Questões de Concurso Público Prefeitura de Pingo D`Água - MG 2022 para Agente de Endemias

Foram encontradas 40 questões

Q1957283 Saúde Pública
Senhor João, sua esposa Jane e seus dois filhos, não possuem plano de saúde e utilizam os serviços oferecidos pela Unidade Básica de Saúde do município fictício de “Seja Feliz”. O direito do Senhor João e sua família de usufruírem dos serviços de saúde da Unidade decorre do seguinte princípio do Sistema Único de Saúde (SUS):
Alternativas
Q1957284 Saúde Pública
A esquistossomose se expandiu amplamente no Brasil, em função de movimentos migratórios em direção às áreas com precárias condições de saneamento básico. Sobre a Esquistossomose, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1957285 Saúde Pública
Na década de 1990, aproximadamente 90% dos casos notificados de Leishmaniose Visceral ocorreram na região Nordeste. À medida que a doença se expande para as outras regiões, essa situação vem se modificando e, em 2012, a região Nordeste foi responsável por 43,1% dos casos do país. Sobre a Leishmaniose Visceral, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1957286 Saúde Pública
O ciclo biológico do S. mansoni, helminto causador da Esquistossomose, depende da presença do seguinte hospedeiro intermediário no ambiente: 
Alternativas
Q1957287 Saúde Pública
O cenário epidemiológico do Brasil, caracterizado pela circulação simultânea dos quatro sorotipos do vírus dengue e dos vírus Chikungunya e Zika, constitui-se em um grande desafio tanto para a assistência quanto para a vigilância, em suas ações de identificação de casos suspeitos, no diagnóstico precoce e no desencadeamento das ações de prevenção e controle. A Dengue, a Chikungunya e a Zika são doenças que possuem a seguinte característica em comum:
Alternativas
Q1957288 Saúde Pública
Dados da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) apontam que o país registra tendência de queda no número de casos e óbitos por dengue em 2021 em comparação com o ano anterior. Até novembro, foram notificados 494.992 casos, o que representa uma queda de 46,6% em comparação com o mesmo período de 2020, que registrou 927.060 casos. Já o número de óbitos pela doença apresenta uma redução de 62% dos óbitos confirmados. Em 2021 foram 212, enquanto que o ano de 2020 registrou 564 óbitos. Sobre a Dengue, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q1957289 Saúde Pública
A Febre Amarela foi responsável por grande número de mortes entre o século XVIII e o início do século XX, com repetidas epidemias nas regiões tropicais da América do Sul e na África, seguidas por surtos em locais mais distantes como América do Norte, Caribe e Europa. Sobre a Febre Amarela, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q1957290 Saúde Pública
Sobre a Raiva, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1957291 Saúde Pública
Analise os itens abaixo relacionados à atividade do Agente de Combate às Endemias, com base na Lei 11350/2006:

I. É essencial e obrigatória a presença do Agente de combate às endemias na Estratégia Saúde da Família.
II. O exercício das atividades de Agente de Combate às Endemias dar-se-á exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
III. O Agente de combate às endemias tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde, a partir dos referenciais da Educação Popular em Saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas

Está(ão) correto(s) o(s) iten(s): 
Alternativas
Q1957292 Saúde Pública
Em área rural, predadores naturais de roedores como algumas aves, carnívoros e ofídios exercem certa atuação no controle de pequenos roedores. Este método de controle de roedores é denominado: 
Alternativas
Q1957293 Saúde Pública
No Brasil, esta doença é uma endemia que atinge 19 Unidades Federadas. Cerca de 99% dos casos estão concentrados nas regiões Nordeste e Sudeste. (Ministério da Saúde, 2014)
Sobre a Esquistossomose, é INCORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q1957294 Saúde Pública
Sobre a Dengue, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1957295 Saúde Pública
Analise o texto apresentado abaixo sobre a Dengue e assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas apresentadas:
“Doença ___________ febril aguda, que pode apresentar um amplo espectro clínico: enquanto a maioria dos pacientes se recupera após evolução clínica leve e autolimitada, uma pequena parte progride para doença grave. É a mais importante ________ a afetar o ser humano, constituindo um sério problema de Saúde Pública global.” 
Alternativas
Q1957296 Saúde Pública
Abaixo são apresentadas características de doenças que afetam a comunidade:

I. A ascaridíase é uma doença parasitária do homem, causada por um helminto. Habitualmente, não causa sintomatologia, mas pode manifestarse por dor abdominal, diarreia, náuseas e anorexia. Quando há grande número de parasitas, pode ocorrer quadro de obstrução intestinal
II. A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode ser de curso benigno ou grave, dependendo da forma como se apresente. A primeira manifestação do dengue é a febre, geralmente alta (39ºC a 40ºC), de início abrupto, associada à cefaleia, adinamia, mialgias, artralgias, dor retro orbitária, com presença ou não de exantema e/ou prurido.
III. A cólera é transmitida através da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes ou vômitos de doente ou portador. A contaminação pessoa a pessoa é menos importante na cadeia epidemiológica.

Sobre as doenças apresentadas acima pode-se afirmar que:
Alternativas
Q1957297 Saúde Pública
A maioria das pessoas acredita que o funcionamento da cidadania depende dos outros, mas o ideal é que cada pessoa se mantenha como se tudo dependesse do seu próprio comportamento. Marque a alternativa que apresenta um componente de ética e cidadania. 
Alternativas
Q1957298 Saúde Pública
A doença de chagas, também conhecida como tripanossomíase americana transmitida pelo inseto barbeiro contaminado com o protozoário Trypanossoma cruzi. Constitui reservatório deste protozoário, EXCETO
Alternativas
Q1957299 Saúde Pública
Considerando a Portaria Nº 2.436 de 21 de setembro de 2017, marque a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1957300 Saúde Pública
Equipe de Saúde da Família é a estratégia prioritária de atenção à saúde e tem como objetivo: 
Alternativas
Q1957301 Saúde Pública
No Brasil existe uma rede pública de saúde para diagnóstico e tratamento da malária. Constituem maneiras de prevenção da doença, EXCETO:
Alternativas
Q1957302 Saúde Pública
Doença intestinal infecciosa aguda causada por uma bactéria que provocou uma pandemia por volta do ano1860 estendendo-se do vale do rio Ganges ao norte da África.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: D
5: B
6: A
7: B
8: A
9: A
10: B
11: C
12: C
13: D
14: D
15: A
16: B
17: A
18: C
19: C
20: B