Questões de Concurso Público Prefeitura de Dom Eliseu - PA 2023 para Terapeuta Ocupacional

Foram encontradas 20 questões

Q2366371 Terapia Ocupacional
Em 1917, um pequeno grupo de médicos, enfermeiros, arquitetos, Assistentes Sociais, secretárias e professores de artes e trabalhos manuais. Reuniram-se com o pensamento de que a ocupação favorece de modo considerável sua função na cura e na saúde. Esse encontro registra a criação da National Society for the Promotionof Occupational Therapy (NSPOT) e é o que hoje é chamado de American Occupational Therapy Association ou (AOTA). Essa reunião marcou as origens da profissão de TO, criou-se uma escola formadora de TO vinculada à universidade, firmando-se como área própria. Com o surgimento de mais escolas em todo país, levou-se a oficialização dos currículos. Estabelecendo padrões de formação e consolidação dos fundamentos da profissão e sua organização (WILLARD, 2011; MEDEIROS, 2003) Qual foi o primeiro país a reconhecer a Terapia Ocupacional como profissão? 
Alternativas
Q2366372 Terapia Ocupacional
Qual é a definição de terapia ocupacional?
Alternativas
Q2366373 Terapia Ocupacional
Qual é o objetivo principal da terapia ocupacional? 
Alternativas
Q2366374 Terapia Ocupacional
Quais são as áreas de atuação da terapia ocupacional? 
Alternativas
Q2366375 Terapia Ocupacional
A prática baseada em evidências (PBE) é uma abordagem importante na terapia ocupacional e em outras áreas da saúde que envolve a utilização de evidências científicas para orientar a tomada de decisão clínica. A PBE é importante na terapia ocupacional porque ajuda os terapeutas ocupacionais a fornecer intervenções eficazes e comprovadas para seus pacientes. Ao utilizar a PBE, os terapeutas ocupacionais não podem:  
Alternativas
Q2366376 Terapia Ocupacional
Os recursos terapêuticos podem incluir atividades, materiais e equipamentos que são utilizados para ajudar os pacientes a realizar atividades diárias, desenvolver habilidades motoras, cognitivas e emocionais, melhorar a comunicação e a interação social, entre outros objetivos. O código de ética enfatiza que os terapeutas ocupacionais devem selecionar e adaptar os recursos terapêuticos de acordo com as necessidades e objetivos dos pacientes, e que os pacientes devem ser envolvidos no processo de seleção e avaliação dos recursos terapêuticos. Segundo o Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional, qual é o principal objetivo do uso de recursos terapêuticos em terapia ocupacional? 
Alternativas
Q2366377 Terapia Ocupacional
O Conselho Federal de Terapia Ocupacional (Coffito) reconhece a importância da análise de atividade na prática da terapia ocupacional. A análise de atividade é fundamental para a promoção da saúde e prevenção de doenças, pois permite identificar fatores que possam estar afetando o desempenho ocupacional e desenvolver estratégias para prevenir ou minimizar esses fatores. Dessa forma, a análise de atividade é uma ferramenta fundamental para a prática da terapia ocupacional e para o processo de reabilitação e reintegração social de pessoas com deficiência, lesões ou doenças que afetam sua capacidade de realizar atividades ocupacionais. De acordo com o Conselho Federal de Terapia Ocupacional, qual é a importância da análise de atividade em terapia ocupacional? 
Alternativas
Q2366378 Terapia Ocupacional
As abordagens em terapia ocupacional podem incluir diversas técnicas e métodos, como a análise de atividade, a adaptação do ambiente, o treinamento de habilidades, entre outros, sempre visando a promoção da participação e autonomia do indivíduo nas atividades ocupacionais que são importantes para ele. O objetivo final é ajudar as pessoas a alcançarem a melhor qualidade de vida possível, através do uso terapêutico das atividades ocupacionais. Segundo o Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional (2018), qual é o principal objetivo das abordagens bioéticas em terapia ocupacional? 
Alternativas
Q2366379 Terapia Ocupacional
Sobre a ética em terapia ocupacional?  
Alternativas
Q2366380 Terapia Ocupacional
Segundo o Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional, constituem-se deveres fundamentais do terapeuta ocupacional, segundo sua área e atribuição específica: 
Alternativas
Q2366381 Terapia Ocupacional
A profissão a Terapia Ocupacional foi regulamentada como profissão no Brasil em 1959, através da Lei nº 3.319. Com o passar dos anos, a Terapia Ocupacional expandiu sua atuação para outras áreas da saúde e do bemestar, além de ter assumido um caráter mais amplo e integrado, enfatizando a importância das atividades ocupacionais para a promoção da saúde física e mental, prevenção de doenças e tratamento de diversas condições clínicas, incluindo deficiências físicas e mentais, transtornos psiquiátricos, sequelas de lesões e doenças crônicas, entre outras. Neste sentido, qual o objetivo o acompanhamento terapêutico no processo de reabilitação psicossocial de pacientes psiquiátricos com longa história de internação: 
Alternativas
Q2366382 Terapia Ocupacional
Qual é o papel da terapia ocupacional na reabilitação psicossocial? 
Alternativas
Q2366383 Terapia Ocupacional
O Acompanhamento Terapêutico é um tipo de tratamento em saúde mental que se concentra nas conexões e relacionamentos que o paciente tem com as pessoas ao seu redor. Trata-se de uma forma de cuidados intensivos em saúde mental, articulada à prevenção de riscos, ao manejo terapêutico e à promoção de saúde, na qual o setting clínico afasta-se dos enquadres dos consultórios tradicionais. O tratamento não acontece em um consultório tradicional, mas sim onde o paciente e o acompanhante circulam juntos pela cidade, trabalho, lazer e em casa. Logo, constitui-se como uma estratégia terapêutica nômade a qual, orientada à indução de aberturas emancipatórias para a vida, aponta para:
Alternativas
Q2366384 Terapia Ocupacional
O AT é uma prática que consiste em desmontar os procedimentos fragmentados e limitados da terapia em hospitais psiquiátricos, que se concentram apenas na patologização do comportamento desviante. Ao se unir às propostas reabilitativas sociopolíticas, o AT amplia suas estratégias clínicas e possibilidades de intervenção em várias redes de atuação. Qual o papel da terapia ocupacional na promoção da saúde mental na Atenção Primária à Saúde (APS): 
Alternativas
Q2366385 Terapia Ocupacional
Qual é o objetivo da reabilitação psicossocial na terapia ocupacional? 
Alternativas
Q2366386 Terapia Ocupacional
Na terapia ocupacional com pacientes neurológicos, quais recursos terapêuticos são utilizados para melhorar a coordenação motora fina, à exceção: 
Alternativas
Q2366387 Terapia Ocupacional
Constituem deveres fundamentais dos profissionais terapeutas ocupacionais na sua relação com o cliente/paciente/usuário/família/grupo/comunidade, à exceção: 
Alternativas
Q2366388 Terapia Ocupacional
Na terapia ocupacional, a Análise de Atividade é uma abordagem utilizada para:  
Alternativas
Q2366389 Terapia Ocupacional
Qual é o objetivo da utilização de recursos terapêuticos na terapia ocupacional? 
Alternativas
Q2366390 Terapia Ocupacional
Na terapia ocupacional em oncologia, qual é o papel do terapeuta ocupacional?  
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: A
5: E
6: E
7: A
8: D
9: C
10: B
11: C
12: A
13: B
14: D
15: E
16: D
17: E
18: B
19: E
20: D