Questões de Concurso Público Prefeitura de Itumbiara - GO 2025 para Especialista em Controle Interno
Foram encontradas 16 questões
Leia o texto a seguir.
O POPULAR. Capa. Edição de 29 mar. 1996.
O uso das vírgulas na manchete acima apresenta a função de
[...] só é Artista quem Entrega a explosão aos pés do público com ritmo, poesia, beleza ainda que ele esteja dançando um crime.
BEI, Aline. Pequena Coreografia do Adeus. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
Nesta passagem de Pequena Coreografia do Adeus, a sentença “ainda que ele esteja dançando um crime” expressa a ideia de
Em clima de celebração pela possível indicação de Ainda Estou Aqui ao Oscar 2025, o Cinesesc São Paulo realizará uma reexibição especial de Terra Estrangeira, filme dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas, e estrelado por Fernanda Torres. O filme conta a história de Alex (Torres), uma jovem de São Paulo que vive em Lisboa, onde trabalha como garçonete e enfrenta um relacionamento complicado com Miguel (Alexandre Borges), um músico com dependência em heroína.
Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/terra-estrangeira-de-walter-salles-com-fernanda-torres-ganha-reexibicao/>. Acesso em: 25 jan. 2025.
Em relação à tipologia textual, o trecho pode ser considerado um texto:
Toda vez que visito meu pai, é a mesma coisa: fico no meio da revolta dele contra o uso de “a gente”. Ele fica indignado porque os jornalistas da Globonews usam “a gente”, “a gente”, “a gente”, diz que “é um desserviço à educação”, um “empobrecimento da língua”, e fica preocupado com o futuro e o que vai ser do mundo, só por causa desse “a gente”. Aí, depois de todo o textão, de repente ele solta: “A gente precisa pensar no almoço”.
Disponível em: <https://www.roseta.org.br/2018/05/16/nem-sempre-as-pessoas-falam-aquilo-que-dizem-que-falam/>. Acesso em: 12 jan. 2025.
O texto acima descreve um caso de julgamento de formas linguísticas de acordo com a avaliação social que lhes é conferida. A negação pelo uso da expressão “a gente” no texto está associada

WALKER, Mort. Recruta Zero. 1996.
O pronome demonstrativo “isso” no terceiro quadrinho apresenta função
Está aí uma coisa que discordo. Virou clichê essa frase e esconde nuances. Mesmo nos casos que dependam de ação humana, a IA tende a potencializar o trabalho de um profissional e o impacto pode ser redução de postos de trabalho. Outras atividades podem ser totalmente automatizadas.
Disponível em: <https://www.threads.net/@profrafaelbittencourt/post/DFFfXcOOIBG>. Acesso em: 26 jan. 2025.

Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/conexao-brasilia/se-voce-acha-aecio-x-dilma-barra-pesada-nao-viu-esse-debate/amp/>. Acesso em: 01 fev. 2025.
Associada a imagem ao texto, o modo como os candidatos à presidência é representado ilustra o debate eleitoral como
I. O Itumbiara liderou o Campeonato de ponta a ponta.
II. Nas casas de campo, apanhava de chicote.
A preposição “de”, além de tradicionalmente cumprir sua função gramatical no sistema de transitividade, desempenha uma função lexical em ambas as ocorrências. Respectivamente, nas duas sentenças acima, a preposição “de” indica relações semânticas de
“Muitos influenciadores acham os briefings burocráticos, engessados e os prazos curtos, o que dificulta a entrega do conteúdo conforme a estratégia da marca. Mas o que muitos não percebem é que as campanhas publicitárias têm uma estratégia por trás, que envolve não só o influenciador, mas uma série de outros fatores, como cronogramas, equipe de social media e preocupações com estoque e distribuição de produtos. Quando o influenciador não cumpre o prazo ou o briefing, isso pode gerar grandes problemas para a marca”, pontua a jornalista.
Disponível em: <https://oglobo.globo.com/ela/noticia/2025/01/24/planilha-polemica-com-avaliacoes-sobre-influenciadores-repercute-na-web-e-especialista-chama-a-atencao-desrespeito-aos-contratos-de-sigilo.ghtml>. Acesso em: 24 jan. 2024.
