Questões de Concurso Público Prefeitura de Bragança - PA 2024 para Terapeuta Ocupacional

Foram encontradas 9 questões

Q3192672 Terapia Ocupacional
Disfunção neurodegenerativa progressiva que atinge o Sistema Nervoso Central, que compromete funções do indivíduo, é a Doença de Alzheimer. Tal doença compremete a realização das atividades de vida diária, atividades instrumentais de vida diária, participação social, lazer e atividades laborativas. O terapeuta ocupacional que atua com indivíduo com a Doença de Alzheirmer visa estimular o, exceto:
Alternativas
Q3192673 Terapia Ocupacional
Alterações sensório motoras, cognitivas e perceptuais, são sequelas provocadas pelo Acidente Vascular Cerebral. Na reabilitação pós acidente vascular cerebral, a prática do terapeuta ocupacional é fundamentada no uso de técnicas e métodos baseados em evidências, dentre elas pode-se citar, exceto:
Alternativas
Q3192674 Terapia Ocupacional
Ideias organizadas para sintetizar e integrar teoria e prática, que serve como ferramenta de ordenação, categorização e simplificação de fenômenos complexos, a representação simplificada de estrutura e conteúdo, além de descrever a relação complexa entre seus conceitos. A descrição que lemos, relacionada a prática do terapeuta ocupacional, é o conceito de:
Alternativas
Q3192676 Terapia Ocupacional
A Tecnologia Assistiva engloba recursos que auxiliam pessoas com deficiência para promover independência, e um desses recursos é a órtese. A órtese amplamente utilizada por profissionais da reabilitação como o terapeuta ocupacional e em diversas áreas, para auxiliar indivíduos portadores de sequelas neurológicas centrais, neurológicas periféricas, traumatológicas, ortopédicas e de queimaduras. As órteses, são recursos que o terapeuta ocupacional utiliza a partir de uma criteriosa avalição para prescrever, confeccionar e orientar uso e higiene da mesma no decorrer da reabilitação. As órteses têm como objetivos, exceto:
Alternativas
Q3192677 Terapia Ocupacional
A tenossinovite estenosante, chamada de dedo em gatilho, ocorre quando o tendão flexor se prende na polia, não possibilitando seu deslizamento de forma contínua, ocorrendo “os engates”. O dedo em gatilho é uma patologia frequentemente encontrada na população adulta e nos atendimentos terapêuticos ocupacionais que atuam na área da reabilitação física funcional. Tal doença acomete diretamente a realização de atividades de vida diária, como lavar o cabelo, às mais complexas, como realizar uma cirurgia. O terapeuta ocupacional, na sua prática, utiliza diversas técnicas e recursos, tais como, exceto:
Alternativas
Q3192678 Terapia Ocupacional
Dormência, formigamento e dor do polegar e 2º, 3º e parte do 4º dedo, são sintomas característicos da Síndrome do Túnel do Carpo. No dia a dia do terapeuta ocupacional da reabilitação física funcional, é comum ter em seu consultório indivíduos com essa síndrome e uma das queixas é não conseguir segurar uma caneta para escrever, abotoar roupa, abotoar adornos (cordão e pulseira). Dentre as diversas técnicas e recursos que o terapeuta ocupacional dispõem na reabilitação de tal indivíduo é o uso de órtese e o tipo mais utilizado é: 
Alternativas
Q3192679 Terapia Ocupacional
Há diversas patologias que acometem a coluna vertebral e esta geralmente tem como primeiro sintoma a dor. A dor pode se manter em tempo curto ou longo, caracterizando o quadro álgico agudo ou crônico, respectivamente. O terapeuta ocupacional que atua na reabilitação física funcional com dores que advém da coluna se depara com diversas consequências do dia a dia do indivíduo, desde a impossibilidade de vestir parte inferior, como a de executar uma atividade laborativa. Dentre as técnicas e recursos que o terapeuta ocupacional pode utilizar com esta população, dentro da promoção da saúde, é:
Alternativas
Q3192680 Terapia Ocupacional
A criança com Transtorno do Espectro do Autismo traz consigo um brincar comprometido, dificuldades na interação social, atraso na comunicação além de movimentos esteriotipados. Na prática do terapeuta ocupacional que atua na pediatria é necessário saber analisar o desenvolvimento da criança, seus interesses (brinquedos e brincadeiras), a rotina, a participação familiar e o contexto escolar, quando incluso. Dentre uma estratégia terapêutica ocupacional utilizada nesse contexto e apresentada aos pais da criança que encontra-se no espectro é, exceto: 
Alternativas
Q3192681 Terapia Ocupacional
A mão é uma parte corpórea muito representativa no dia a dia do ser humano, uma vez que ela age para se comunicar, para realizar atividades básicas até as mais complexas. No dia a dia da atuação do terapeuta ocupacional a mão é um instrumento importante para o treino das atividades inerentes a ocupação humana. Dentre a formação da mão temos tendões, fáscia, ligamentos, polias, músculos, nervos, parte cutânea, além dos ossos. Com base no texto, assinale a alternativa que corresponde a quantidade de ossos que formam a mão:
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: A
4: E
5: B
6: D
7: C
8: C
9: E