Questões de Concurso Público Prefeitura de Posse - GO 2024 para Fisioterapeuta
Foram encontradas 20 questões
No atendimento domiciliar de um paciente que sofreu AVE hemorrágico recente, o fisioterapeuta se propôs a ensinar o cuidador como passar o paciente de sentado para o ortostatismo.
Elaborado pelo(a) autor(a).
Ao demonstrar a transferência, o fisioterapeuta deverá se posicionar
Doença inflamatória crônica de origem autoimune, cujo sintomas podem surgir de forma lenta e progressiva (em meses) ou mais rapidamente (em semanas) e variam com fases de atividade e de remissão, podendo atingir pessoas de qualquer idade, raça e sexo, porém as mulheres são muito mais acometidas. Pode apresentar sintomas como febre, emagrecimento, perda de apetite, fraqueza, desânimo, dores articulares, manchas na pele, pleurite, hipertensão e/ou problemas nos rins.
Elaborado pelo(a) autor(a).
Qual patologia é descrita acima?
Um paciente relatou que após uma cefaleia, subitamente ficou disfásico e hemiplégico flácido, e que em alguns dias o lado hemiplégico ficou espástico. Na tomografia de crânio apresentou uma obstrução da artéria cerebral média, o exame de líquor normal.
Elaborado pelo(a) autor(a).
Trata-se de um caso de
Um paciente de 25 anos sofreu um traumatismo cranioencefálico grave após ser atropelado, com hematoma subdural temporal esquerdo, sendo operado imediatamente. Foi para UTI, ficou em ventilação mecânica (VM) prolongada, foi submetido a traqueostomia e gastrostomia, permaneceu com Glasgow 3T por oito semanas. Depois já com Glasgow de 9T conseguiu ser desmamado da VM e recebeu alta da UTI. Na unidade de internação, com o tratamento multiprofissional, paciente já com Glasgow de 13, adquiriu controle de cabeça e movimento ativo no MSE, mantendo plegia em MSD e paresia em MMII, sendo capaz de deambular pequenas distâncias com apoio máximo.
Elaborado pelo(a) autor(a).
Quais as condutas fisioterapêuticas a longo prazo para este paciente?
O fisioterapeuta em atendimento a uma criança com infecção das vias aéreas superiores utilizou a seguinte técnica: criança em decúbito dorsal, aguarda-se o final da expiração, eleva-se a mandíbula com o dorso da mão, oclui-se rapidamente a boca da criança com a palma da mão e aproveita o reflexo da inspiração podendo ou não instilar soro fisiológico.
Elaborado pelo autor(a).
Trata-se de uma manobra denominada