Questões de Concurso Público Prefeitura de Bragança - PA 2024 para Biomédico

Foram encontradas 15 questões

Q3188693 Não definido
As técnicas de hemaglutinação direta ou indireta permitiram o conhecimento dos grupos sanguíneos, sendo hoje relatados mais de 280 antígenos agrupados em 30 sistemas – notadamente o ABO, o Rh e o MNS, além de outros mais complexos.
Fonte: https://www.epsjv.fiocruz.br


Considerando o sistema ABO é correto afirmar:
Alternativas
Q3188694 Não definido
O Brasil já ultrapassou 1,3 milhões de casos prováveis de dengue em 2024, com 363 óbitos confirmados pela doença. Diante do cenário epidemiológico, a busca por testes de dengue cresceu no país, já que é a principal forma de fazer o diagnóstico diferencial. Dentre os métodos diagnósticos disponíveis para detectar a doença, estão: testes de sorologia, antígeno NS1 e RT-PCR. Cada método possui suas características e aplicações específicas.



Imagem associada para resolução da questão




Sobre esses métodos de diagnóstico da dengue, analise as proposições a seguir e marque a alternativa correta:

I. Os testes sorológicos para detecção de anticorpos IgM e IgG são mais comumente utilizados no diagnóstico da doença, no entanto, têm limitações na identificação dos quatro sorotipos da dengue, uma vez que os anticorpos produzidos podem ser semelhantes entre os diferentes sorotipos.

II. O teste NS1 é um ensaio de um único passo, in vitro, capaz de identificar a presença do antígeno NS1 (antígeno não estrutural 1) em soro humano, plasma ou sangue total, na fase inicial da doença. Esse exame também é capaz de identificar os quatro sorotipos da dengue, apesar de não fazer a sua diferenciação.

III. A sensibilidade da RT-PCR em amostras humanas tende a declinar depois de três dias após o início da doença, portanto, a técnica só é eficaz para o diagnóstico da dengue apenas durante estágios muito recentes da doença, ou seja, no período de viremia, mas não no período de convalescência. 
Alternativas
Q3188695 Não definido
A transfusão sanguínea é um processo que, mesmo realizado dentro das normas técnicas preconizadas, envolve risco sanitário com a ocorrência potencial de incidentes transfusionais, que podem ser classificados em imediatos ou tardios. São exemplos de incidentes transfusionais tardios:
Alternativas
Q3188696 Não definido
As leucemias são um grupo de doenças que surgem de mutações genéticas em células precursoras hematopoiéticas na medula óssea. Classificam-se em agudas e crônicas, que por sua vez, subdividem-se em linfoides e mieloides, dependendo da linhagem acometida. O diagnóstico se baseia na avaliação do sangue periférico e da medula óssea.

Fonte: http://repositorio.unesc.net


Para diferenciar as leucemias mieloides das linfoides e diagnosticar seu subtipo principal são realizados exames como:
Alternativas
Q3188697 Não definido
Popularmente conhecido como teste do pezinho, o exame faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), que tem o objetivo de rastrear a população a fim de identificar distúrbios e doenças no recém-nascido, em tempo oportuno, para que seja feita a intervenção adequada, garantindo tratamento e acompanhamento contínuo às pessoas com diagnóstico positivo. 


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/06-6-dia-nacional-do-teste-dopezinho-6/


Sobre o teste do pezinho, assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q3188698 Não definido
Para as ações de monitoramento e investigações envolvendo análises laboratoriais, um conjunto de informações e orientações técnicas são necessárias para garantirem um exame de qualidade, confiável e seguro, que sofra o mínimo de interferências possíveis. Sobre esse assunto, analise as proposições a seguir e marque a alternativa correta:

