Questões de Concurso Público Prefeitura de Patrocínio - MG 2023 para Médico Especialista (Pediatra)

Foram encontradas 8 questões

Q2095401 Medicina
As infecções gastrintestinais são bastante comuns, não só na comunidade, mas também no ambiente hospitalar. A manifestação clínica mais importante desse tipo de infecção é a presença de diarreia. Para o diagnóstico de gastrenterocolite é necessário fezes líquidas ou amolecidas, que tomam o recipiente, por pelo menos 12h, 3 ou mais episódios em 24h. Uma paciente evidência de colite pseudomembranosa em exame histopatológico, ou anatômico, incluindo endoscopia e positivo para toxinas, pode ser indicativo de:
Alternativas
Q2095402 Medicina
Historicamente, 10 a 20 % dos pacientes que utilizavam ventilação mecânica, desenvolviam pneumonias. A maioria delas é tratada empiricamente com esquemas antimicrobianos, definidos com base nos agentes etiológicos mais prevalentes na unidade, ou no hospital em questão e no perfil de sensibilidade desses agentes. Porém, o correto é realizar a coleta no trato respiratório inferior facilitada pela presença de cânula traqueal e enviar ao laboratório para cultura Para o tratamento empírico, é necessário um antibiótico de amplo espectro como uma cefalosporina injetável, tal como:
Alternativas
Q2095403 Medicina
Paciente MLN, de 56 anos, sexo feminino em visita ao ambulatório, em uma cidade do interior do Brasil, com um exame clínico sem alterações, PA de 148/2 mmHg, assintomática, glicemia de jejum de 102 mg/dL, colesterol total com 170 mg/dL, HDL de 50 mg/dL, triglicérides com 160 mg/dL, tabagista, com histórico familiar de infarto aos 52 anos. Assinale a alternativa que indique qual o grau de risco desta paciente.
Alternativas
Q2095404 Medicina

Analise a condição do paciente a seguir.


PA = 160/98 mmHg.

Creatinina = 1,4 (Clearence = 5 mL/min).

Potássio = 4,6 mg/dL.

Glicemia de jejum = 84 mg/dL.

Colesterol total = 10 mg/dL.

HDL = 45 mg/dL.

Triglicérides = 145 mg/dL.

Albumina/creatinina na urina = 400 mg/g.

ECG sem alterações.


Para este paciente foi prescrito ramipril, neste caso, esta conduta está:

Alternativas
Q2095405 Medicina
A insuficiência cardíaca é uma condição na qual o débito cardíaco é inadequado para as necessidades metabólicas do organismo, resultando em uma incapacidade do coração em dispor de um retorno venoso adequado, ou proporcional, um débito cardíaco e uma perfusão sistêmica capazes de manter a demanda metabólica. Sobre as insuficiências cardíacas na infância, assinale a alternativa incorreta. 
Alternativas
Q2095406 Medicina
Em adultos com insuficiência cardíaca crônica, o uso de digoxina mostrou redução da taxa de hospitalização e certa melhora de alguns critérios de qualidade de vida, porém, não alterou a sobrevida. Já em crianças, não existem dados suficientes que demonstrem melhoria da função ventricular, ou mesmo de sintomas com uso de digoxina. Entretanto, se utilizada com um antiarrítmico e, se for feita em associação com carvedilol, deverá ter sua dose reduzida pela metade.
Assinale a alternativa incorreta, que correlaciona a idade da criança com a dose de digoxina a ser utilizada.
Alternativas
Q2095407 Medicina
Dentre os nematelmintos, um deles é o mais comum e o maior dos nematoides em humanos. Trata-se de um parasita de intestino delgado que infecta o homem, quando os ovos embrionados presentes em água e/ou alimentos crus contaminados, como frutas, verduras e legumes são ingeridos pelo hospedeiro.
Este verme apresenta grande capacidade de contaminação do ambiente, uma vez que uma única fêmea fertilizada, elimina junto com as fezes do hospedeiro, cerca de 200.000 ovos por dia.
Assinale a alternativa que indique, o verme nematelminto que o texto está se referindo:
Alternativas
Q2095408 Medicina

O aumento da incidência de uma infecção oportunista bacteriana chama atenção na atualidade, devido a alta incidência em crianças aidéticas (de transmissão vertical). Este microrganismo possui crescimento rápido, principalmente, em infecções de pele e de partes moles. Há também nesta classe bacteriana o de crescimento lento, responsável pela tuberculose.


Assinale a alternativa, que indique a classe bacteriana oportunista aos pacientes aidéticos mencionado no texto.

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: B
5: A
6: B
7: A
8: C