Questões de Concurso Público IF-SE 2024 para Professor EBTT - Química (Química Analítica)

Foram encontradas 30 questões

Q2577122 Química
Dentre os ácidos de Bronsted-Lowry, os ácidos inorgânicos podem ser classificados em três tipos: oxoácidos, aquaácidos e hidoxoácidos. Os hidroxoácidos são ácidos
Alternativas
Q2577123 Química
Uma solução de perclorato de níquel(II) a 5,63% tem densidade de 1,48 g mL-1 . A massa em gramas de perclorato de níquel(II) em um litro de solução é 
Alternativas
Q2577124 Química

Leia o texto a seguir.


“Em química, entretanto, a maior parte das reações químicas ocorre em recipientes abertos para a atmosfera e, portanto, em pressão constante de cerca de 1 atm. Esses sistemas podem se expandir ou contrair livremente. Se um gás se forma, ele trabalha contra a atmosfera para ocupar espaço. Embora nenhum pistão esteja envolvido, trabalho é realizado. Nesse sentido, uma função de estado que medisse as variações de energia em pressão constante considerando automaticamente as perdas de energia como trabalho de expansão durante a transferência de calor seria muito útil.”



ATKINS, Peter; LAVERMAN, Leroy; JONES, Loretta. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 7. Porto Alegre: Bookman, 2018. [Adaptado].



A função de estado à qual o trecho grifado no texto faz referência é a


Alternativas
Q2577125 Química
Leia o texto a seguir.

Quando um composto iônico solúvel é adicionado à água, ocorre um processo chamado de hidratação, onde as moléculas de água envolvem os íons da superfície do sólido, separando-os dos outros íons e dissolvendo-os, gradativamente. Este processo ocorre pelas interações íon-dipolo entre as moléculas da água e os íons devido ao caráter polar da molécula de H2O, onde a carga parcial negativa do átomo de O é atraída pelos cátions e as cargas parciais positivas dos átomos de H são repelidas por eles.


ATKINS, Peter; LAVERMAN, Leroy; JONES, Loretta. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 7. Porto Alegre: Bookman, 2018.[Adaptado].


Baseado no texto acima, para qual dos cátions listados abaixo espera-se a maior energia de interação íon-dipolo?.
Alternativas
Q2577126 Química
Os métodos eletroanalíticos abrangem um grupo de métodos analíticos qualitativos e quantitativos baseados nas propriedades elétricas de uma solução do analito quando este faz parte de uma célula eletroquímica. As técnicas eletroanalíticas são capazes de produzir baixos limites de detecção e uma riqueza de informações de caracterização que descrevem sistemas eletroquimicamente acessíveis. Neste contexto, dentre as técnicas eletroanalíticas, a análise baseada na resistência elétrica do analito é a
Alternativas
Q2577127 Química
As titulações volumétricas são métodos clássicos de análise frequentemente utilizados em laboratórios didáticos de química e envolvem a medida do volume de uma solução de concentração conhecida que é necessária para reagir completamente com o analito que se deseja determinar a concentração. Suponha que em uma aula experimental 25,00ml de uma solução de ácido oxálico, (H2C2O4) foi titulada com uma solução 0,080 M de NaOH(aq) previamente padronizada e que o ponto estequiométrico foi atingido após a adição de 27,6ml da solução de base. Determine a molaridade da solução de ácido oxálico. 

Massas Molares: O = 16,0 g mol-1; C = 12 g mol-1; H = 1 g mol-
Alternativas
Q2577128 Química
Uma solução tampão é uma mistura de um ácido fraco e sua base conjugada, ou de uma base fraca e seu ácido conjugado, que resiste a variações de pH quando pequenas quantidades de ácido ou base são adicionadas. Este efeito estabilizador ocorre porque os componentes da solução tampão neutralizam os íons H+ ou OH adicionados, mantendo o pH da solução relativamente constante. Quando se misturam as soluções de ácido fórmico e formiato de sódio estabelecem-se os seguintes equilíbrios:


Imagem associada para resolução da questão



Calcule a concentração de íons hidrônio de uma solução tampão obtida pela mistura das soluções ácido fórmico 0,25 mol L-1 e formiato de sódio 0,9 mol L-1.
Alternativas
Q2577129 Química
As penicilinas são uma classe de antibióticos amplamente utilizadas no tratamento de infecções bacterianas. A estrutura química geral das penicilinas é composta por um anel b-lactâmico fundido a um anel tiazolínico e um grupo lateral, que varia entre os diferentes tipos de penicilinas.


Imagem associada para resolução da questão

Elaborado pelo(a) autor(a).

A molécula de penicilina apresenta três centros assimétricos. As configurações absolutas dos carbonos assinalados com 1, 2 e 3 na figura são, respectivamente:
Alternativas
Q2577130 Química

Analise a tabela de pontos de ebulição para diversos cloretos a seguir.


Imagem associada para resolução da questão



O caráter das ligações químicas nas substâncias tem grande influência nas suas propriedades químicas. As substâncias da tabela que apresentam os maiores pontos de ebulição apresentam, predominantemente, ligações de caráter

Alternativas
Q2577131 Química
Na figura a seguir, é apresentado um diagrama esquemático simplificado do funcionamento de um fotômetro ou espectrofotômetro de UV/visível. Um feixe de radiação eletromagnética é produzido por uma fonte, este feixe é restrito a um comprimento de onda selecionado para análise. O com feixe com comprimento de onda selecionado atinge a amostra e parte da radiação transmitida é recebida e processada num transdutor fotoelétrico que converte a radiação em um sinal exibido no dispositivo de leitura. 


