Questões de Concurso Público Prefeitura de Córrego Novo - MG 2022 para Professor de Educação Física
Foram encontradas 9 questões
I. Brincar é um manifesto natural, que nos proporciona o desenvolvimento de nossas potencialidades e dimensões. II. A brincadeira/jogo fornece a ocasião de tentar combinações de conduta, que sob pressões funcionais são sempre tentadas. III. O jogo e a arte nascem de um acréscimo de energia vital, de que o homem e a criança não necessitam para a satisfação de suas necessidades imediatas e que utilizam para a imitação gratuita e divertida de comportamentos reais. IV. Joga-se, sobretudo, quando as necessidades estão cumpridas; quando não há faltas percebidas; quando, ao contrário, há sobras. Ou seja, jogar é como praticar alguma atividade que não se dirige a um fim objetivo, não visa dar conta de uma tarefa.
Estão CORRETAS as afirmativas:
A temperatura corporal reflete um equilíbrio entre a produção e a perda de calor, sendo que, todos os tecidos metabolicamente ativos produzem calor que pode ser utilizado para manter a temperatura interna do corpo. A capacidade do nosso organismo para manter uma temperatura interna constante depende do equilíbrio entre o ganho do calor decorrente do metabolismo e do meio ambiente com o calor que o corpo perde através dos mecanismos de transferência de calor.
Fonte: WILMORE, J. H.; COSTILL, D. L. Fisiologia do Esporte e do Exercício. 2 ed. Barueri: Manole, 2001.
O calor corporal é perdido por quatro mecanismos de transferência, sendo eles: condução, convecção, radiação e evaporação. Sobre a convecção, é CORRETO afirmar que:
Os movimentos utilizados para compor as danças variam de gestos a elaborações complexas de coordenação, flexibilidades e desafios às leis da física através de elementos acrobáticos. Quando assistimos a apresentações de dança em nível profissional, de qualquer estilo, vemos habilidades desenvolvidas e exploradas coreograficamente. Essas performances exigem uma preparação corporal específica, que passa pela aprendizagem de técnicas, condicionamento físico, aperfeiçoamento artístico. Para nós na Educação Física, é interessante notar a eficiência do aparato corporal se expressando na dança. Mas nossas possibilidades de exercício profissional na dança se limitam à preparação física de dançarinos ou à apropriação das potencialidades educacionais desse conteúdo na escola.
Fonte: CHAVES, E.; CARDOSO, F. de S. Dança em Educação Física. Editora UNIMONTES
No caso da dança desenvolvida nas aulas de Educação Física, ela deve ser pensada e trabalhada através de uma abordagem muito distante de uma dança performática e aprimorada tecnicamente. A dança na ambiência escolar busca atender e atingir a todos, sem distinções e classificações de habilidades, estética corporal, gênero, idade ou crenças. Assim pensamos os movimentos em grandes agrupamentos que podem ser explorados de forma livre ou direcionada, de acordo com a proposta do professor. Nesse sentido, são elementos básicos, passíveis de serem encaixados nas variações do movimento dançado, EXCETO:
I. Na iniciação, é preciso que o professor tenha cuidado ao propor atividades especializadas. II. Se não forem tomadas as devidas precauções, no que tange a dosagem dos exercícios, a necessidade de cada faixa etária e o respeito à individualidade biológica, prejuízos poderão ser causados ao desenvolvimento físico e psíquico da criança. III. Como cada faixa etária tem as suas prioridades, um trabalho inadequado, ou com cargas excessivas, provocado por uma especialização desportiva precoce, pode acarretar um desequilíbrio entre o desenvolvimento natural e o induzido. IV. Os movimentos técnicos devem ser realizados pelos dois lados do corpo, desenvolvendo umas das principais características dos esportes de combate que é a lateralidade.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Habilidade motora é um dos conceitos mais importantes dentro desta abordagem, pois é através dela que os seres humanos se adaptam aos problemas do cotidiano, resolvendo problemas motores. Grande parte do modelo conceitual desta abordagem relaciona-se com o conceito de habilidade motora.
Fonte: DARIDO, S. C. As principais tendências pedagógicas da Educação Física Escolar a partir da década de 80. Repositório aberto. Motricidade. 2008.
A abordagem da Educação Física que se refere o trecho citado é:
( ) O Decreto no 69.450, de 1971, deu ênfase à aptidão física, tanto na organização das atividades como no seu controle e avaliação, e a iniciação esportiva, a partir da quinta série, se tornou um dos eixos fundamentais de ensino; buscava-se a descoberta de novos talentos que pudessem participar de competições internacionais, representando a pátria. ( ) Na década de 90, o chamado modelo piramidal norteou as diretrizes políticas para a Educação Física: a Educação Física escolar e o desporto estudantil seriam a base da pirâmide; a melhoria da aptidão física da população urbana e o empreendimento da iniciativa privada na organização desportiva para a comunidade comporiam o desporto de massa, o segundo nível da pirâmide. Este se desenvolveria, tornando-se um desporto de elite, com a seleção de indivíduos aptos para competir dentro e fora do país. ( )Em oposição à vertente mais tecnicista, esportivista e biologicista surgem novas abordagens na Educação Física escolar a partir do final da década de 70, inspiradas no momento histórico social pelo qual passou o país, nas novas tendências da educação de uma maneira geral, além de questões específicas da própria Educação Física. ( )A psicomotricidade é o primeiro movimento mais articulado que aparece a partir da década de 70 em contraposição aos modelos anteriores. Ele busca possibilitar a compreensão, por parte do aluno, de que a produção cultural da humanidade expressa uma determinada fase e que houve mudanças ao longo do tempo.
A sequência CORRETA é:
( )A capoeira, por ter sido originada de uma necessidade de luta contra a discriminação, sem par no seu curso histórico, teve esse aspecto fortalecido por uma cultura motriz, uma experiência motriz e por um sincretismo do imaginário, exercitados diuturnamente como instrumentos de resistência cultural. ( )A capoeira era uma manifestação exclusiva de negros escravos. No entanto, no final da primeira metade do século XIX e com sua passagem dos meios rurais para os centros urbanos, outros segmentos marginalizados da sociedade começaram a praticá-la. ( )A capoeira, como um fenômeno urbano, promoveu o cenário social que representava a luta pela sobrevivência de uma imensa massa de marginalizados. A ausência de uma política de inserção destes grupos na sociedade teve como consequência a diminuição da criminalidade nas cidades brasileiras. ( )A descriminalização da capoeira ocorreu por meio da sua esportivização. Para o poder vigente, era necessário “desafricanizá-la”, colocá-la dentro dos valores aceitos pela classe branca para ampliar sua aceitação.
A sequência CORRETA é