O uso da palavra “briefing” no contexto digital expressa
A diferença nos resultados das cidades, quando considerados valores absolutos e relativos, se justifica respectivamente pela
O coro das Igrejas e as bandas de música foram a escola de músicos vilaboenses, onde se salientaram os regentes de coros, orquestras e banda, excelentes instrumentistas e onde também os cantores puderam desenvolver suas qualidades vocais. A vida girava em torno da Igreja e a música pelo nosso sertão quase que se desenvolvia em função da liturgia, dado aí a frequente inspiração sacra dos nossos compositores. Valorizavam muito os músicos e a eles dispensavam uma especial atenção oferecendo, após a cerimônia, cartuchos de confeitos de amêndoas, sequilhos, chá, café, garrafas de vinho tinto, moscatel do Porto e aguardente do Reino, como relatam os livros da irmandade dos Passos. Esta Irmandade criou o coro para a Semana Santa, possuindo um razoável número de músicos.
CALADO, M. A. Modinha em Goiás. Apud: TELES, J. M. No Santuário de Cora Coralina . Goiânia, Ed. Kelps. 4ª ed., 2010, p. 85. [Adaptado].
O texto enfatiza qual aspecto da religiosidade goiana?
Observa-se que Itumbiara desempenha papel importante como polo de concentração econômica das atividades vinculadas ao campo e como importante polo industrial. O crescimento do município ocorreu em duas etapas, sendo a primeira na década de 1950, motivada pela agricultura, com a produção de arroz e posteriormente milho, e em 1972, com a chegada de Furnas à Itumbiara. A empresa aproveitou o potencial energético do Rio Paranaíba para construir sua maior usina hidrelétrica. Historicamente, o Estado de Goiás teve grande impulso com a agropecuária alavancando a criação da agroindústria e, posteriormente, atraindo outras indústrias, como no caso de Itumbiara, devido sua localização ou pela intervenção pública por meio de incentivos fiscais.
FIEG. Polos industriais do estado de Goiás: Itumbiara. Goiânia: Federação das Indústrias do estado de Goiás, 2018, p. 13.
Por qual motivo o texto associa o desenvolvimento da atividade produtiva com o crescimento urbano?
Fragmento a unidade e falo do mapa de Goiás, fazendo a chamada das localidades principais. não as de maior número de habitantes e produção, mas as que trazem no nome a poesia do sertão.
Chamo os municípios, os distritos e os povoados (os arraiais, os patrimônios, as bibocas do mato) e lhes corto de improviso alguma força e referência para que tenham peso próprio na pronúncia e na lenda.
Tento perdoar aos políticos o mau gosto dos sufixos com que familiarmente formam topônimos ridículos, em -ânia, em -ândia e em -alópolis, apesar do evocatório que envolve os nomes de Goiânia, Hidrolândia e Pirenópolis.
É bom ouvir no termo o prefixo da pedra-lascada acendendo no silêncio a pederneira das palavras: Itaberaí, Itacajá, Itaguaru, Itarumã, Itá, Itaguatins, Itumbiara, Itapirapuã. E também Itapaci, Itapuranga, Itauçu, Itaúna, Itapiratins, Itaguari e Itaguaçu.
TELES, G. M. Localidade. In: TELES, G. M. Hora aberta. 4ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2003, p. 370. [Adaptado].
Utilizando os nomes das cidades goianas, de que forma o poema valoriza a identidade regional?
Em Itumbiara, se por um lado a expansão territorial foi contida pelos limites impostos pelo rio Paranaíba à sudeste, nota-se uma dispersão intensa em direção ao norte (eixo da rodovia BR-153) e noroeste (avenida Modesto de Carvalho em direção à BR-452). Outro fator que influenciou diretamente foi a localização industrial, sobretudo se consideramos a implantação do Distrito Agroindustrial de Itumbiara – DIAGRI, no extremo oeste da cidade. Além disso, vale destacar o papel das áreas residenciais no processo de dispersão territorial ao longo das últimas décadas, seja por meio de loteamentos privados quanto a partir de conjuntos habitacionais implantados pelo poder público. Grande parte destes empreendimentos foram implantados em áreas periféricas mais distantes, a norte e a oeste.
MIYAZAKI, V. K. Análise da morfologia urbana em Itumbiara (GO). Espaço em Revista | v. 21, n. 1. jan./jun. 2019, p. 29-30. [Adaptado].
O processo descrito no texto gerou qual impacto na cidade de Itumbiara?