Questões de Concurso Público GHC-RS 2018 para Assistente Social

Foram encontradas 15 questões

Q1632860 Serviço Social
O art. 6º do Capítulo III da Lei nº 8.742/1993, do Sistema Único de Assistência Social, dispõe da Organização e da Gestão do SUAS. Dessa forma, a gestão das ações na área de assistência social fica organizada sob a forma de sistema descentralizado e participativo, tendo como objetivo:
Alternativas
Q1632865 Serviço Social
É uma Política que integra às políticas setoriais, considerando as desigualdades socioterritoriais, visando seu enfrentamento, a garantia dos mínimos sociais ao provimento de condições para atender contingências sociais e à universalização dos direitos sociais. Assinale a alternativa que corresponde à respectiva Política.
Alternativas
Q1632866 Serviço Social
“A assistência social é um direito de cada cidadão e dever do Estado, sendo política de seguridade social não contributiva, que provê os mínimos sociais, executada por um conjunto de ações integradas da iniciativa pública e da sociedade”. O texto em questão faz parte das definições e objetivos da(s):
Alternativas
Q1632867 Serviço Social
Em relação à dimensão técnico-operativa do Serviço Social, analise os itens: I- Para Martinelli, os instrumentos compreendem um conjunto de técnicas para a materialidade do processo de trabalho. II- A prática do Assistente Social não se utiliza dos instrumentais, visto que não agrega habilidade técnica no fazer profissional. III- Devido à especificidade do seu processo de trabalho, o instrumental utilizado pelo Assistente Social pode ser aplicado e analisado isoladamente, por ser condicionado a normatizações institucionais. IV- Os instrumentais técnicos-operativos são mediadores das demandas sociais do cidadão e das potencialidades de concretização do projeto ético político do Serviço Social. V- A dimensão técnico-operativa do Serviço social, na relação entre o/a Assistente Social e a população usuária dos serviços, se apoia fundamentalmente no pragmatismo. Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1632868 Serviço Social
Quais ações não ocorrem de forma isolada, mas integram e predominam no processo coletivo do profissional de Serviço Social no atendimento direto na área da saúde? I- Ações socioassistenciais. II- Ações de articulação interdisciplinar. III- Ações socioeducativas. IV- Ações disciplinares.
Alternativas
Q1632869 Serviço Social
Em relação às influências teórico-metodológicos do Serviço Social em diferentes contextos históricos, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q1632870 Serviço Social
Considerando a trajetória das Políticas Sociais e sua relação intrínseca com o Serviço Social, é incorreto afirmar:
Alternativas
Q1632871 Serviço Social
Para BAPTISTA (2015), a planificação, no processo de planejamento, é realizada no momento em que, após a tomada de um conjunto de decisões, definidas em face uma realidade determinada, inicia-se o trabalho de sistematização das atividades e dos procedimentos necessários para o alcance dos resultados previstos. Tais decisões são explicitadas, sistematizadas, interpretadas em documentos que representam graus decrescentes de níveis de decisão. Esses documentos estão elencados corretamente em qual alternativa?
Alternativas
Q1632872 Serviço Social
Quanto aos conceitos de Laudo Social e Parecer Social, analise as afirmativas, assinalando com V para verdadeiro e F para Falso. ( ) Laudo Social é utilizado no meio judiciário como mais um elemento de “prova” com a finalidade de dar suporte à decisão judicial, a partir de uma determinada área do conhecimento, no caso o Serviço Social. ( ) Parecer Social diz respeito a esclarecimentos e análises, com base em conhecimentos específicos do Serviço Social de questões relacionadas às decisões a serem tomadas. Embasa-se em estudo rigoroso, sendo de caráter conclusivo ou indicativo. ( ) Laudo Social é um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade e de forma crítica uma determinada situação ou expressão da questão social. ( ) Parecer Social deve ser utilizado na fase inicial da entrevista com objetivos e finalidades específicos e previamente definido. ( ) Laudo Social consiste na coleta de dados, observando no local de vida familiar onde há maior “espontaneidade”, pois os envolvidos estão em seu território, que permite captar elementos que revelam o modo em que vive. Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
Alternativas
Q1632873 Serviço Social
O Serviço Social engloba, em sua formação, o diálogo entre inúmeras profissões, devendo ater-se ao fato de que não está isolado de outros profissionais, sendo necessário interagir de forma clara e efetiva. Na contemporaneidade, faz-se necessária uma atuação em equipe entre os profissionais, em que a intervenção ao usuário seja realizada em sua totalidade. Qual o processo de intervenção em que os profissionais atuam de forma a integrar modos de pensar partilhando o saber entre os seguimentos?
Alternativas
Q1632874 Serviço Social
Segundo BURIOLLA (1996), a supervisão realiza-se na área do agir e se dá em função da prática profissional, desenvolvendo o acompanhamento do trabalho prático cotidiano do aluno estagiário. A formação profissional contempla-se, exceto:
Alternativas
Q1632875 Serviço Social
A questão social é tida como um objeto do Serviço Social. Fazendo com que esse profissional tenha conhecimento das expressões da questão social e toda sua complexidade para tal enfrentamento. Entende-se questão social por: I- Um conjunto de expressões de uma sociedade e suas desigualdades. II- Adversidades enfrentadas devido as condições fornecidas por políticas públicas precárias e, consequentemente, o crescimento da pobreza. III- Disparidades econômicas, políticas e culturais disseminadas por relações sociais desiguais entre proletariado e classe burguesa. Está(ão) correta(s):
Alternativas
Q1632877 Serviço Social
O Código de Ética do Assistente Social dispõe, no Título II, Os Direitos e as Responsabilidades gerais do/a Assistente Social. Em consonância com art. 4º, analise os itens seguintes e assinale a alternativa que apresenta aqueles que correspondem ao que é vedado ao Assistente Social. I- Pleitear para si ou para outrem emprego, cargo ou função que estejam sendo exercidos por colega. II- Permitir ou exercer a supervisão de aluno/a de Serviço Social em Instituições Públicas ou Privadas que não tenham em seu quadro Assistente Social que realize acompanhamento direto ao/à aluno/a estagiário/a. III- Substituir profissional que tenha sido exonerado por defender os princípios da ética profissional, enquanto pendurar o motivo da exoneração, demissão ou transferência. IV- Acatar determinação institucional que fira os princípios e diretrizes do Código de Ética. V- Transgredir qualquer preceito do Código de Ética e da Lei de Regulamentação da Profissão.
Alternativas
Q1632878 Serviço Social
A Lei nº 8.662/1993 dispõe, no art. 5º inciso VI, sobre o treinamento, avaliação e supervisão direta de estagiários de Serviço Social enquanto atribuição privativa do Assistente Social. É correto afirmar que a supervisão será feita:
Alternativas
Q1632879 Serviço Social
Segundo NETTO (1999), o projeto ético-político está vinculado a um projeto de transformação da sociedade. Essa vinculação se dá pela própria exigência que a dimensão política da intervenção profissional impõe. Quanto aos compromissos do projeto ético-político, é correto afirmar:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B
4: E
5: E
6: B
7: A
8: B
9: E
10: D
11: E
12: C
13: A
14: C
15: C