Questões de Concurso Público Prefeitura de Chiador - MG 2020 para Farmacêutico
Foram encontradas 3 questões
( ) Minas Gerais reúne o mais importante acervo arquitetônico e artístico do período colonial brasileiro, preservado em cidades de fama internacional como Ouro Preto, Diamantina e Congonhas do Campo, ricas pela profusão de obras-primas do estilo barroco, nas quais se destacam os trabalhos de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e Mestre Athaíde.
( ) A diversidade de Minas Gerais está espelhada também na riqueza de seu artesanato, trabalhado em pedra, barro, madeira, prata, estanho e fibra trançada. Conhecer esse talento regional é fazer uma viagem pelos caminhos das Minas e das Gerais. O artesanato em madeira é produzido em regiões diversas do Estado, sendo as peças mais comuns as imagens de santos, ou personagens históricas.
( ) Minas Gerais conta com importantes grupos de dança, como o Grupo Corpo, Primeiro Ato, Mimulus e a Cia. de Dança Palácio das Artes, mantida pela Fundação Clóvis Salgado e que integra o Sistema Estadual de Cultura, entre outros. Uma das companhias de dança mais aplaudidas e reconhecidas do mundo, o Grupo Corpo foi fundado em 1975 e apresentou sua primeira criação, Maria, Maria, em 1976.
(i) Minas Gerais não possui um hino oficial. No entanto, várias composições dedicadas ao Estado se tornaram conhecidas ao longo do tempo. Uma delas é o ‘Hino a Minas’, com letra de João Lúcio Brandão e música do padre João Lehmann.
(ii) Apesar da composição ‘Hino a Minas’ nunca ter sido oficializada, no início do século XX, ela era muito ouvida nas escolas e fazia parte do hinário (livro de hinos) distribuído nos estabelecimentos de ensino.
(iii) A canção que ganhou maior popularidade, inclusive fora do Estado, foi ‘Oh, Minas Gerais’. Trata-se de uma adaptação de uma tradicional valsa italiana, chamada Viene Sul Mare, introduzida no Estado por companhias líricas e teatrais daquele país, que vinham ao Brasil no século XIX e início do século XX.
(iv) A letra da canção ‘Oh, Minas Gerais’ foi feita pelo compositor mineiro José Duduca de Morais, o De Moraes, gravada em 1942.
É verdadeiro o que se afirma:
No ano de 2008, comemorou-se os 100 anos de nascimento de um dos maiores escritores do Estado de Minas Gerais, o também médico e diplomata, nascido em Cordisburgo. Em 1946, com o lançamento de Sagarana, ele revoluciona a Literatura Brasileira com seu experimentalismo linguístico, buscando nas tradições orais e na fala do sertanejo, a matéria-prima para sua escrita. Essa fusão recria o imaginário a respeito do sertão e torna sua obra ainda mais singular. (Fonte: https://www.mg.gov.br/conhecaminas/literatura).
O texto refere-se a qual escritor?