Questões de Concurso Público Prefeitura de Pedra Branca do Amapari - AP 2022 para Veterinário

Foram encontradas 20 questões

Q1918754 Veterinária
As patologias da mama merecem conotação e importância particular para cada espécie animal, pois estão relacionadas a aspectos anatômicos, número, posição, distribuição, produção e características da ordenha ou mamada, dentre outras. A Papilomatose apresenta as seguintes características: 
Alternativas
Q1918755 Veterinária
A prescrição de medicamentos é uma etapa importante no cuidado com o paciente. O prescritor é responsável por transmitir informações adequadas e completas tanto para paciente, cuidador assim como para todos os profissionais que consultam o documento. A Ondansetrona é receitada para:
Alternativas
Q1918756 Veterinária
A radiologia veterinária é uma das técnicas mais antigas e ainda muito utilizada para diagnóstico de uma série de patologias. Por meio do exame de raio X, que consiste no registro de imagens de diversas estruturas, é possível para identificar problemas osteoarticulares, intratorácicos e na cavidade abdominal. A radiografia médio-lateral da articulação fêmoro-tíbio-patelar esquerda do cão, auxilia no diagnóstico do(a):
Alternativas
Q1918757 Veterinária
A Raiva é uma antropozoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado. A caracterização das variantes (RABV) tem sido muito útil para que se entenda a epidemiologia da raiva humana. No Brasil, dentre as variantes de interesse epidemiológico, a RABV 6 é própria de:
Alternativas
Q1918758 Veterinária
Dentro do esquema vacinal para as principais doenças bovinas no Brasil, as doenças que necessitam de revacinação anual e reforço 30 dias após a primovacinação, são:
Alternativas
Q1918759 Veterinária
Doenças cardiovasculares e certas situações clínicas interagem para causar ou agravar arritmias e a existência de uma cardiopatia nem sempre significa que ela seja a causa, mas cardiopatas crônicos podem apresentar mais fatores de risco para o desenvolvimento de arritmias. A importância de uma arritmia depende de dois fatores principais: o tipo de arritmia (momento, frequência) e a condição clínica do paciente afetado. Parada ou bloqueio sinusal é uma arritmia do tipo: 
Alternativas
Q1918760 Veterinária
Os agentes etiológicos das enfermidades podem ser diferenciados em três tipos, e a respeito dos seus conceitos e características, é INCORRETA a seguinte afirmação:
Alternativas
Q1918761 Veterinária
História natural da doença: refere-se à evolução de uma doença no indivíduo através do tempo, na ausência de intervenção. As atividades de prevenção primárias são efetuadas no período pré-patogênico, como por exemplo:
Alternativas
Q1918762 Veterinária
Sobre a Brucelose não é correto afirmar que: 
Alternativas
Q1918763 Veterinária
Na refrigeração do leite e no seu transporte até o estabelecimento deve ser observado, dentre outros, os seguintes limites máximos de temperatura:
Alternativas
Q1918764 Veterinária
O diagnóstico da brucelose bovina pode ser realizado por método direto, através da detecção da presença da bactéria, ou indireto, pela pesquisa de resposta imune ao microorganismo. Dentre os testes oficiais definidos no Brasil pela legislação nacional para o diagnóstico de brucelose, são testes confirmatórios, EXCETO
Alternativas
Q1918765 Veterinária
Existem dois ciclos epidemiológicos distintos da febre amarela. A diferença entre eles está:
Alternativas
Q1918766 Veterinária
Os parasitas da Ordem Phthiraptera, são ectoparasitos permanentes, passando toda a vida sobre o animal. Os da Família Haematopinidae caracterizamse pela ausência de olhos, e apresentam placas pleurais bem quitinizadas. Uma das espécies de maior importância do gênero Haematopinus, é o e H. eurysternus, que se caracteriza por:
Alternativas
Q1918767 Veterinária
A parvovirose é uma doença infecciosa e contagiosa, causada por um vírus de tamanho extremamente pequeno, o parvovírus, observado em diversos animais, cujo vírus é pertencente à família Parvoviridae. A partícula infecciosa é bastante resistente, sendo estável: 
Alternativas
Q1918768 Veterinária
As dermatopatias são menos comuns em gatos que em cães e humanos e o seu diagnóstico pode ser um desafio para o clínico de pequenos animais, uma vez que os felinos apresentam um limitado número de padrões de resposta cutânea às diversas patologias. Assinale a alternativa que se refere à patologia caracterizada abaixo:
 O padrão não apresenta predisposição sexual e as lesões predominantes são pápulas pequenas, que atingem um a dois milímetros de diâmetro , eritematosas, edematosas e cobertas por crostas amarelo acinzentadas (melicéricas) – provenientes do exsudato seroso das lesões – ou marrom avermelhadas (hemorrágicas) – proveniente da exsudação hemorrágica resultante da escoriação da pápula, que ocorre como consequência ao prurido. As pápulas iniciais podem coalescer e afetar extensas áreas da pele do animal.
Alternativas
Q1918769 Veterinária
Assim como as deficiências dos minerais são deletérias para a saúde dos animais, os excessos são tóxicos e comprometem seu desempenho. Dentre as principais alterações observadas em cães e gatos, com relação ao cobre, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q1918770 Veterinária
As salmoneloses aviárias são causadas por bactérias do gênero Salmonella, bacilos Gram negativos, móveis com flagelos peritríquios, sendo alguns imóveis, pertencentes à família Enterobacteriaceae e compreendem microrganismos patogênicos para o homem e animais. O tifo aviário é causado pela: 
Alternativas
Q1918771 Veterinária
Quando os bovinos ou os suínos ingerem os ovos das tênias junto com o pasto ou a água, desenvolvem cisticercos em seus tecidos. Os ovos de todas as tênias são sensíveis à dessecação e à temperatura elevada. Na utilização de fezes como fertilizantes, a maneira mais prática de inviabilizar os ovos de tênia seria pela elevação da temperatura através da compostação aeróbica, que pode atingir temperaturas de pelo menos:
Alternativas
Q1918772 Veterinária
Dentre as infrações sanitárias, impedir ou dificultar a aplicação de medidas sanitárias relativas às doenças transmissíveis e ao sacrifício de animais domésticos considerados perigosos pelas autoridades sanitárias, o infrator fica sujeito à seguinte pena: 
Alternativas
Q1918773 Veterinária
O principal transmissor da raiva dos herbívoros é o morcego hematófago da espécie Desmodus rotundus. A Instrução Normativa nº 5, de 1° de março de 2002, preconiza que a vacinação dos herbívoros seja realizada com vacina contendo vírus inativado, na dosagem de:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: E
4: E
5: C
6: A
7: B
8: B
9: D
10: B
11: B
12: C
13: A
14: C
15: C
16: B
17: A
18: B
19: A
20: B