Questões de Concurso Público MPE-RS 2012 para Técnico Superior de Informática

Foram encontradas 4 questões

Q423721 Engenharia de Software
Considere as seguintes afirmações sobre UML
I. UML é um acrônimo para Unified Modeling Language; portanto, UML é uma linguagem, uma notação, e não uma metodologia.
II. Um diagrama de classes UML é um modelo de classes que mostra o relacionamento estático entre elas, incluindo associações, agregações e generalizações.
III. UML é uma linguagem orientada a objetos baseada numa extensão de XML.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q423722 Engenharia de Software
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
_________ preocupa-se com a definição de objetos de software e também com suas responsabilidades e colaborações, enfatizando uma solução que satisfaça os requisitos. Uma notação UML comum para ilustrar essas colaborações é o ________, que foca as interações entre os objetos de um sistema, com ênfase na ordenação temporal em que elas ocorrem.
Alternativas
Q423723 Engenharia de Software
Há um tipo de associação em UML que pode ser usado para representar relacionamentos todo-parte com uma semântica particular, com algumas implicações, tais como: (i) uma instância da parte pertence a apenas uma instância do todo de cada vez; (ii) a parte deve sempre pertencer a um todo; e (iii) o todo é responsável pela criação e remoção de suas partes – seja por si mesmo criando/removendo as partes, ou pela colaboração com outros objetos.
A notação UML para este tipo de associação é um losango cheio em uma linha de associação, posicionado na extremidade da linha em que está o todo.
O nome do tipo de associação descrito acima é
Alternativas
Q423725 Engenharia de Software
Considere as seguintes afirmações sobre Metodologias Ágeis de desenvolvimento de software.   
I. Metodologias Ágeis caracterizam-se por um conjunto de princípios para o desenvolvimento de software, de forma a promover fortalecimento do trabalho em equipe, auto-organização e entregas contínuas e rápidas, de alta qualidade, alinhando o desenvolvimento com as necessidades das empresas.
II. Entre as práticas difundidas de Programação Extrema, mais conhecida pela sigla XP (do original eXtreme Programming), destacam-se a Programação em pares (pair programming), o estabelecimento de um padrão de codificação (coding standard); o Desenvolvimento conduzido por testes (test-driven development) e a Propriedade individual do código (individual ownership).
III. Metodologias ágeis também adotam estratégias de planejamento, assegurando que os planos sejam flexíveis e capazes de serem adaptados a mudanças nos negócios ou na tecnologia. O Jogo de Planejamento (Planning game) da XP é similar ao planejamento feito em outros métodos ágeis como SCRUM, Crystal e FDD. 
Quais estão corretas?
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: D
4: C