Questões de Concurso Público Prefeitura de Turvelândia - GO 2023 para Professor de História
Foram encontradas 30 questões
- Ser negro no Brasil não se limita às características físicas: trata-se, também, de uma escolha política e, por isso, o é quem assim se define. - Preto é um dos quesitos utilizados pelo IBGE para classificar, ao lado dos outros – branco, pardo, indígena - a cor da população brasileira. Sobre as duas asserções, é correto afirmar:
( ) EI indica uma estrutura para a Educação Básica, a Educação Integral. ( ) EI indica uma etapa da Educação Básica, a Educação Infantil. ( ) 01 indica o grupo por faixa etária, 01 = Bebês. ( ) 01 indica o grupo por faixa etária, 01 = Crianças muito pequenas. ( ) TS indica o Campo de Experiência referente à Testuras, Tempos, Sons e Sensações. ( ) TS indica o Campo de Experiência referente a Traços, Sons, Cores e Formas. ( ) Os dois últimos números do código alfanumérico (01) indicam a faixa etária, ou grupo, de atendimento na etapa de ensino, 01 = Bebês (zero a 1 ano e 6 meses). ( ) Os dois últimos números do código alfanumérico (01) indicam a posição do objetivo na numeração sequencial do campo de experiências para cada grupo etário. A sequência correta de preenchimento dos parênteses é:
I- Capacitação de professores e funcionários sobre práticas de inclusão de alunos não-brasileiros. II- Prevenção ao bullying, racismo e xenofobia. III- Prática de atividades que valorizem a cultura dos alunos brasileiros. IV- Oferta de ensino de português como língua de acolhimento, visando a inserção social àqueles que detiverem pouco, ou nenhum conhecimento da língua portuguesa. V- Segregação entre alunos brasileiros e não-brasileiros, mediante a formação de classes comuns.
I- Educação de Jovens e Adultos presencial. II- Educação de Jovens e Adultos na modalidade Educação a Distância. III- Educação de Jovens e Adultos articulada à Educação Profissional de Nível Superior. IV- Educação de Jovens e Adultos com ênfase na Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida. Assinale a assertiva correta.
Leia as afirmações.
I- A Revolução Puritana – ocorrida na França – marca, pela primeira vez, a execução de um monarca por ordem do Parlamento, colocando em xeque o princípio político da origem divina do poder do rei – influenciando os filósofos do século XVIII (Iluminismo).
II- Na Inglaterra em 1791, foi aprovada uma lei que abolia os privilégios feudais, e no mesmo ano a Assembleia aprovou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão - uma síntese da concepção burguesa da sociedade: liberdade, igualdade, inviolabilidade da propriedade privada, bem como o direito a resistir à opressão.
III- A França, ao contrário da Inglaterra, já vivia o processo de industrialização desde o século XVII. Para acompanhar a sua rival, a Inglaterra e sua burguesia precisavam impor-se contra o poder do Rei Luís XVI, de modo a permitir que o liberalismo econômico se instalasse nesse país, uma vez que a estrutura feudal (dependente da agricultura), vinha gerando situações de desemprego e miséria, no seguimento de problemas que afetavam a produção agrícola.
Usando seus conhecimentos sobre as Revoluções Burguesas, avalie as afirmações e escolha a alternativa correta.
I- Foi na França que o fenômeno da industrialização começou e por isso a Revolução Industrial Inglesa foi pioneira. Muitos fatores explicam esse pioneirismo: A Inglaterra, possuía capital, estabilidade política e equipamentos necessários para tomar a dianteira do avanço da Indústria. Desde o fim da Idade Média, parte significativa da população se dirigia às cidades devido aos cercamentos (enclousers) do campo. Sem-terra, os camponeses acabavam entrando nas fábricas que surgiam. Também tinha colônias na África e na Ásia que garantiam fornecimento de matéria-prima com mão de obra barata. II- A partir do final do século XVIII, o capitalismo se tornava cada vez menos competitivo e mais monopolista. Apenas poucas empresas, ou países dominavam a produção e o comércio. Era a fase do capitalismo financeiro ou monopolista, característica marcante da Terceira Revolução Industrial. III- A Revolução Industrial estabeleceu a definitiva supremacia burguesa na ordem econômica. Ao mesmo tempo, acelerou o êxodo rural, o crescimento urbano e a formação da classe operária. Era o início de uma nova época, onde a política, a ideologia e a cultura gravitavam em dois polos: a burguesia industrial e financeira e o proletariado. Usando seus conhecimentos sobre a Revolução Industrial – suas causas, consequências e fases, avalie as afirmações e escolha a alternativa devida.
I- As terras indígenas são legalmente destinadas à posse permanente das comunidades que as ocupam, são criadas pela FUNAI (Fundação Nacional do Índio), a ocupação se dá com intuito de preservar o habitat e garantir a sobrevivência físico-cultural dos grupos indígenas. II- As terras indígenas ocupam cerca de 11,6% do território nacional, o Brasil tem uma extensão territorial de cerca de 851 milhões de ha, ou mais especificamente, 8.547.403,5 km2. As terras indígenas do Brasil ocupam uma área de 991.498 km2 de extensão, maior do que o território da França (543.965 km2) e da Inglaterra (130.423 km2) juntos. III- A maior parte das terras indígenas é afetada de alguma forma pela presença de invasores, essas invasões estão relacionadas à atividade agropecuária, à exploração mineral, à extração madeireira e à construção de rodovias e hidrelétricas. O resultado disso é o afastamento dos índios de suas terras e até o seu extermínio, levando à degradação ambiental do território indígena e comprometendo à sobrevivência e à qualidade de vida das sociedades que o habitam. Usando seus conhecimentos sobre a História recente da ocupação indígena no território brasileiro, indique a alternativa correta.
I- O Puritanismo contribuiu para a colonização inglesa, no sentido de que a religião preconizava que através do trabalho se poderia alcançar a graça e a salvação divina. Os preceitos religiosos serviram para consolidar uma ética do trabalho, contribuindo para a prosperidade dos colonos e também conformando um rígido código de conduta social. II- Na América do Norte, os franceses ocuparam inicialmente territórios onde hoje se localiza o Canadá. O ponto de partida foi a formação de Quebec no início do século XVII. A partir daí os franceses passaram a ocupar a região dos Grandes Lagos, onde conheceram a foz do rio Mississipi. O rio auxiliou ainda os franceses a ocuparem a região central do continente norte-americano, em uma faixa territorial que ia desde os Grandes Lagos até o Golfo do México, ao sul – a Louisiana, nome dado em homenagem ao rei Luís XIV. III- Na base da sociedade colonial espanhola, estavam os mestiços, índios e escravos. Os primeiros realizavam atividades auxiliares na exploração colonial e, dependendo de sua condição social, exerciam as mesmas tarefas que índios e escravos. A população indígena foi responsável por grande parte da mão de obra empregada nas colônias espanholas.


( ) Termos acessórios são os que desempenham na oração uma função secundária, qual seja, a de caracterizar um ser, determinar os substantivos, exprimir alguma circunstância. ( ) São quatro os termos acessórios da oração: adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto e vocativo. ( ) Adjunto adverbial é o termo que caracteriza, ou determina os substantivos. ( ) Adjunto adnominal é o termo que exprime uma circunstância (de tempo, lugar, modo, etc), ou em outras palavras, que modifica o sentido de um verbo, adjetivo, ou advérbio. ( ) Aposto é uma palavra, ou expressão que explica, esclarece, desenvolve, resume outro termo da oração.