Questões de Concurso Público Prefeitura de Posse - GO 2024 para Médico Cardiologista
Foram encontradas 20 questões
Paciente de 50 anos queixa-se de dispneia aos esforços, com piora nos últimos dois meses. Ao exame físico, observa-se sopro sistólico em base com pico tardio e irradiação para as carótidas. O pulso carotídeo é lento e de baixa amplitude.
Elaborado pelo(a) autor(a).
A principal suspeita diagnóstica é
Paciente do sexo feminino, 33 anos, sem comorbidades prévias, vem em consulta queixando-se de palpitações e dispneia aos moderados esforços há cerca de 2 meses. Ao exame físico apresenta-se em ritmo irregular, com ruflar diastólico em foco mitral 4+/6+, PA=110X80mmHg, FC 110pm.
Elaborado pelo(a) autor(a).
O correto diagnóstico e sua etiologia mais provável são, respectivamente:
Homem, 76 anos, sem nenhuma comorbidade, vem ao consultório para avaliação de rotina, sem queixas clínicas, com eletrocardiograma evidenciando Fibrilação Atrial. Ao exame, possui ritmo cardíaco irregular, sem sopros, FC 75bpm, PA 120X80mmHg. Traz ainda exames laboratoriais evidenciando creatinina = 1,1mg/dL, glicemia de jejum = 96mg/dL.
Elaborado pelo(a) autor(a).
Qual é a conduta neste caso?
Paciente do sexo masculino, com doença de Chagas, apresenta taquicardia, sudorese, pressão arterial = 76x40mmHg, perfusão lentificada e se apresenta no pronto atendimento com o seguinte eletrocardiograma:

Elaborado pelo(a) autor(a).
A melhor conduta a ser adotada nesse caso é
Um paciente com dor torácica lancinante foi submetido a investigação de dissecção de aorta. Em sua angiotomografia, foi evidenciada presença de dissecção de aorta com orifício de início após a artéria subclávia esquerda.
Elaborado pelo(a) autor(a).
Com relação aos achados tomográficos, a classificação correta para a dissecção de aorta do paciente é
Um paciente em pós-operatório imediato de implante de marcapasso definitivo por BAVT apresenta queixa de dispneia. Ao avaliar o paciente, o exame físico revela pressão arterial 80x50mmHg, FC 60bpm (em ritmo de marcapasso), com extremidades frias e perfusão lentificada, buhas cardíacas hipofonéticas e turgência jugular presente, SpO2 97% em ar ambiente e ausculta pulmonar normal.
Elaborado pelo(a) autor(a).
Qual é a hipótese diagnóstica mais provável?
Paciente com insuficiência cardíaca crônica, fração de ejeção de 25% ao ecocardiograma, tem apresentado piora nas últimas 2 semanas e necessitou de internação, apresentando-se em perfil C. Evoluiu com significativa piora, apresentando retenção hídrica, redução de diurese a despeito do aumento de inotrópico (dobutamina de 10 para 20mcg/kg/min), mas com manutenção da pressão arterial e perfusão periférica
Elaborado pelo(a) autor(a).
De acordo com a classificação INTERMACS, esse paciente apresenta o perfil
Paciente do sexo masculino, 57 anos, vem em consulta de “check up” e apresenta PA de 172x88mmHg (Média de duas medidas), na primeira consulta. Seu exame físico ainda evidencia IMC = 33kg/m2. Eletrocardiograma realizado apresenta sobrecarga ventricular esquerda e alterações secundárias da repolarização ventricular.
Elaborado pelo(a) autor(a).
Qual é a melhor conduta a ser tomada?