Questões de Concurso Público Prefeitura de Canto do Buriti - PI 2023 para Terapeuta Ocupacional

Foram encontradas 9 questões

Q2188408 Terapia Ocupacional
O Terapeuta Ocupacional (TO), pode atuar em diversas áreas clínicas, dentre uma delas, a reumatologia. A osteoartrite (OA) é o atendimento mais comum na terapia ocupacional e acomete mais a população idosa do sexo feminino. A OA pode gerar deformidades nas mãos, as quais levam a limitação nas atividades de vida diária. Segundo American College of Rheumatology, nos tratamentos não medicamentosos, recomenda-se o TO como profissional capacitado frente ao um indivíduo portador de OA (SANTOS, P.S., et al, 2018). Tal profissional pode utilizar dentre suas estratégias a prescrição, confecção e treino de dispositivos de tecnologia assistiva para mãos com OA, tais como, exceto:
Alternativas
Q2188409 Terapia Ocupacional
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma doença que ocasiona alterações histopatológicas cerebrais em determinada área do cérebro, ocasionando sequelas temporárias ou permanentes, totais ou parciais, chegando a interferir no desempenho das atividades da vida diária dos indivíduos acometidos por tal doença. No Brasil, o AVC é a doença que mais gera incapacidades a longo prazo, tendo sua prevalência no sexo masculino, podendo causar a redução de mobilidade em indivíduos acima de 65 anos (CARO, C. C.; COSTA, J. D.; CRUZ, D. M. C., 2018). O Terapeuta Ocupacional (TO), é um dos profissionais da equipe interdisciplinar que atua na reabilitação do indivíduo que sofreu AVC. Este profissional, baseado nas Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Acidente Vascular Cerebral, pode utilizar recursos da Tecnologia Assistiva (TA), como os de mobilidade, os quais podemos citar, exceto:
Alternativas
Q2188410 Terapia Ocupacional
Sabe-se que o Terapeuta Ocupacional (TO) tem uma vasta experiência na saúde mental. A partir da criação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), seguindo um novo modelo de atenção à saúde mental, a desconstrução um modelo manicomial, e a inserção do TO nesses centros. Os CAPS infanto-juvenil (CAPSij) surgem após a III Conferência Nacional de Saúde Mental, tendo sua regulamentação pela Portaria 336/GM em 19 de fevereiro de 2002, pelo Ministério da Saúde. Nesse espaço, CAPSij, o TO utiliza o brincar como instrumento terapêutico. Em uma pesquisa apresentada em revista científica em 2021-2022, apresentou que os Terapeutas Ocupacionais inseridos nos CAPSij utilizam a “Teoria do amadurecimento emocional”, proposta por: 
Alternativas
Q2188411 Terapia Ocupacional
Na reabilitação da mão, o Terapeuta Ocupacional (TO) é um dos mais capacitados profissionais em utilizar estratégias e protocolos específicos para cada caso, além de ser um profissional que desde a base acadêmica tem em sua grade curricular os princípios de tecnologia assistiva, prescrição, confecção e treino de órteses. Porém, para que o TO escolha o protocolo mais adequado para cada caso e obtenha o melhor resultado, considerando o desempenho ocupacional do seu cliente, ele inicialmente lança mão de avaliações. Estas podendo ser estruturadas ou semiestruturadas, contendo a aplicação de testes para uma melhor avaliação funcional da mão (ARAUJO, P.M.P., 2005), tais como, exceto:
Alternativas
Q2188412 Terapia Ocupacional
Nas diversas áreas de atuação do Terapeuta Ocupacional (TO), como a neurologia, traumatoortopedia, reumatologia e na tecnologia assistiva (prescrição, confecção e treino de dispositivos), o TO se baseia em diversos conceitos, sejam anatômicos, fisiológicos, cinesiológicos e biomecânicos. Na base dos estudos cinesiológicos e biomecânicos, o TO se baseia em três Leis de Newton, quando prescreve alguma atividade para seu cliente, uma delas, sendo o Princípio da ação e reação, que se baseia em: 
