Questões de Concurso Público Prefeitura de Canto do Buriti - PI 2023 para Nutricionista
Foram encontradas 10 questões
I. O BLH deve perfazer uma área física total mínima de 20m2 , quando vinculado ao hospital.
II. A sala de processamento e estocagem deve ter suprimento de energia 24h/dia, ligado a gerador próprio do estabelecimento, serem climatizados na proporção de 600BTU/m2 e na dependência do número de equipamento.
III. O uso de divisórias removíveis (biombos, por exemplo) na sala de processamento não é permitido. Contudo, paredes pré-fabricadas podem ser usadas, desde que, quando instaladas, tenham acabamento monolítico.
IV. Nas salas de processamento de ordenha do BLH não podem ser instalados ventiladores de teto e circuladores de ar.
Estão corretas as afirmativas:
A absorção do ferro é favorecida pela presença de:
( ) O carboidrato é o único componente da dieta cuja degradação se inicia na boca, onde a amilase secretada pelas glândulas salivares inicia a conversão do amido em maltose e maltotrioses.
( ) As gorduras são frequentemente consumidas na forma de diglicerídeos. O processo digestório dos lipídios inicia-se no intestino por ação química, importante para a emulsificação dos lipídios, e por ação enzimática.
( ) Os produtos da digestão do amido, as maltodextrinas juntamente com a sacarose e a lactose são hidrolisados por outras enzimas presentes na borda em escova do intestino. São elas: sacarose, lactase, maltase e invertase.
( ) A digestão da proteína tem início no estômago, em meio ácido, por ação da pepsina secretada pela mucosa gástrica. A digestão gástrica decompõe as proteínas em proteose, peptonas e polipeptídios maiores. As proteases pancreáticas são secretadas como proenzimas e atividade na luz duodenal.
Marque a alternativa que apresenta a sequência do correto julgamento:
I. A intolerância hereditária à frutose (IHF) é um erro inato do metabolismo de herança autossômica recessiva, reconhecida como importante causa de dor abdominal, os primeiros sintomas são vômitos, falta de ganho de peso, dor abdominal e diarreia, logo após o consumo de frutose, pela introdução de alimentos, como doces, frutas ou por medicamentos.
II. Indivíduos com gliconeogenese tipo I consiste em alimentação frequente com carboidratos simples e a terapia do amido cru ou a infusão contínua de glicose por sonda nasogástrica.
III. A doença do xarope de bordo é uma aminoacidopatia caracterizada por aumento acentuado na concentração dos aminoácidos essenciais de cadeia ramificada. Nessa patologia a suplementação de glutamina e valina é sempre necessária.
De acordo com as assertivas acima, pode-se afirmar que: