Questões de Concurso Público MPE-GO 2022 para Oficial de Promotoria, Edital nº 007
Foram encontradas 5 questões
A paisagem é um dos conceitos básicos da ciência geográfica e suas modificações ocorrem ao longo do tempo. Para o geógrafo Milton Santos, a paisagem é “o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Não é formada apenas por volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons (...). A dimensão da paisagem é a dimensão da percepção, o que chega aos sentidos” (Metamorfose do Espaço Habitado. São Paulo: Hucitec, 1996, p.61-62). Já Milton Santos pondera que “A paisagem existe, através de suas formas, criadas em momentos históricos diferentes, porém coexistindo no momento atual” (A Natureza do Espaço: técnica e tempo: razão e emoção. 2ª ed. São Paulo: Hucitec, 1997, p. 84). Do livro de Paul Claval, extrai-se a concepção de que, portadora de memória, a paisagem ajuda a construir os sentimentos de pertencimento; ela cria uma atmosfera que convém aos momentos fortes da vida, às festas, às comemorações (CLAVAL, P. Terra dos homens: a geografia. São Paulo: Contexto, 2010 - adaptado).
Considerando essas afirmações, analise as sentenças:
I- A simples observação da paisagem não nos traz explicações sobre as funções das edificações, da organização dos sistemas de produção e de tecnologias empregadas.
II- Apenas os elementos naturais são suficientes para entendermos o espaço geográfico, visível através das paisagens.
III- Ao considerarmos os elementos naturais, as funções dos espaços construídos, as relações e as estruturas econômicas, sociais e políticas, estamos tratando do espaço geográfico e não apenas das paisagens.
IV- As paisagens geográficas envolvem não somente os aspectos naturais, mas também os aspectos visíveis da cultura das sociedades.
A partir das assertivas acima, podemos afirmar que está correto apenas o que se afirma em:
Assinale a opção correta acerca das seguintes assertivas:
I – No topo da estrutura fundiária brasileira, estão os donos das grandes propriedades que comandam o processo de acumulação de capital no campo.
II – Todos os trabalhadores do campo são assalariados, não havendo a possibilidade de receberem por dia de trabalho.
III – Hoje, o Brasil não convive com a contradição no campo, uma vez que não mais coexistem o
agronegócio e a agricultura familiar.