Questões de Concurso Público Prefeitura de Córrego Novo - MG 2022 para Agente de Endemias

Foram encontradas 14 questões

Q1952249 Saúde Pública
Em uma visita domiciliar, o Agente de Combate a Endemias notou uma infestação de roedores em uma residência. Diante da situação, o Agente de Combate a Endemias deve orientar aos moradores que os roedores são capazes de transmitir algumas doenças e entre elas se encontra a:
Alternativas
Q1952250 Saúde Pública
A elevação do número de casos de uma doença ou agravo, em um determinado lugar e período de tempo, caracterizando, de forma clara, um excesso em relação à frequência esperada, é denominada de: 
Alternativas
Q1952251 Saúde Pública
As medidas de saneamento básico, tais como, abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e a drenagem e manejo de águas pluviais urbanas, são importantes para a prevenção e controle da(o): 
Alternativas
Q1952252 Saúde Pública
A transmissão da seguinte zoonose se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura de mucosas: 
Alternativas
Q1952253 Saúde Pública
A doença de Chagas (DC) é uma das consequências da infecção humana pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi. Para prevenção e controle da Doença de Chagas, ações sistematizadas de controle químico devem ser focalizadas nas populações do seguinte animal vetor da doença: 
Alternativas
Q1952254 Saúde Pública
Sobre a febre amarela, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1952255 Saúde Pública
A Leishmaniose Visceral (LV) é uma doença endêmica no Brasil, que ainda se encontra em franca expansão territorial para municípios indenes. Sobre a doença, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q1952256 Saúde Pública

Analise as afirmativas abaixo sobre a Raiva:


I. O trabalho a ser desenvolvido pelos serviços de vigilância de zoonoses deve considerar a situação epidemiológica de cada região e estado, quanto à presença da(s) variante(s) circulante(s), para determinar as medidas de controle a serem tomadas.

II. A qualquer pessoa agredida por cão, gato, morcego ou outro mamífero, orientar que lave, imediatamente, o ferimento com água corrente, sabão ou outro detergente e, em seguida, aplique Antissépticos. Encaminhá-la, de imediato, ao Posto de Saúde/Unidade da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) mais próximo para atendimento e avaliação médica.


Após a análise das afirmativas, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Q1952257 Saúde Pública
Considerando as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e sua importância como problemas de saúde pública, marque a alternativa que representa a prioridade no controle de epidemias: 
Alternativas
Q1952258 Saúde Pública
Assinale a resposta INCORRETA sobre a notificação de doenças.
Alternativas
Q1952259 Saúde Pública
Sobre o Sistema Único de Saúde no Brasil, assinale a resposta CORRETA.
Alternativas
Q1952260 Saúde Pública
Os produtos tóxicos são introduzidos nos organismos de diferentes maneiras e são classificados de acordo com as formas de penetração no organismo. São portas de entrada de produto tóxico utilizados no controle de pragas nos organismos das pessoas, EXCETO:
Alternativas
Q1952261 Saúde Pública
Os equipamentos de proteção individual (EPI) constituem todo objeto que possa proteger o trabalhador, evitando o contato com toxicantes, exposição a ruídos e radiações, proteção contra queda livre, objetos perfurocortantes, etc. Constituem EPI de proteção dermal, EXCETO:
Alternativas
Q1952262 Saúde Pública
Doença que, no Brasil, inicialmente tinha um caráter eminentemente rural e que, recentemente vem se expandindo para as áreas urbanas de médio e grande porte, afetando frequentemente crianças menores de 10 anos, predominantemente do sexo masculino. Seu agente etiológico são protozoários tripanosomatídeos, parasitas intracelulares de células do sistema fagocítico mononuclear. 
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: C
5: C
6: B
7: A
8: C
9: D
10: A
11: B
12: D
13: D
14: A