Questões de Concurso Público Prefeitura de Itumbiara - GO 2025 para Agente de Apoio ao Docente
Foram encontradas 36 questões
Leia a tirinha a seguir.
Disponível em: <https://www.tumblr.com/tirasarmandinho/110845178769/tirinha-original>. Acesso em: 17 fev. 2025.
O verbo “pular” empregado neste contexto dá sentido à linguagem
Leia o texto a seguir.
Eu quero que risque meu nome da sua agenda
Esqueça o meu telefone não me ligue mais
Porque já estou cansado de ser o remédio
Pra curar o seu tédio
Quando seus amores não lhe satisfaz
Cansei de ser o seu palhaço
Fazer o que sempre quis
Cansei de curar sua fossa
Quando você não se sentia feliz
Por isso é que decidi
O meu telefone cortar
Você vai discar várias vezes
Telefone mudo não pode chamar
Disponível em: <https://www.letras.mus.br/trio-parada-dura/49164/>. Acesso em: 06 fev. 2025.
Segundo a norma-padrão da língua portuguesa, a frase “Quando seus amores não lhe satisfaz” apresenta um desvio de
Leia o texto a seguir.
Não há dúvida que as línguas se aumentam e alteram com o tempo e as necessidades dos usos e costumes. Querer que a nossa pare no século de quinhentos é um erro igual ao de afirmar que a sua transplantação para a América não lhe inseriu riquezas novas. A este respeito a influência do povo é decisiva. Há, portanto, certos modos de dizer, locuções novas, que de força entram no domínio do estilo e ganham direito de cidade.
MACHADO DE ASSIS. Apud Luft, Celso Pedro. Vestibular do português. 1996.
A partir do texto, o autor argumenta que
Leia a charge a seguir.
CABRAL, Ivan. Charge do dia: Pleonasmo. Sorriso Pensante. 2016.
Para compreender o texto acima, sua intenção humorística e crítica, quem a lê deverá ter conhecimento a respeito da figura de linguagem exposta na charge. Pleonasmo é
Leia o texto a seguir.
Pouco a pouco uma vida nova, ainda confusa, se foi esboçando. Acomodar-se-iam num sítio pequeno, o que parecia difícil a Fabiano, criado solto no mato. Cultivariam um pedaço de terra. Mudar-se-iam depois para uma cidade, e os meninos frequentariam escolas, seriam diferentes deles. Sinha Vitória esquentava-se. Fabiano ria, tinha desejo de esfregar as mãos agarradas à boca do saco e à coronha da espingarda de pederneira.
Não sentia a espingarda, o saco, as pedras miúdas que lhe entravam nas alpercatas, o cheiro de carniças que empestavam o caminho. As palavras de Sinha Vitória encantavam-no. Iriam para diante, alcançariam uma terra desconhecida.
Fabiano estava contente e acreditava nessa terra, porque não sabia como ela era nem onde era. Repetia docilmente as palavras de Sinha Vitória, as palavras que Sinha Vitória murmurava porque tinha confiança nele. E andavam para o Sul, metidos naquele sonho. Uma cidade grande, cheia de pessoas fortes. Os meninos em escolas, aprendendo coisas difíceis e necessárias. Eles dois velhinhos, acabando-se como uns cachorros, inúteis, acabando-se como Baleia. Que iriam fazer? Retardaram-se, temerosos. Chegariam a uma terra desconhecida e civilizada, ficariam presos nela. E o sertão continuaria a mandar gente para lá. O sertão mandaria para a cidade homens fortes, brutos, como Fabiano, Sinha Vitória e os dois meninos.
RAMOS, Graciliano. Vidas secas. São Paulo: Martins, 1970.
O texto acima é uma manifestação
Leia o texto a seguir.
No meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia Poética. Rio de Janeiro: José Olympio, 1978.
A repetição do verbo “tinha”
Leia o texto a seguir.
Dorme, ruazinha… É tudo escuro…
E os meus passos, quem é que pode ouvi-los?
Dorme o teu sono sossegado e puro,
Com teus lampiões, com teus jardins tranquilos…
Dorme… Não há ladrões, eu te asseguro…
Nem guardas para acaso persegui-los…
Na noite alta, como sobre um muro,
As estrelinhas cantam como grilos…
O vento está dormindo na calçada,
O vento enovelou-se como um cão…
Dorme, ruazinha… Não há nada…
Só os meus passos…
Mas tão leves são
Que até parecem, pela madrugada,
Os da minha futura assombração…
QUINTANA, Mário. A Rua dos Cataventos. Porto Alegre: Globo, 1981.
De acordo com a gramática normativa, o verbo “dormir” está no modo
Leia o texto a seguir.
