Questões de Concurso Público Câmara de Três Rios - RJ 2020 para Procurador Jurídico
Foram encontradas 4 questões
( ) Em 23 de junho de 1861, foi inaugurada a Rodovia União-Indústria, que ligava Petrópolis a Juiz de Fora e passava em “Entre-Rios”, na Fazenda Cantagalo de propriedade de Antônio Barroso Pereira.
( ) Em 1867, os trilhos da Estrada de Ferro D. Pedro II chegaram à região de “Entre-Rios”. Essa ferrovia recebeu o importante apoio de Antônio Barroso Pereira, o qual foi agraciado, em 1852, pelo Imperador Pedro II com o título honorífico Barão de Entre-Rios. 9
( ) Em 13 de agosto de 1890, pelo decreto 114, o povoado de Entre-Rios, foi elevado a 2º Distrito de Paraíba do Sul.
( ) O Município, nascido com a toponímia de Entre-Rios, viu-se no início dos anos 40, obrigado por órgãos federais, a mudar a sua denominação pela triplicidade do nome existente em outros municípios brasileiros.
1- A Casa de Pedra, antiga estação de carga e descarga da extinta Estrada de Ferro Leopoldina Railway, segundo relatos de pessoas que trabalharam na rede, foi construída no final do século XIX e marcou por sua beleza de arquitetura toda em pedra e madeira. O imóvel foi preservado por lei de tombamento municipal, devido sua importância histórica/cultural. Hoje, a Estação de Pedra, ou Casa de Pedra, como é conhecida popularmente, abriga o Espaço da Ciência, programa de apoio à ciência e tecnologia.
2- A Ponte das Garças é um grande empreendimento da engenharia do século XIX. Sua construção teve início em abril de 1859 e foi concluída em março de 1861. Sua inauguração deu-se a 23 de junho de 1861, com a presença do imperador D. Pedro II. Projetada para servir à Estrada União Indústria, também serviu à Estrada de Ferro Leopoldina Railway em 1898, o que alterou o seu perfil original, retirando a cobertura para a passagem das locomotivas. Embora projetada com o nome de Ponte do Paraíba, recebeu o batismo popular de Ponte das Garças, com fundamento na concentração da ave pernalta no local e em suas proximidades, assim como o bairro que se formou naquela região.
3- A Praça da Autonomia é uma das mais valiosas relíquias de Três Rios. Inaugurada em 24 de fevereiro de 1911 com o nome de Praça Dr. Oscar Weinschenck, em homenagem e reconhecimento das autoridades locais ao dedicado trabalho desse engenheiro. Serviu de cenário para variados eventos (políticos, culturais, cívicos e outros). Contudo, o que veio notabilizar a praça foi o movimento da campanha para a emancipação política e administrativa do Distrito de Entre - Rios. Por isso o nome de Praça da Autonomia. Foi ao longo do tempo, fonte de inspiração de artistas e literatos. O ponto de destaque dessa praça é representado por seu coreto.
4- A Fazenda Bemposta, localizada no Distrito de Afonso Arinos, foi construída no século XIX. Possui 42 cômodos, com paredes internas recobertas por tecido francês da década de 30.
5- A Capela Nossa Senhora da Piedade, construída no século XIX, é considerada o marco da fundação da cidade de Três Rios. Nela existe uma réplica da imagem "La Pietá", de Michelangelo. Possui um cemitério histórico onde estão sepultados a Condessa do Rio Novo e seus pais Barão e Baronesa de Entre-Rios além de alguns membros da família Visconde de Entre-Rios. O cemitério é de uso exclusivo dos descendentes da família Barroso Pereira, fundadora do Município.
Está incorreto a informação constante no item:
A Casa Legislativa Trirriense aprovou por unanimidade o projeto de lei de autoria do Vereador Nilcélio Sá criando a Lei Artistas da Nossa Terra. O objetivo é valorizar o Artista Trirriense e incentivar a contratação destes profissionais.
“Estamos num período que não podemos aglomerar, mas quando pensei neste projeto antes da pandemia e na intenção de valorizar a prata da casa. Inclusive, a elaboração deste projeto foi feita com a ajuda e indicação de artistas locais, de músicos e atores que vivenciam essa realidade e dificuldade. Com a aprovação unânime e, após sanção do Poder Executivo, estamos possibilitando que os próximos eventos 11 tenham, com certeza, a participação de Artistas de Três Rios. Vamos valorizar nossos artistas nas exposições, musicais, shows, feiras, dentre outros eventos que tiver investimento público”, resumiu o autor do projeto, Vereador Nilcélio Sá.
De acordo com o projeto, do valor total que o Poder Executivo investir nos eventos:
Projeto de Lei de autoria do Presidente Rogério Camarinho vai contemplar empresas que se destacarem no atendimento ao consumidor.
A Casa Legislativa Trirriense aprovou por unanimidade na última quinta-feira, dia 24, o projeto de lei de autoria do Vereador Rogério Camarinho, criando o Selo de Qualidade Procon Três Rios. O documento segue agora para o Poder Executivo para ser sancionado.