Questões de Concurso Público Prefeitura de São José do Piauí - PI 2023 para Professor de Língua Portuguesa
Foram encontradas 20 questões
“Terceiro maior produtor de alimentos do mundo segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Brasil provê comida para cerca de 800 milhões de pessoas, conforme a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Tamanha fartura não impede que 125,2 milhões de pessoas, mais da metade da população do país, enfrentem algum nível de insegurança alimentar. A definição inclui não apenas ingerir comida em quantidade insuficiente, mas também de baixa qualidade, de acordo com dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede Penssan). Como resolver esse paradoxo? Pesquisas em diferentes campos do conhecimento propõem que a chave está em abordar o problema da fome analisando gargalos em sistemas alimentares, que abarcam a trajetória do cultivo até a mesa do consumidor, além de passar a considerar os impactos da crise climática nesse cenário.”
QUEIROZ, Christina. Ciência propõe olhar abrangente para sanar a fome no Brasil. Pesquisa Fapesp, junho de 2023. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/ciencia-propoe-olhar-ampliado-para-sanara-fome-no-brasil/. Acesso em: 07 jun. 2023.
De acordo com esse excerto:
Qual é a função da linguagem predominante na propaganda abaixo?
Créditos: PATEO Hyundai (Facebook). 22 de junho de 2020. Acesso em: 04
jun. 2023.
LEITE, Will. Anésia 694, 03 de junho de 2023. Disponível em: http://www.willtirando.com.br/anesia-694/. Acesso em: 05 jun. 2023.
“O glúteo máximo foi fundamental na evolução. Graças a ele, nos tornamos predadores mais ágeis e inteligentes. Entenda como as nádegas nos tornaram humanos.”
CARVALHO, Alexandre. Uma breve história da bunda. Superinteressante, 19 de maio de 2023. Disponível em: https://super.abril.com.br/historia/uma-brevehistoria-da-bunda/. Acesso em: 05 jun. 2023.
“Embora urinar seja algo tão fundamental e cotidiano, aparentemente a grande maioria dos homens tem feito isso de maneira errada, ou pelo menos não da maneira ideal, segundo um renomado urologista.
Ao jornal britânico The Telegraph, Gerald Collins, cirurgião de urologia no Hospital Alexandra de Cheshire, na Inglaterra, afirmou que os homens devem se sentar para urinar.
No entanto, uma pesquisa com mais de 7 mil homens de 13 países mostrou que muitos não o fazem nunca.
[...]” MAIORIA dos homens faz xixi errado, diz urologista. Planeta, 01 de junho de 2023. Disponível em: https://www.revistaplaneta.com.br/maioria-doshomens-faz-xixi-errado-diz-urologista/. Acesso em: 05 jun. 2023.
I- Me dói falar em bebê Bebê era como eu chamava você...
II- Não me atenda Se acaso de madrugada... Chegar algum volta para mim
III - Hackearam-me, hackearam-me [...] Composição: Tierry.
Considerando as regras gramaticais, quanto ao uso dos pronomes oblíquos, encontramos o uso adequado em:
“DOM DEUS DÁ A TODOS UMA ESTRELA. UNS FAZEM DA ESTRELA UM SOL. OUTROS NEM CONSEGUEM VÊ- LA.” Kolodi, Helena.
As figuras de linguagem representam o recurso na estrutura linguística das poesias e o Haikai é uma forma clássica de se fazer poema. Nesse texto predomina a linguagem:
Número de idosos matriculados em cursos de graduação aumenta 46,3% [...]
Aos 71 anos, José Ignácio Castro da Silva está cursando o segundo ano de licenciatura a distância em História. Ele faz parte do grupo das 7.813 pessoas com 65 anos ou mais matriculadas num curso de graduação no país, segundo o Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
O número pode parecer pequeno no universo de matrículas na educação superior – cerca de 8,2 milhões –, no entanto, esta é a faixa etária que apresentou maior crescimento desde 2013: 46,3%. No mesmo período, as matrículas de jovens entre 19 e 24 anos, por exemplo, aumentaram 15,4%, atingindo a marca de 3,9 milhões em 2017. O crescimento médio, considerando todas as faixas etárias, foi de 13,2%.
[...] AVANCINI, Marta. Disponível em: https://revistaensinosuperior.com.br/idososensino superior/. Acesso em 16 nov. 2021.
As palavras “Ele” e “esta”, sublinhadas no texto, representam o uso dos seguintes procedimentos linguísticos, na ordem:
“A solidão não é forçosamente negativa, pelo contrário, até me parece um privilégio. Talvez minha solidão seja excessiva, mas eu detestei sempre as coisas mundanas. Estar com as pessoas apenas para gastar as horas é-me insuportável.”
https://www.citador.pt/frases/a-solidao-nao-eforcosamente-negativa-pelo-contr-eugenio-de-andrade-18758
Analisando a oração a seguir:
“Estar com as pessoas apenas para gastar as horas é-me insuportável.”
Assinale a alternativa correta que explica sintaticamente o uso do pronome “me” na construção da oração.
Leia o seguinte texto para responder a questão
Leia as seguintes assertivas:
I – A tirinha contém linguagem verbal e linguagem não verbal;
II – Em todos os quadrinhos, Gaturro utiliza a fala, respondendo ao questionamento, de forma oral.
III – A expressão facial da personagem indica que Gaturro está desanimado para ir à escola.
Está correto o que se afirma em:
Leia o seguinte texto para responder a questão
“Um dia, caudaloso cansou de ser maltratado e resolveu sair com outras palavras. Esbarrou com o abraço que, por sua vez, estava farto de sair com grande, essa palavra tão gasta.”
Nesse trecho, as duas palavras destacadas, que são classificadas tradicionalmente como adjetivos, pois normalmente expressam características, recebem outra classificação, pois aparecem como: