Questões de Concurso Público Prefeitura de Carmo do Rio Verde - GO 2024 para Agente Comunitário de Saúde

Foram encontradas 10 questões

Q3093417 Saúde Pública
A criação do Sistema Único de Saúde (SUS) tem sido analisada como relevante inovação institucional no campo das políticas sociais, empreendida sob o regime democrático. Nesse sentindo, foi instituído pela Constituição Federal de 1988 e é regido por princípios e diretrizes fundamentais para a garantia do acesso universal e igualitário à saúde. A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida, visando a prevenção e a promoção da saúde. São princípios fundamentais do SUS:
Alternativas
Q3093418 Saúde Pública
Leia o trecho a seguir.
e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB)
O governo brasileiro, inspirado em experiências bem-sucedidas de países da Europa, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, entre outros, concebeu e adotou a Estratégia e-Saúde para o Brasil. A Estratégia e-Saúde tem como objetivos aumentar a qualidade e ampliar o acesso à atenção à saúde.

Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rsp/a/57LxR7ChY3DXdZg5WfZpYQF/?lang=pt>. Acesso em: 07 set. 2024. [Adaptado].

O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Ministério da Saúde para informatizar a gestão das informações na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele visa melhorar o registro de dados, o monitoramento e a avaliação dos atendimentos realizados. Uma das ferramentas oferecidas pelo eSUS AB é o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) é uma ferramenta que permite
Alternativas
Q3093419 Saúde Pública
A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é o principal modelo de atenção à saúde no Brasil, voltado para a promoção da saúde e a reorientação das práticas de cuidado em nível comunitário. Já a Política Nacional de Promoção à Saúde (PNPS) atua como uma estratégia intersetorial, promovendo ações que integram diferentes setores, como educação e meio ambiente, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. Com base nessas informações, a PNPS é caracterizada por promover ações que envolvem
Alternativas
Q3093420 Saúde Pública
Leia o texto a seguir.
Uma breve reflexão sobre a integralidade
A Integralidade é o próprio caminho que vai transformando as pessoas e construindo algo melhor. Busca uma assistência ampliada, transformadora, centrada no indivíduo e não aceita a redução dele nem à doença nem ao aspecto biológico. Além do atendimento integral, envolve a valorização do cuidado e o acolhimento.

Disponível em: <https://www.scielo.br/j/reben/a/x4pBbGbCnnXVJr7ZfqzDXBJ/>. Acesso em: 07 set. 2024.

Considerando a integralidade como princípio do SUS, entende-se sobre essa relação que:
Alternativas
Q3093421 Saúde Pública
Uma das doenças de notificação compulsória, monitorada pela Vigilância Epidemiológica, é a
Alternativas
Q3093422 Saúde Pública
O acolhimento e acompanhamento dos indivíduos nas unidades de saúde do SUS devem ser realizados com base nos princípios de universalidade, integralidade e equidade, garantindo que todos, desde crianças até idosos, e grupos vulneráveis, recebam atenção adequada às suas necessidades. Com base nesses princípios, reflete essa abordagem:
Alternativas
Q3093423 Saúde Pública
O controle de vetores em Saúde Pública engloba uma série de metodologias para limitar ou eliminar insetos ou outros artrópodes que transmitem patógenos causadores de doenças. No que diz respeito a ações adequadas de controle vetorial, considera-se que:
Alternativas
Q3093424 Saúde Pública

Leia o texto a seguir.


A Vigilância Epidemiológica desempenha um papel essencial na identificação, monitoramento e controle de doenças transmissíveis. Algumas dessas doenças, como dengue, Chikungunya e tuberculose, são de notificação compulsória, exigindo comunicação imediata às autoridades de saúde para que sejam implementadas ações de controle e prevenção. Disponível em: . Acesso em: 07 set. 2024.


Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-az/vigilancia-epidemiologica/>. Acesso em: 07 set. 2024.



Entre as doenças mencionadas, a investigação e controle são necessários para

Alternativas
Q3093425 Saúde Pública
A imunização é uma estratégia fundamental na saúde pública para a prevenção de doenças infecciosas. De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS), quais são as recomendações para o armazenamento correto das vacinas, a fim de garantir sua eficácia e segurança?
Alternativas
Q3093426 Saúde Pública
Um agente comunitário de saúde, em uma de suas visitas domiciliares a uma família residente em sua área de atuação, é questionado pela mãe sobre quais vacinas sua criança que completa 15 meses de vida na semana seguinte deverá tomar. Tal agente comunitário de saúde orienta que a criança, ao completar os 15 meses, deverá tomar
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: B
4: D
5: C
6: A
7: B
8: D
9: B
10: C