Escondeu a sua mal-educada e natural intuição pelo que é grande, ou belo, ou arrojado, e fingiu ligar interesse ao que ele fazia, ao que ele dizia, ao que ele ganhava, ao que ele pensava e ao que ele conseguia com paciência na sua vida estreita de negociante rotineiro; mas, de repente, zás! faltou-lhe o equilíbrio e a mísera escorregou, caindo nos braços de um boêmio de talento, libertino e poeta, jogador e capoeira. O marido não deu logo pela coisa, mas começou a estranhar a mulher, a desconfiar dela e a espreitá-la, até que um belo dia, seguindo-a na rua sem ser visto, o desgraçado teve a dura certeza de que era traído pela esposa, não mais com o poeta libertino, mas com um artista dramático que muitas vezes lhe arrancara, a ele, sinceras lágrimas de comoção, declamando no teatro em honra da moral triunfante e estigmatizando o adultério com a retórica mais veemente e indignada.
AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. São Paulo: Ática, 1997.
O uso da expressão de realce “até que” juntamente com o construto “um belo dia” ajuda a alertar o leitor de que
Leia o texto a seguir
Com três indicações ao Oscar, incluindo o de melhor filme e o de melhor atriz para Fernanda Torres, Ainda Estou Aqui transcende o cinema ao tornar-se um manifesto contra o autoritarismo e um chamado à vigilância. A obra, dirigida por Walter Salles, revisita os horrores da ditadura militar brasileira e reforça os alertas sobre a fragilidade da democracia. Isso um ano depois de o Brasil ter vivido as tensões de uma tentativa de golpe de Estado, na sequência de um período em que se tentou construir uma imagem positiva sobre a ditadura militar.
Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2025/01/7044095-ainda-estou-aqui-um-alerta-contra-o-extremismo.html>. Acesso em: 25 jan. 2025.
Em relação à tipologia textual, o trecho acima pode ser considerado um texto
Com relação aos números a = 23 × 311 × 11, b = 25 × 513 × 13, temos que
Considere o seguinte sistema de equações lineares.
Com relação ao conjunto solução, temos que
Leia o texto a seguir.
O escritor paulistano Marcelo Rubens Paiva, autor do livro ‘Ainda estou aqui’, que inspirou o filme de Walter Salles, comemorou na tarde desta quinta-feira (23) as três indicações da produção que fala sobre a vida de sua família ao Oscar. “O mundo nunca precisou tanto de uma Eunice Paiva e uma Fernanda Torres”, disse o escritor.
Disponível em: <https://surl.li/ykdasw>. Acesso em: 23 jan. 2025. [Adaptado].
O que as mulheres mencionadas no texto têm em comum que as torna importantes atualmente?
Leia o texto a seguir.
A rede de drenagem goiana é densa e constituída por rios de médio e grande porte. No entanto, a navegabilidade é parcialmente prejudicada devido ao grande número de cachoeiras e corredeiras. Entretanto, destaca-se o porto de São Simão, localizado no rio Paranaíba, que facilita o escoamento de parte da produção agrícola do estado.
Disponível em: <https://goias.gov.br/imb/wp-content/uploads/sites/29/2024/04/goias-em-dados-2023.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2025. [Adaptado].
Por qual motivo a constituição dos rios de Goiás descrita no texto prejudica a navegação?
Leia o texto a seguir.
Ser tão sem
sem ser tão
tão sem ser.
ATHAYDE, Felix. Poema. In: TELES, G. M. O conto brasileiro em Goiás. 3ª ed. Goiânia: Kelps, 2010, p. 80. [Adaptado].
O poema evidencia qual problema social?
Leia o texto a seguir.
A cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, é assolada pelos maiores incêndios florestais já registrados na região. Segundo dados do governo da Califórnia, foram registrados 135 focos de emergência, 12,3 mil estruturas destruídas e 24 mortes. A cientista Amy Duchelle, líder do time de florestas e clima da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO-ONU), avalia que incêndios florestais ficarão cada vez mais comuns e intensos. “Testemunhamos o que acontece em Los Angeles, mas vimos eventos parecidos em anos anteriores nas áreas do Pantanal e do Cerrado brasileiros, no Canadá, na Grécia, na Argélia, no Havaí…”, lista ela. As próprias projeções das Nações Unidas revelam que incêndios florestais vão crescer 14% até 2030, 30% até 2050 e 50% até o final do século 21.
Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/articles/c2egx388rp2o>. Acesso em: 25 jan. 2025. [Adaptado].
De acordo com o texto, por qual motivo os incêndios mencionados devem gerar preocupação?
Leia o texto a seguir.
A passagem de frentes frias sobre a região de Itumbiara é um evento recorrente ao longo do ano, sendo a maior frequência observada durante os meses de inverno. O deslocamento desses sistemas pode provocar quedas na umidade relativa do ar em cerca de 30%. Já a velocidade do vento aumenta em torno de 80%, podendo chegar a 9 m s-1. A direção do vento muda de nordeste para sul/sudoeste.
CURTARELLI, M. P.; ALCÂNTARA, E. H.; ARAÚJO, C. A. S.; STECH, J. L.; LORENZZETTI, J. A. Avaliação da dinâmica temporal da evaporação no reservatório de Itumbiara, GO, utilizando dados obtidos por sensoriamento remoto. Ambi-Agua, Taubaté, v. 8, n. 1, p. 284-285. [Adaptado]
Os eventos descritos produzem qual evento natural?