Imagem associada para resolução da questão



Com base no esquema acima, os componentes 1, 2, e 3 são, respectivamente:
Alternativas
Q2577132 Química
O Bisfenol-A (BPA) tem sido alvo de numerosas pesquisas para a avaliação do seu risco para a saúde por ser considerado um disruptor endócrino, ou seja, um grupo de substâncias que age desregulando a ação dos hormônios naturais encontrados em organismos vivos. Estudos sugerem que o BPA pode estar relacionado a diversas enfermidades metabólicas (como diabetes mellitus), obesidade, alterações cerebrais, comportamentais e desordens reprodutivas. A estrutura química do BPA é mostrada abaixo: 



Imagem associada para resolução da questão


Em uma análise de ressonância magnética nuclear de hidrogênio (RMN H1) para uma amostra de bisfenol-A,o número de sinais respectivos a átomos de hidrogênio esperados no espectro é: 
Alternativas
Q2577133 Química
De acordo com a Lei de Bragg, uma das condições para que seja observado um pico de difração num experimento de difração de raios-X é que
Alternativas
Q2577134 Química
A rodamina B (C28H31O3N2Cl) é um corante utilizado em pesquisas de diversas naturezas em química analítica. Alguns dos seus usos incluem a avaliação de sistemas modelo de degradação de contaminantes, construção de isotermas de adsorção e determinação da taxa e direção de fluxos e transportes. Quanto de rodamina B deve ser pesada para preparar 2,8 L de solução estoque na concentração 50 mmol L-1

Use: Massas Molares: O = 16,0 g mol-1; C = 12 g mol-1; H = 1 g mol-1; N = 14 g mol-1; Cl = 35,5 g mol-1
Alternativas
Q2577135 Química
O modelo de ácidos e bases duros e moles se aproveita do modelo de Lewis para explicar comportamento dos ácidos e das bases, e constitui um guia empírico muito útil para predizer a reatividade de átomos, moléculas e íons. A medida da dureza e moleza dos ácidos e bases é baseada em suas polarizabilidades. Dentre os ânions citados abaixo, o único considerado uma base dura é o ânion 
Alternativas
Q2577136 Química
Os ácidos carboxílicos são um grupo de grande importância em síntese orgânica, devido à sua versatilidade, sendo possível partir destes preparar compostos de variados grupos funcionais, como ésteres, amidas, anidridos e cloretos de acila. A reatividade dos ácidos carboxílicos depende, dentre outras coisas, da acidez do hidrogênio do grupo COOH. Observe a figura a seguir.



Imagem associada para resolução da questão


Dados os ácidos carboxílicos da figura, ordene-os em ordem decrescente de acidez.

Alternativas
Q2577137 Química
Em uma aula experimental sobre reações de oxidação e redução foi montada a seguinte célula galvânica: Sn(s) l Sn2+(aq) ll Cu2+(aq) l Cu(s). Calcule a energia livre de Gibbs para a célula construída.  

Use: Ered Sn2+ = -0,14V , Ered Cu2+ = +0,34 V e F = 96485,33 C.mol-1
Alternativas
Q2577138 Química
Catalisadores frequentemente são utilizados em altíssimas temperaturas de reação e, portanto, é importante entender como estes materiais se comportam nessas condições. Normalmente, a reatividade, e consequentemente a performance de um catalisador está ligada à fase cristalina do material, que pode ser alterada com a temperatura. Dentre os métodos listados abaixo, a técnica de análise térmica mais apropriada para se detectar a transição de fase cristalina em uma amostra é a
Alternativas
Q2577139 Química
A diálise é uma técnica de purificação usada para remover sais ou outras moléculas de baixo peso molecular de uma amostra. Esta técnica é frequentemente utilizada na purificação de extratos contendo enzimas, em que o extrato é selado em um tubo de diálise composto por uma membrana semipermeável e então posicionado em um recipiente com concentração salina diferente da solução do extrato. Nesse arranjo a membrana semipermeável permite a passagem de íons de dentro para fora do tubo e vice-versa, mas não das proteínas devido ao seu elevado tamanho. Para que se consiga diminuir a concentração salina de um extrato enzimático por diálise, a concentração da solução externa ao tubo deve ser
Alternativas
Q2577140 Química
Um cilindro com capacidade de 42 L foi abastecido com gás acetileno (ou etino) utilizado para solda, até a leitura do manômetro acusar a pressão de 9,6 atm. Sabendo-se que o cilindro de acetileno está em equilíbrio térmico com o ambiente a 27 °C, calcule o número de átomos de carbono injetados no interior do cilindro. 


Use: R = 0,082 atm . L . mol-1 K-1
Alternativas
Q2577141 Química
A cromatografia em coluna é uma técnica utilizada para analisar, identificar ou separar os componentes de uma mistura. A técnica se baseia na separação de dois ou mais compostos diferentes pela partição entre fases, onde uma é chamada fase estacionária e outra chamada de fase móvel. A força das interações intermoleculares que os analitos estabelecem com essas fases a depende da polaridade de cada um dos compostos, possibilitando a separação dos mesmos. Sabendo que você precisa separar uma mistura contendo benzeno, fenol, etilenodiamina e glicerol em uma coluna com fase estacionária SiO2 utilizando metanol como solvente, prediga a ordem de saída dos componentes da mistura nessa coluna.
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: B
5: A
6: A
7: D
8: B
9: B
10: D
11: A
12: B
13: D
14: B
15: C
16: A
17: A
18: D
19: C
20: A