Alternativas
Q2188413 Terapia Ocupacional
Segundo Silva (2011), a análise de atividade é inerente ao tratamento terapêutico ocupacional, independente do cliente ter uma fratura no punho, ter sido acometido por um acidente vascular cerebral, estar dentro do transtorno do espectro autista ou apresentar um transtorno mental como a esquizofrenia. Sabe-se que Ocupação são ações rotineiras e familiares que os indivíduos realizam ao longo de sua vida que lhe fazem sentido e preenchem seu tempo. Sabe-se que, Atividade é parte da ocupação que o indivíduo está envolvido e envolve diversas tarefas. Enquanto que Tarefa é o fazer humano propriamente dito, porém necessitando de habilidades motoras, cognitivas, perceptivas e interativas. Para Molina e Arnaiz apud Cavalcanti, A.; Galvão, C. (2007), a análise de atividade contempla em cinco áreas. Correlaciona as colunas e em seguida, assinale a alternativa correta:
Coluna 1 I – Física. II – Sensório-perceptiva. III – Cognitiva. IV – Emocional. V – Social.
Coluna 2 A. Qual grau de concentração, memória e pensamento abstrato é necessário?
B. Qual o nível de habilidade de comunicação que se requer? Qual grau de cooperação se espera?
C. Facilita a expressão do sentimento? Satisfaz as necessidades? É motivante? E sobre qual aspecto da atividade? É estimulante?
D. Que tipo de movimento é necessário? Qual grau de força?
E. Que aspectos visuais, táteis e proprioceptivos estão implicados?
Alternativas
Q2188414 Terapia Ocupacional
No último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, cerca de 7% da população brasileira apresenta alguma dificuldade em locomoção. Diversas são as causas que ocasionam tais dificuldades, como traumatismo crânio encefálico, lesão medular, acidente vascular encefálico, amputações, diabetes, obesidade, deficiência mental, mielomeningocele, doenças neuromusculares, entre outras. Na ação terapêutica ocupacional, pode-se prescrever ou indicar diversos dispositivos da tecnologia assistiva que auxiliem na mobilidade, como a cadeira de rodas. Na prescrição da cadeira de rodas, o Terapeuta Ocupacional (TO) considera algumas medidas essenciais para que o dispositivo traga suporte corporal, previna deformidades e/ou contraturas musculares, conforto e potencialize o desempenho ocupacional do indivíduo. Pode-se considerar como medidas essenciais na prescrição terapêutica ocupacional de uma cadeira de rodas, exceto:
Alternativas
Q2188416 Terapia Ocupacional
No decorrer do tratamento terapêutico ocupacional de um indivíduo que sofreu lesão do plexo braquial, o Terapeuta Ocupacional (TO) deve compreender sobre anatomia, fisiopatologia, cinesiologia, biomecânica, tecnologia assistiva, testes padronizados, desempenho ocupacional, análise de atividades. O plexo braquial forma três troncos, sendo: superior, médio e inferior. Assinale a alternativa correta correspondente as formações dos troncos, respectivamente:
Alternativas
Q2188417 Terapia Ocupacional
As órteses são recursos comumente utilizados pelo Terapeuta Ocupacional (TO) em sua assistência clínica, principalmente na reabilitação do membro superior, seja por lesão traumática, doença reumatológica, sequela de doenças neurológicas centrais ou periféricas e sequelas por queimaduras. As órteses se apresentam em duas categorias: estáticas e dinâmicas. E apresentam duas propostas de intervenção: órtese para imobilização e para mobilização (ASSUMPÇÃO, T.S., 2005). Baseado na primeira proposta de intervenção, os objetivos dessa órtese são, exceto: 
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: B
4: E
5: C
6: A
7: E
8: A
9: E