Questões de Concurso Público GHC-RS 2018 para Médico Psiquiatra da Infância e Adolescência

Foram encontradas 7 questões

Q1331779 Psiquiatria
O transtorno do espectro autista é um complexo distúrbio neurobiológico do desenvolvimento, definido de um ponto de vista comportamental, com etiologias múltiplas e graus variados de gravidade. Desde os anos 60, a prevalência do autismo vem aumentando significativamente e, em 2010, já havia uma prevalência de 14,7 indivíduos para cada 1000 nascidos vivos. O risco de recorrência em irmãos é de 3 a 10%, podendo chegar a 30% se houverem duas ou mais crianças afetadas na família. Sobre o transtorno do espectro autista, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1331780 Psiquiatria
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um distúrbio do neurodesenvolvimento, caracterizado por um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade, que interfere no funcionamento, ou no desenvolvimento. As manifestações surgem na infância e tendem a persistir na fase adulta. Sobre os critérios de diagnóstico da TDAH, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1331781 Psiquiatria
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) possui apresentações clínicas bastante heterogêneas, cujos sintomas podem variar de indivíduo para indivíduo, bem como se modificam ao longo do desenvolvimento do paciente. Sobre as manifestações do TDAH conforme a faixa etária, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1331782 Psiquiatria
Os fármacos de primeira linha para o tratamento de crianças de adolescentes com TDAH, utilizados há várias décadas, atuam ativando áreas cerebrais responsáveis pela inibição do comportamento e pela manutenção da atenção. Assinale a alternativa que indica um medicamento utilizado no TDAH.
Alternativas
Q1331783 Psiquiatria
A esquizofrenia é um distúrbio que causa pensamentos e sentimentos em desacordo com os padrões normais. É pouco comum em crianças e confunde-se muito com autismo.
Assinale a alternativa que indica um psicofármaco específico para esquizofrênicos de 12 a 17 anos de idade:  
Alternativas
Q1331784 Psiquiatria
Agitação psicomotora é descrita como um comportamento incontrolável, caracterizado por um estado de excitação mental e atividade motora e/ou verbal excessiva, que pode evoluir para agressão ou violência, resultando em danos ao paciente, a seus familiares e/ou trabalhadores da área da saúde, caso não haja intervenção adequada. Sobre as causas psiquiátricas da agitação psicomotora, qual doença não está relacionada a essas manifestações?
Alternativas
Q1331785 Psiquiatria
Ainda baseando-se na questão 39, sobre a agitação psicomotora, assinale a alternativa que indica qual o tipo de transtorno que ocorre devido à diminuição da dopamina e ao aumento da noradrenalina.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: E
4: B
5: C
6: A
7: A