Questões de Concurso Público Prefeitura de Bragança - PA 2024 para Biomédico
Foram encontradas 8 questões
Fonte: https://www.epsjv.fiocruz.br
Considerando o sistema ABO é correto afirmar:

Sobre esses métodos de diagnóstico da dengue, analise as proposições a seguir e marque a alternativa correta:
I. Os testes sorológicos para detecção de anticorpos IgM e IgG são mais comumente utilizados no diagnóstico da doença, no entanto, têm limitações na identificação dos quatro sorotipos da dengue, uma vez que os anticorpos produzidos podem ser semelhantes entre os diferentes sorotipos.
II. O teste NS1 é um ensaio de um único passo, in vitro, capaz de identificar a presença do antígeno NS1 (antígeno não estrutural 1) em soro humano, plasma ou sangue total, na fase inicial da doença. Esse exame também é capaz de identificar os quatro sorotipos da dengue, apesar de não fazer a sua diferenciação.
III. A sensibilidade da RT-PCR em amostras humanas tende a declinar depois de três dias após o início da doença, portanto, a técnica só é eficaz para o diagnóstico da dengue apenas durante estágios muito recentes da doença, ou seja, no período de viremia, mas não no período de convalescência.
Fonte: http://repositorio.unesc.net
Para diferenciar as leucemias mieloides das linfoides e diagnosticar seu subtipo principal são realizados exames como:

Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/06-6-dia-nacional-do-teste-dopezinho-6/
Sobre o teste do pezinho, assinale a alternativa correta:
I. A exposição a material biológico (sangue ou outros líquidos orgânicos potencialmente contaminados) pode resultar em infecção por patógenos como o vírus da imunodeficiência humana (HIV) e os vírus das hepatites B e C.
II. Os Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) se restringem à proteção dos profissionais de saúde durante o exercício das suas atividades, minimizando o risco de contato com lesões de pele, sangue e fluidos corpóreos.
III. Os procedimentos de coleta de material humano só podem ser executados pelos seguintes profissionais legalmente habilitados: médicos, enfermeiros, biólogos e biomédicos.