I. A exposição a material biológico (sangue ou outros líquidos orgânicos potencialmente contaminados) pode resultar em infecção por patógenos como o vírus da imunodeficiência humana (HIV) e os vírus das hepatites B e C.
II. Os Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) se restringem à proteção dos profissionais de saúde durante o exercício das suas atividades, minimizando o risco de contato com lesões de pele, sangue e fluidos corpóreos.
III. Os procedimentos de coleta de material humano só podem ser executados pelos seguintes profissionais legalmente habilitados: médicos, enfermeiros, biólogos e biomédicos.
Alternativas
Q3188699 Não definido
Com a evolução das gerações dos testes sorológicos, foi possível fazer o diagnóstico da infecção pelo HIV de forma cada vez mais precoce, reduzindo a janela imunológica e melhorando o valor preditivo positivo e disponibilizando uma diversidade de opções no mercado. São testes laboratoriais utilizados para pesquisa de HIV-1/HIV2, exceto:
Alternativas
Q3188700 Não definido
A câmara de Neubauer, também conhecida como hemocitômetro, é uma lâmina grossa de uso microscópico, com formato retangular e normalmente de vidro, com uma depressão no centro, utilizada para fazer contagem de células por unidade de volume de uma suspensão. Podem ser contadas as células sanguíneas, tais como eritrócitos e leucócitos, assim como células oriundas de outros procedimentos invasivos para investigação de determinadas patologias. Em relação à contagem de eritrócitos e leucócitos em câmara de Neubauer, analise as alternativas e marque a correta:
Alternativas
Q3188701 Não definido
O Sistema Único de Saúde (SUS) é composto pelo Ministério da Saúde, Estados e Municípios, conforme determina a Constituição Federal. Cada ente tem suas co-responsabilidades. No que se refere às responsabilidades dos entes que compõem o SUS, analise as proposições a seguir e marque a alternativa correta:

I. Os Municípios possuem secretarias específicas para a gestão de saúde. Além de ser um dos parceiros para a aplicação de políticas nacionais de saúde, formula suas próprias políticas de saúde.
II. O Ministério da Saúde tem a função de planejar, elaborar normas, avaliar e utilizar instrumentos para o controle do SUS. Formula políticas nacionais de saúde, mas não realiza as ações.
III. Os Estados são responsáveis pela organização do atendimento à saúde e a execução das ações e serviços de saúde no âmbito do seu território. 
Alternativas
Q3188702 Não definido
Os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) constituem as bases para o funcionamento e organização do sistema de saúde em nosso país, afirmando direitos conquistados historicamente pelo povo brasileiro e o formato democrático, humanista e federalista que deve caracterizar sua materialização. Assim, o SUS norteia-se por princípios doutrinários (expressam ideias filosóficas) e organizativos (refere-se ao funcionamento do sistema). São considerados princípios organizativos do SUS:
Alternativas
Q3188703 Não definido
As equipes multidisciplinares do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), tem como base a atuação integrada para dar suportes:
Alternativas
Q3188704 Não definido
É um conjunto de propostas de condutas articuladas, para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar, com apoio matricial, muitas vezes envolvendo as equipes do NASF e do ESF. Esse texto se refere ao que chamamos de:
Alternativas
Q3188705 Não definido
As agendas que os profissionais envolvidos na atenção primária devem ser feita de forma a considerar ações extra consultório, tais como:

I. Programas de educação em saúde.
II. Atendimentos familiares nas comunidades via visitas domiciliar.
III. Vinculação aos serviços de alta complexidade, com base em direcionamento hospitalar.

Está(riam) correta(s):
Alternativas
Q3188706 Não definido
Em relação às transferências e contrapartidas, o reembolso das despesas, realizadas em função de atendimentos prestados por unidades públicas a beneficiários de planos privados de saúde, constitui, segundo a Norma Operacional Básica de 1996: 
Alternativas
Q3188707 Não definido
O programa saúde na escola visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira e tem como componentes:

I. Avaliação das Condições de Saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública.
II. Promoção da Saúde e de atividades de Prevenção.
III. Educação Permanente e Capacitação dos Profissionais da Educação e da Saúde e de Jovens.


Está(riam) correta(s):
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: B
4: A
5: E
6: A
7: D
8: B
9: B
10: E
11: D
12: C
13: B
14: A
15: A