B
7: A
8: C
9: D
10: C
11: A
12: D
13: B
14: C
15: B
16: C
17: A
18: C
19: B
20: A