Questões de Concurso Público UFG 2024 para Técnico de Laboratório/Área: Biologia
Foram encontradas 50 questões
Observe a imagem a seguir.
Disponível em: <https://buzzmonitor.com.br/blog/biscoito-ou-bolacha-quem-ganha-a-batalha-nas-redes-sociais/>. Acesso em: 01 ago. 2024.
Nas redes sociais, é comum a discussão sobre o uso de
alguns vocábulos, com pessoas afirmando que o correto a
se dizer é como é usado em sua própria localidade. Esse
tipo de discussão tem como centro a variação
Leia Texto 1 para responder à questão.
Texto 1
Protestos “Black lives matter” e outras manifestações contra o racismo sistêmico e a brutalidade policial
Leia Texto 1 para responder à questão.
Texto 1
Protestos “Black lives matter” e outras manifestações contra o racismo sistêmico e a brutalidade policial
Leia o texto a seguir.
Hei de haver
Rodrigo Ribeiro
Houveram noites em que não dormi.
Dias em que não sorri.
Artistas que não ouvi.
Livros que jamais li.
Caminhos que não trilhei.
Sonhos que não sonhei.
Pessoas de que eu nunca gostei.
Amores que eu também não amei.
Lugares que eu não vi.
Aventuras que não vivi.11
Piadas que não ri.
Problemas que não resolvi.
Disponível em: <https://www.pensador.com/frase/MTU5OTA0NA/>. Acesso
em: 01 ago. 2024. [Adaptado].
No poema, há um caso equivocado de concordância
Leia o trecho a seguir.
“Ao tentar agradar todo mundo, corre-se o risco fatal de perder-se de si mesmo.” - Itamar da Silva.
Disponível em: <https://www.pensador.com/frase/MzI0ODkyOA/>. Acesso
em: 23 ago. 2024. [Adaptado].
Há um erro de regência no verbo “agradar”, na citação
presente nesta questão, que deve ser corrigido como “ao
tentar agradar
Leia o Texto 2 para responder à questão.
Texto 2
Leia o Texto 2 para responder à questão.
Texto 2
Leia o trecho ao seguir.
“ - Posso escrever. Mas ninguém os comprará. [...] Desculpeme, Sylvia. Perdoe-me por falar nos meus problemas. [...]
A respeito dos pronomes destacados no trecho transcrito
nesta questão, sabe-se que foram colocados de maneira
Leia o Texto 2 para responder à questão.
Texto 2
Leia o texto a seguir.
Polícia se mostra despreparada para enfrentar a criminalidade no meio digital
Disponível em: <https://oglobo.globo.com/opiniao/editorial/coluna/2024/07/policia-se-mostra-despreparada-para-enfrentar-criminalidade-no-meio-digital.ghtml>. Acesso em: 01 ago. 2024.
O texto desta questão pertence ao gênero Editorial. Esse gênero tem como função
Leia o texto a seguir.
A Pipoca
Rubem Alves
A culinária me fascina. [...] Dedico-me a algo que poderia ter o nome de ‘culinária literária’. Já escrevi sobre as mais variadas entidades do mundo da cozinha: cebolas, ora-pro-nobis, picadinho de carne com tomate feijão e arroz, bacalhoada, suflês, sopas, churrascos. [...] Escrevi como filósofo, poeta, psicanalista e teólogo – porque a culinária estimula todas essas funções do pensamento.
As comidas, para mim, são entidades oníricas. Provocam a minha capacidade de sonhar. Nunca imaginei, entretanto, que chegaria um dia em que a pipoca iria me fazer sonhar. Pois foi precisamente isso que aconteceu. A pipoca, milho mirrado, grãos redondos e duros, me pareceu uma simples molecagem, brincadeira deliciosa, sem dimensões metafísicas ou psicanalíticas. Entretanto, dias atrás, conversando com uma paciente, ela mencionou a pipoca. E algo inesperado na minha mente aconteceu. Minhas ideias começaram a estourar como pipoca. Percebi, então, a relação metafórica entre a pipoca e o ato de pensar. Um bom pensamento nasce como uma pipoca que estoura, de forma inesperada e imprevisível. A pipoca se revelou a mim, então, como um extraordinário objeto poético.
[...]
Lembrei-me do sentido religioso da pipoca. [...] Para os cristãos, religiosos, são o pão e o vinho, que simbolizam o corpo e o sangue de Cristo, a mistura de vida e alegria (porque vida, só vida, sem alegria, não é vida…). Pão e vinho devem ser bebidos juntos. Vida e alegria devem existir juntas. Lembrei-me, então, de lição que aprendi com a Mãe Stella, sábia poderosa do Candomblé baiano: que a pipoca é a comida sagrada do Candomblé…
[...] É que a transformação do milho duro em pipoca macia é símbolo da grande transformação porque devem passar os homens para que eles venham a ser o que devem ser. O milho da pipoca não é o que deve ser. Ele deve ser aquilo que acontece depois do estouro.
[...] Na simbologia cristã o milagre do milho de pipoca está representado pela morte e ressurreição de Cristo: a ressurreição é o estouro do milho de pipoca. É preciso deixar de ser de um jeito para ser de outro. ‘Morre e transforma-te!’ – dizia Goethe.
Disponível em: <https://seremrelacao.com.br/a-pipoca-de-rubem-alves/>.
Acesso em: 01 ago. 2024. [Adaptado].
Considerando a estrutura, as características e a função
social do texto desta questão, sabe-se que ele pertence ao
gênero
Qual será o nonagésimo nono termo da progressão?
Um dos maiores rios do estado de Goiás nasce perto do Parque Nacional das Emas, no município de Mineiros, e deságua no Rio Tocantins, formando uma grande rede hidrográfica que une a região centro-oeste ao norte do Brasil. Esse rio faz a divisa natural, primeiro, entre os estados de Mato Grosso e Goiás; depois, entre Mato Grosso e Tocantins; e finalmente entre Pará e Tocantins.
Disponível em: <https://brasildasaguas.com.br/>. Acesso em: 30 jul. 2024. [Adaptado]
O texto faz referência ao Rio