Questões de Concurso Público Prefeitura de Rio Branco - AC 2024 para Biomédico

Foram encontradas 11 questões

Q2479459 Biomedicina - Análises Clínicas
Os resíduos de serviços de saúde merecem atenção especial em todas as suas fases de manejo (segregação, condicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e disposição final), em decorrência dos imediatos e graves riscos que podem oferecer, por apresentarem componentes químicos, biológicos e radioativos. Em caso de descarte de materiais biológicos pelo laboratório,
Alternativas
Q2479462 Biomedicina - Análises Clínicas
A técnica que consiste em um método físico-químico de separação baseada na migração dos componentes de uma mistura constituída por duas fases, uma fase móvel e uma fase estacionária, é chamada de
Alternativas
Q2479463 Biomedicina - Análises Clínicas
Os marcadores de necrose miocárdica, também conhecidos como enzimas cardíacas, sinalizam a morte do músculo cardíaco (miocárdio), e sua elevação é um elemento indispensável para o diagnóstico definitivo do infarto agudo do miocárdio, quando este cursa com um eletrocardiograma normal ou inespecífico (sem alterações eletrocardiográficas típicas da doença). Os marcadores cardíacos mais sensíveis e específicos no diagnóstico de infarto agudo do miocárdio são
Alternativas
Q2479464 Biomedicina - Análises Clínicas
O fibrinogênio é um fator da coagulação, uma proteína necessária para a formação do coágulo. É produzido no fígado e liberado na circulação junto com outros fatores. Na eletroforese, quando é feita no soro, é possível visualizar 5 (cinco) classes de proteínas. Quando é feita no plasma, 6 (seis) classes se apresentam, e o fibrinogênio se apresenta como uma banda situada entre
Alternativas
Q2479465 Biomedicina - Análises Clínicas
O diagnóstico de diabetes mellitus (DM) deve ser estabelecido pela identificação de hiperglicemia. Para isso, podem ser usados a glicemia plasmática de jejum, o teste oral de tolerância a glicose (TOTG) e a hemoglobina glicada (A1c). É critério diagnóstico para indivíduos assintomáticos:
Alternativas
Q2479466 Biomedicina - Análises Clínicas
As dislipidemias podem ser classificadas em hiperlipidemias (níveis elevados de lipoproteínas) e hipolipidemias (níveis baixos de lipoproteínas). Os achados laboratoriais que correspondem a um quadro de hipertrigliceridemia isolada são:
Alternativas
Q2479474 Biomedicina - Análises Clínicas
O ambiente laboratorial é carregado de riscos, tanto para os trabalhadores como para o meio ambiente. Diante disso, existe uma série de norma estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a fim de minimizar os perigos. A classificação dos Níveis de Biossegurança (NB) baseia-se na análise do risco do agente infeccioso de maior periculosidade presentes nas práticas do laboratório. O nível de biossegurança que é aplicável aos laboratórios clínicos, de diagnóstico, laboratórios-escola e outros laboratórios onde o trabalho é realizado com um maior espectro de agentes nativos de risco moderado é:
Alternativas
Q2479478 Biomedicina - Análises Clínicas
As citocinas são polipeptídeos ou glicoproteínas extracelulares, hidrossolúveis, produzidas em doenças que cursam com processo inflamatório agudo ou crônico. Podem ser pró-inflamatórias (Th1), relacionadas com a fisiopatologia das síndromes dolorosas, e anti-inflamatórias (Th2). Como não é possível classificar as citocinas quanto à célula de origem ou quanto à função biológica, elas foram agrupadas em interleucinas (IL, numeradas sequencialmente de IL1 a IL 35), Fator de Necrose Tumoral (FNT), Quimiocinas (citocinas quimiotáticas), interferons (IFN) e Fatores de Crescimento Mesenquimal. As citocinas pró-inflamatórias são:
Alternativas
Q2479480 Biomedicina - Análises Clínicas
Para execução de um determinado procedimento analítico, um biomédico precisa fazer uma diluição de uma amostra de plasma em soro fisiológico (0,9% de NaCl) na proporção de 1:5. O volume em microlitros (ml) da amostra de plasma e de soro fisiológico que devem ser utilizados para o preparo de 0,5 ml dessa diluição é: 
Alternativas
Q2479481 Biomedicina - Análises Clínicas
Entre as técnicas mais importantes utilizadas pela Biologia Molecular, está a Reação em Cadeia de Polimerase (PCR), que permite a amplificação do DNA ou RNA em quantidades suficientes para análise. Para que ocorra a amplificação, com a síntese de novas fitas de DNA, as amostras devem ser submetidas à combinação adequada de temperatura e de tempo. Cada ciclo da reação em cadeia da polimerase (PCR) apresenta três fases fundamentais que ocorrem em temperaturas diferentes, durante a incubação. O equipamento onde ocorre a incubação e a sequência correta dessas fases é:
Alternativas
Q2479482 Biomedicina - Análises Clínicas
O Procedimento de Controle de Qualidade de Regras Múltiplas de Westgard utiliza 5 (cinco) regras de controle diferentes para julgar a aceitabilidade de uma corrida analítica. De acordo com esse procedimento, o termo 1 2s significa:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: C
5: D
6: A
7: B
8: B
9: B
10: A
11: D