Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Odessa - SP 2021 para Professor de Educação Básica - PEB I

Foram encontradas 3 questões

Q1850646 História
Foi um monge agostiniano e professor de teologia germânico que se tornou uma das figuras centrais da Reforma Protestante. Levantou-se, veementemente, contra diversos dogmas do catolicismo romano, contestando a doutrina de que o perdão de Deus poderia ser adquirido pelo comércio das indulgências. Essa discordância inicial resultou na publicação de suas famosas 95 Teses, em 1517, em um contexto de conflito aberto contra o vendedor de indulgências Johann Tetzel. Sua recusa em se retratar de seus escritos, a pedido do Papa Leão X ,em 1520, e do imperador Carlos V, na Dieta de Worms, em 1521, resultou em sua excomunhão da Igreja Romana e em sua condenação como um forada-lei pelo imperador do Sacro Império Romano Germânico. Assinale a alternativa correta que apresenta o nome deste importante personagem da história:
Alternativas
Q1850648 História
“Apareceu, no sertão do Norte, um indivíduo, que se diz chamar Antônio Conselheiro e que exerce grande influência no espírito das classes populares. Deixou crescer a barba e os cabelos, veste uma túnica de algodão e alimenta-se, tenuemente, sendo quase uma múmia. Acompanhado de duas professas, vive a rezar terços e ladainhas e a pregar e dar conselhos às multidões, que reúne onde lhes permitem os párocos.” — Descrição da Folhinha Laemmert, de 1877, reproduzida por Euclides da Cunha em Os Sertões, 1902. O texto acima fala sobre o líder de uma comunidade que formava, no final do século XIX, uma irmandade religiosa e chegou a reunir uma população flutuante, de, aproximadamente, 25 mil habitantes e 5.200 casas, no sertão baiano. Essa comunidade foi, definitivamente, arrasada pelas tropas do Exército Brasileiro, em 1897. Estamos nos referindo a:
Alternativas
Q1850654 História
O rei Dom João III concedeu as terras para nobres de sua confiança. Cada Capitão Donatário era considerado a autoridade máxima, ficando responsável por povoar, administrar, proteger o território, fundar vilas e desenvolver a economia local. Por sua parte, a Coroa Portuguesa não dava nenhuma ajuda financeira aos donatários para esse empreendimento. Os donatários, por outro lado, possuíam alguns privilégios jurídicos e fiscais como: I - escravizar indígenas, negros, camponeses e indigentes. II - cobrar tributos e doar lotes de terra não cultivados (sesmarias). III - explorar a região e usufruir de todos seus recursos naturais (donde uma porcentagem pertencia à coroa), desde animais, madeira e minérios. Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: C