Questões de Concurso Público Prefeitura de Santarém - PA 2024 para Técnico em Enfermagem

Foram encontradas 20 questões

Q3008160 Enfermagem
O choque hipovolêmico resulta da diminuição do volume intravascular, podendo levar à inadequação do débito cardíaco, sendo a hemorragia e a perda de fluído os exemplos clínicos mais comuns. Considere os seguintes sinais e sintomas:

I. Alteração do nível de consciência, paresia em MMII.
II. Febre, disartria, melena.
III. Hipotensão, taquipneia, pulso rápido e fraco e pele fria e pegajosa.


Quais estão relacionados ao choque hipovolêmico?
Alternativas
Q3008161 Enfermagem
Durante a verificação dos Sinais Vitais de um paciente, o técnico de enfermagem observa que a frequência cardíaca é de 48 batimentos por minuto (bpm) e a frequência respiratória é de 10 incursões respiratórias por minuto (irpm), quais os termos utilizados para descrever, respectivamente estas alterações:
Alternativas
Q3008162 Enfermagem
A terapia intravenosa é utilizada de forma extensa como instrumento terapêutico nas unidades de saúde. Estes dispositivos são essenciais no processo assistencial, sendo papel dos profissionais envolvidos a prevenção das complicações, que podem ser decorrentes do próprio paciente, do dispositivo empregado e/ou do cuidado prestado. Sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q3008163 Enfermagem
A reanimação cardiopulmonar (RCP) é um conjunto de manobras e procedimentos realizados em pacientes apresentando parada cardiorrespiratória (PCR). Essas manobras visam manter a circulação sanguínea para o coração e outros órgãos vitais, garantindo a sobrevida do paciente. A compressão torácica efetiva deve considerar frequência, profundidade, retorno do tórax a cada compressão e mínima interrupção. Assinale a alternativa que apresenta a frequência e profundidade necessárias para o atendimento de um paciente adulto em PCR:
Alternativas
Q3008164 Enfermagem
A tuberculose (TB) pode acometer uma série de órgãos e/ou sistemas. A apresentação da TB na forma pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é essa forma, especialmente a bacilífera, a responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), assinale a alternativa que corresponde ao tipo de precaução que deve ser utilizada no atendimento a pacientes com suspeita ou portadores de TB: 
Alternativas
Q3008165 Enfermagem
O esquema de tratamento da tuberculose é padronizado e deve ser realizado de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, compreende duas fases: a intensiva (ou de ataque), e a de manutenção. O esquema básico para tratamento da TB em adultos e adolescentes é composto por quatro fármacos na fase intensiva e dois na fase de manutenção. Assinale a alternativa que apresenta respectivamente estes fármacos:
Alternativas
Q3008166 Enfermagem
A hanseníase é uma doença infecciosa de evolução crônica que, embora curável, ainda permanece endêmica em várias regiões do mundo, principalmente na Índia, no Brasil e na Indonésia. Está associada à pobreza e ao acesso precário a moradia, alimentação, cuidados de saúde e educação. Sobre o assunto, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:

I. É causada pelo Mycobacterium lepromatosis (M. leprae), um bacilo álcool-ácido resistente.
II. A principal fonte de infecção pelo bacilo são indivíduos acometidos pela hanseníase não tratados e com alta carga bacilar, que eliminam o bacilo pelas vias aéreas superiores.
III. Os objetivos primordiais do tratamento da hanseníase são a cura da infecção mediante a antibioticoterapia e a prevenção tanto das incapacidades físicas como do comprometimento da função neurológica.
Alternativas
Q3008167 Enfermagem
Em atendimento na sala de vacina da unidade de saúde, o técnico de enfermagem recebe A.K.L., sexo masculino, 18 anos, abaixo encontra-se a caderneta de vacinação apresentada pelo adolescente contendo os seguintes registros:
Imagem associada para resolução da questão



O técnico de enfermagem deve:
Alternativas
Q3008168 Enfermagem
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil completou dois anos sem casos autóctones (com transmissão em território nacional) de sarampo. Para que o país possa continuar sem casos, é fundamental alcançar coberturas vacinais de, no mínimo, 95% de forma homogênea, visando a proteção da nossa população diante da possibilidade de ocorrência de casos importados do vírus e reduzindo assim o risco de introdução da doença. Assinale a alternativa que apresenta as vacinas disponíveis contra o sarampo no Programa Nacional de Imunização: 
Alternativas
Q3008169 Enfermagem
De acordo com o potencial de contaminação, as cirurgias podem ser classificadas em limpas, potencialmente contaminadas, contaminadas e infectadas. Relacione a primeira coluna com a segunda e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

COLUNA 1

1. Limpa
2. Potencialmente contaminada
3. Contaminada
4. Infectada

COLUNA 2

A. Mamoplastia.
B. Colectomia.
C. Colecistectomia com colangiografia.
D. Apendicectomia com supuração local.
Alternativas
Q3008170 Enfermagem
O técnico de enfermagem J.L.T. foi intimado a testemunhar em um caso que exige a revelação de um fato sigiloso do qual foi tomado conhecimento durante sua atividade profissional. O Código de Ética Profissional de Enfermagem orienta que: 
Alternativas
Q3008171 Enfermagem
De acordo com a Lei nº 7.498/86, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, e dá outras providências, analise as afirmativas a seguir:

I. Consulta de enfermagem.
II. Prescrição da assistência de enfermagem.
III. Cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida.
IV. Participar da programação da assistência de enfermagem.
V. Participar da orientação e supervisão do trabalho de enfermagem em grau auxiliar.


Cabe ao técnico de enfermagem, as atividades descritas nos seguintes itens:
Alternativas
Q3008172 Enfermagem
A prescrição médica orienta a administração de Solução Glicosada (SG) 10%, porém a farmácia dispõe apenas de frasco de Solução Glicosada (SG) 5% e na unidade existem ampolas de Glicose 50% com 20 ml. Quantos ml de glicose serão necessários para transformar 500 ml de SG 5% em SG10%?
Alternativas
Q3008173 Enfermagem
Para um paciente em choque hipovolêmico, foram prescritos 250 ml de Solução Glicosada 5% e 5 ampolas de noradrenalina com 10 ml cada, a serem infundidos em 8 horas. Para atender à prescrição, qual deverá ser o gotejamento da infusão?
Alternativas
Q3008174 Enfermagem
Segundo a Constituição Federal de 1988, a assistência à saúde é:
Alternativas
Q3008175 Enfermagem
Os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde foram estabelecidos na:
Alternativas
Q3008176 Enfermagem
Os sinais de alarme da dengue são causados, prioritariamente, pelo aumento da permeabilidade vascular, que demonstra o deterioramento da condição clínica do paciente, podendo evoluir para choque devido ao extravasamento de plasma. Assinale a alternativa que não apresenta um sinal de alarme da dengue:
Alternativas
Q3008177 Enfermagem
Os resíduos sólidos dos serviços de saúde (RSS) apresentam um perfil diversificado e heterogêneo, o que demanda uma classificação eficiente para evitar o manuseio inadequado, priorizando a segurança. O símbolo representado na figura abaixo se refere ao transporte e armazenamento de resíduo:

Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q3008178 Enfermagem
Lançada em 2003, esta política busca colocar em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. Trata-se da: 
Alternativas
Q3008179 Enfermagem
Um paciente portador de mielite apresenta parestesia em membros inferiores, este termo significa:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: E
4: A
5: D
6: A
7: E
8: A
9: B
10: D
11: E
12: C
13: C
14: D
15: E
16: E
17: D
18: C
19: D
20: C