Questões de Concurso Público DOCAS-RJ 2010 para Guarda Portuário

Foram encontradas 10 questões

Q363191 Enfermagem
Assinale a alternativa que diagnostica os sinais de “Parada Respiratória” .
Alternativas
Q363192 Enfermagem
Assinale a alternativa que diagnostica os sinais de “Parada Cardiorrespiratória” .
Alternativas
Q363193 Enfermagem
A hemorragia é a perda de sangue, para o meio externo ou interno, por ruptura ou laceração de vasos sanguíneos. Do ponto de vista anatômico, pode ser classificada em arterial, venosa e capilar. Assinale a alternativa que diagnostica os sinais de “ Hemorragia Arterial” externa
Alternativas
Q363194 Enfermagem
A coluna é composta por “ 33 vértebras” : cervicais, torácicas, lombares, sacrais e coccígeas. Nos intervalos entre uma e outra saem os nervos que, de cima para baixo, vão enervar os vários segmentos do corpo. Um acidente ou um trauma continuado podem romper uma vértebra e pressionar, seccionar ou destruir a circulação interna da medula espinhal em alguma altura da coluna vertebral . Como consequência, a parte do corpo que fica abaixo da lesão irá sofrer comprometimento da motricidade e a pessoa perderá muito dos movimentos e sensações.

Esse é um problema gravíssimo de saúde e, o que é lastimável , bastante comum em nosso meio.

Assinale a alternativa que corretamente define as 33 vértebras da coluna.
Alternativas
Q363195 Enfermagem
Queimaduras são lesões decorrentes da ação do calor sobre o organismo. Classificam­se em: 1º grau, 2º grau e 3º. Assinale a alternativa que define corretamente as lesões causadas pelas queimaduras de 2º grau.
Alternativas
Q363196 Enfermagem
Síncope ou desmaio é a perda súbita e transitória (breve) da consciência e consequentemente da postura, devido a isquemia cerebral transitória general izada (redução na irrigação de sangue para o cérebro). Pode ser devido a múltiplas causas, desde um simples susto (ansiedade, tensão emocional) até um quadro encefalítico. Enquanto o paciente estiver desmaiado, deve ser acomodado deitado, a cabeça sem angulações e as pernas elevadas. Dentre algumas medidas citadas para “ evitar a possibilidade de desmaiar” , assinale a opção INCORRETA.
Alternativas
Q363197 Enfermagem
O Choque é uma crise aguda de insuficiência cardiovascular, ou seja, o coração e vasos não são capazes de irrigar todos os tecidos do corpo com oxigênio suficiente. A capacidade das trocas entre o sangue e os líquidos dos tecidos se darem é dependente da pressão do sangue dentro dos vasos: a pressão arterial. O choque pode ter várias causas. Contudo as mais freqüentes são o choque hipovolêmico por hemorragias graves ou desidratação, em que a perda de sangue leva à descida perigosa da pressão arterial; o choque séptico, em que bactérias produzem endotoxinas que causam vasodi latação em todos os vasos de forma inapropriada; e o choque cardiogênico, de causa cardíaca por falência desse órgão em manter a pressão sanguínea. Dentre algumas “ causas do choque hipovolêmico” , assinale a opção INCORRETA.
Alternativas
Q363198 Enfermagem
Uma convulsão é um fenômeno electro­fisiológico anormal temporário que ocorre no cérebro (descarga bio­energética) e que resulta numa sincronização anormal da atividade eléctrica neuronal. Estas alterações podem refletir­se a nível da tonacidade corporal (gerando contrações involuntárias da musculatura, como movimentos desordenados, ou outras reações anormais como desvio dos olhos e tremores), alterações do estado mental, ou outros sintomas psíquicos. A maioria das crises dura menos que 5 minutos, assim, deve­se manter a calma para que se possa, efetivamente, ajudar a pessoa. Dentre algumas “medidas protetoras” que devem ser tomadas no momento da crise convulsiva, assinale a opção INCORRETA.
Alternativas
Q363199 Enfermagem
Os acidentes mais comuns de trabalho são os ferimentos, que podem ser leves ou superficiais, (com hemorragia moderada), ou profundos (com hemorragia mais substancial). Em ferimentos profundos onde existam “ objetos encravados” , assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q363200 Enfermagem
A importância de haver a forma correta de transportar vítimas foi o fato motivador para esta revolução em primeiros atendimentos emergenciais e transporte a acidentados que acontece no Brasil desde os anos 90. Assinale a alternativa que melhor se adequa à remoção de um acidentado.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: B
5: D
6: A
7: C
8: B
9: D
10: A