Questões de Concurso Público DNPM 2010 para Especialista em Recursos Minerais - Engenharia de Minas
Foram encontradas 20 questões
Considerando as técnicas de caracterização de minérios enumeradas a seguir, assinale a opção correta.
I – Difratometria de raios X
II – Espectrometria por absorção atômica
III – Espectrometria por fluorescência de raios X
IV – Análise termogravimétrica (ATG)
Um ensaio piloto acurado de concentração densitária usando minério de cassiterita, com quartzo como ganga, gerou dois produtos. Os seguintes parâmetros foram determinados: massa da alimentação seca (M1); massa do rejeito seco (M2); teor fracional de cassiterita na alimentação (t1); teor fracional de cassiterita no rejeito (t2); e teor fracional de cassiterita no concentrado (t3).
Considerando essas informações, assinale a opção correta.
A flotação em espuma é a operação de processamento de minerais com elevada aplicabilidade a minérios complexos. Os coletores são reagentes importantíssimos para o sucesso da separação por flotação. Acerca dos coletores, assinale a opção correta.
A análise econômica preliminar acenou para a exequibilidade econômica de um empreendimento mineiro para aproveitamento de pequena jazida de minério valioso durante intervalo N = 3 anos. Um único investimento na data zero, de valor I, e uma série uniforme de aporte de saldos (ou benefícios líquidos) anuais de valor S (cada um) foram considerados no fluxo de caixa descontado. O valor residual das instalações ao fim da vida do empreendimento foi assumido como justamente o suficiente para se contrapor aos custos de descomissionamento. A taxa efetiva de juros de mercado considerada tinha valor igual a R.
Considerando a situação apresentada, assinale a opção correta.
Considerando os fatores de impacto ambiental e suas medidas mitigadoras ou supressoras, relacione a primeira coluna à segunda e, em seguida, assinale a opção correta.
I – Poluição do ar por particulados
II – Vibrações ocasionadas por explosões
III – Poluição visual
IV – Poluição de águas por óleos e graxas
V – Poluição de corpos d’água com metais pesados
( ) Adoção de filtro eletrostático
( ) Adoção de filtro coalescente
( ) Adoção de sistema de aspersão de água
( ) Revegetação do terreno
( ) Adoção de retardos
( ) Aplicação de banhados artificiais (wetlands)
( ) Cultivo de cortina arbórea (sebe)
( ) Tratamento ativo por modificação do potencial redox
A sequência correta é:
O elemento de retardo no desmonte por explosivos é constituído por dispositivo que contém um misto explosivo que ocasiona o atraso da detonação de um intervalo de tempo perfeitamente conhecido. Sendo assim, entre os efeitos da explosão realizada com retardo, NÃO se inclui:
O ordenamento da política ambiental no Brasil aconteceu a partir dos anos 80, inclusive com a criação de medidas como as Leis n.º 6.938/1981 e n.º 7.804/1989, que disciplinaram o licenciamento ambiental federal. A respeito desse licenciamento, assinale a opção correta.
Método de lavra é a organização das operações para a extração do bem mineral da forma mais completa, mais segura e com menor impacto ambiental. Dessa forma, entre os métodos de lavra subterrânea, NÃO se incluem:
Relacione a primeira coluna à segunda e, em seguida, assinale a opção correta.
I – Ruptura planar
II – Maciço rochoso
III – Ruptura por cunha
IV – Fator de segurança
V – Limite elástico
( ) Fenômeno pouco comum em taludes rochosos porque as condições geométricas para a sua ocorrência são ocasionais.
( ) Fenômeno mais geral que outros modos de ruptura; muitos engenheiros tratam outras rupturas como sendo casos especiais desse modo de ruptura.
( ) Máxima tensão que o material pode suportar sem sofrer deformações permanentes por escoamento ou ruptura.
( ) Unidade geológica considerada como um conjunto formado por blocos de rocha e pelas descontinuidades que os limitam.
( ) Razão entre as forças que inibem o deslocamento do bloco e as forças que favorecem o deslocamento.
