Questões de Concurso Público Prefeitura de Laranjal Paulista - SP 2019 para Professor de Educação Básica - Português
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I – regionalismo. II – fuga da realidade. III – exagero pelo subjetivismo e emocionalismo. IV – valorização do elemento indígena, considerado como herói nacional.
I – O ilogismo leva o autor romântico a instabilidades emocionais que são traduzidas em atitudes contraditórias: depressão e entusiasmo; tristeza e alegria. II – Gonçalves de Magalhães, Fagundes Varela, Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu pertencem à segunda geração do Romantismo. III – O escritor romântico deixa-se arrebatar pelo conflito entre o mundo imaginário e o real, manifestado num forte sentimentalismo.
I – Defendia a valorização de nossas origens, de nosso passado histórico e cultural, mas de forma crítica. II – Seu conceito de nacionalismo era diferente daquele pregado pelos escritores românticos e mesmo por determinados grupos modernistas. III – Representa um dos cortes mais profundos do Modernismo brasileiro em relação à cultura do passado.
I – Os temas por ele desenvolvidos estabelecem uma importante relação dialógica com a estética desenvolvida durante a primeira fase do Romantismo brasileiro. II – O ambiente degradado de seus textos é resultado de sua imaginação fantasiosa, muito influenciada pelo escritor Lord Byron. III – Foi um dos principais representantes da literatura condoreira e estava comprometido com a causa abolicionista.
I – Foi a força motriz para um grupo de artistas criativos que demonstrou inconformismo com os moldes literários impostos pela academia, apresentando, dessa forma, uma interessante proposta de inovação por ética que subvertia a cultura oficial. II – Ruptura estética com o ideal da primeira fase modernista, exaltando, sobretudo, a importância da produção cultural europeia e utilizando elementos greco-romanos para a construção de uma nova estética literária. III – Entre as principais caraterísticas desse movimento encontram-se a exaltação da natureza e o racionalismo.
I – Filiou-se ao neossimbolismo, sendo possível notar em seus poemas um lirismo conciliado a uma perspectiva bem-humorada da vida. II – Sua obra vai de encontro à reflexão existencial e filosófica. III – Suas poesias denotam uma inclinação para a estética simbolista, embora não estivesse filiada a nenhum movimento literário.
I - Apresentou à literatura uma narrativa que subverteu a estrutura dos tradicionais gêneros narrativos através da quebra da ordem cronológica do enredo. II – Recusou o rótulo de escritora feminista, apesar de a maioria de suas personagens serem do sexo feminino. III – Sua linguagem é permeada por regionalismos e neologismos, e sua narrativa utiliza recursos mais comuns à poesia, como, por exemplo, as metáforas, as aliterações e o ritmo;
I - Em sua poesia vigora o tradicionalismo. II - A semiótica é a única base de seu processo criativo. III – Não dialoga com a estrutura do verso tradicional.