A sequência correta é:
A segurança na lavra subterrânea divide-se em segurança no trabalho e em segurança técnica, em relação ao controle das escavações. Nas sequências seguintes, todos os elementos são dispositivos de sustentação de escavações subterrâneas, EXCETO em:
A definição lavra a céu aberto e lavra subterrânea baseia-se nos custos de extração relacionados com a relação estéril/minério (REM). Assinale a opção que corresponde ao conceito que a REM expressa.
A respeito da lavra de mina, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.
I – Lavra por câmaras e pilares e lavra por longwall são opções para extração de corpos de minério de baixo mergulho em subsolo.
II – Ventilação, iluminação e drenagem artificiais são operações comuns a minas a céu aberto e subterrâneas.
III – A lavra subterrânea permite a reutilização das escavações para estocagem e visitação.
A sequência correta é:
O ciclo convencional de lavra compreende perfuração, desmonte, carregamento e transporte. Acerca da relação entre o tipo de perfuração e o modo de realização dos furos, assinale a opção INCORRETA.
Com relação ao planejamento de lavra, assinale a opção que apresenta ordenação sequencial correta.
A lavra subterrânea tende a ter uma participação mais expressiva na produção mineral. A respeito dessa modalidade de lavra, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.
I – A lavra subterrânea pode ser realizada com corte direto da rocha sem uso de explosivos.
II – A lavra por subníveis sublevel/stoping é exclusivamente para extração de corpos de minério de forte mergulho.
III – Carvão e minérios de manganês e de zinco são extraídos exclusivamente por métodos de lavra subterrânea.
A sequência correta é:
O projeto de mineração envolve diversas etapas, como a seleção do método, a seleção da frota de equipamentos e a comparação de custos entre opções. Acerca desse tema, assinale a opção INCORRETA.
Sabendo que a economia mineral brasileira é peça-chave para produzir o desenvolvimento do país, considere o texto a seguir.
Cerca de 95% da mineração brasileira compõe-se de pequenas e médias empresas. Ela se destaca na produção e na ____________de minérios metálicos e não metálicos. A mineração brasileira é líder na produção mundial de ____________. O Brasil também está entre os dez primeiros produtores do mundo de ____________. Existe ____________ de boa parte da produção no Sudeste do Pará e no Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais. No setor de transformação, destaca-se, entre outras, a produção de ____________.
Assinale a opção que apresenta os termos que preenchem corretamente as lacunas do texto acima.
Na análise econômica de um projeto de mineração, fazse necessário estabelecer métodos de comparação entre as alternativas de investimento cabíveis, traduzindo cada uma delas por um número, com a finalidade de identificar a mais atrativa. Com relação a esse tema, relacione a primeira coluna à segunda e, em seguida, assinale a opção correta.
I – Método do valor atual (ou valor presente)
II – Taxa Mínima de Atratividade (TMA)
III – Método do valor anual uniforme
IV – Método da Taxa Interna de Retorno (TIR)
V – Fluxo de caixa
( ) Taxa de juros equivalente ao máximo das aplicações correntes do capital com pouco risco.
( ) Redução do fluxo de caixa a um valor líquido em um instante de tempo.
( ) Conjunto de receitas e despesas que ocorre em instantes de tempo diferentes.
( ) Também conhecido como método do custo atual.
( ) Taxa de juros que torna o investimento equivalente ao fluxo de caixa subsequente.
A sequência correta é:
Espodumênio, cassiterita e pirocloro são explotados no Brasil, respectivamente, de depósitos minerais primários associados a:
O Brasil é um dos maiores consumidores de fertilizante do mundo, mas sua participação é de apenas 2% na produção mundial. A situação mais difícil é a do K, cujas importações representam 92% das necessidades brasileiras atuais. Há a expectativa de que uma mina seja explotada na Amazônia, mas os estudos para definir a sua viabilidade ainda não foram concluídos. No caso do P, o Brasil ainda importa 46% de sua demanda, mas as perspectivas são mais favoráveis; entretanto, se grandes investimentos não forem feitos em pesquisa mineral, a dependência de P alcançará 50% em 2014.
A partir dessa situação real, dentro do contexto geológico brasileiro e de economia mineral, assinale a opção que apresenta quais os bens minerais de K e P que devem ser pesquisados.