Questões de Concurso Público Prefeitura de Turvelândia - GO 2023 para Professor de História

Foram encontradas 30 questões

Q2124437 Não definido
Legitimada pelo pacto interfederativo, nos termos da Lei n.º 13.005/2014, que promulgou o Plano Nacional de Educação, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) depende do adequado funcionamento do regime de colaboração para alcançar seus objetivos. Dessa forma, por se constituir em uma política nacional, a implementação desta requer, ainda, seu acompanhamento pelo Ministério da Educação em colaboração com os organismos nacionais da área da Educação. Assinale a alternativa correta que apresenta a quais organismos nacionais específicos o texto da BNCC se refere. 
Alternativas
Q2124438 Não definido
O documento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, ao tratar sobre os marcadores de identificação “negro” e “preto”, afirma que:
- Ser negro no Brasil não se limita às características físicas: trata-se, também, de uma escolha política e, por isso, o é quem assim se define. - Preto é um dos quesitos utilizados pelo IBGE para classificar, ao lado dos outros – branco, pardo, indígena - a cor da população brasileira. Sobre as duas asserções, é correto afirmar:
Alternativas
Q2124439 Não definido
Leia o trecho referente ao art. 53, da Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990, (Estatuto da Criança e do Adolescente), que trata sobre o direito à educação: É direito dos pais, ou responsáveis, ter ciência do ___________________, bem como ______________ da definição das __________________. Em sequência, as palavras que completam corretamente as lacunas são: 
Alternativas
Q2124440 Não definido
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está estruturada de modo a explicitar as competências que os alunos devem desenvolver ao longo de toda a Educação Básica. Como estratégia cada objetivo de aprendizagem e desenvolvimento é identificado por um código alfanumérico. Assinale com (V) verdadeiro ou com (F) falso as assertivas sobre a leitura correta do objetivo de aprendizagem e desenvolvimento identificado pelo código EI01TS01:
( ) EI indica uma estrutura para a Educação Básica, a Educação Integral. ( ) EI indica uma etapa da Educação Básica, a Educação Infantil. ( ) 01 indica o grupo por faixa etária, 01 = Bebês. ( ) 01 indica o grupo por faixa etária, 01 = Crianças muito pequenas. ( ) TS indica o Campo de Experiência referente à Testuras, Tempos, Sons e Sensações. ( ) TS indica o Campo de Experiência referente a Traços, Sons, Cores e Formas. ( ) Os dois últimos números do código alfanumérico (01) indicam a faixa etária, ou grupo, de atendimento na etapa de ensino, 01 = Bebês (zero a 1 ano e 6 meses). ( ) Os dois últimos números do código alfanumérico (01) indicam a posição do objetivo na numeração sequencial do campo de experiências para cada grupo etário. A sequência correta de preenchimento dos parênteses é:
Alternativas
Q2124441 Não definido
Assinale a alternativa incorreta, no que se refere a identificação de uma escola como inclusiva, conforme as instruções presentes no documento Série Educação Inclusiva - Referências para Construção dos Sistemas Educacionais Inclusivos.
Alternativas
Q2124442 Não definido
Considerando o texto da Resolução CNE/CEB n.º 1, de 13 de novembro de 2020, que define em seu art. 6º, que as escolas devem organizar procedimentos para o acolhimento dos estudantes migrantes, julgue as diretrizes e, considernado as diretrizes direcionadas à escola para acolhimento dos estudantes imigrantes, assinale a alternativa que representa somente às afirmativas corretas.
I- Capacitação de professores e funcionários sobre práticas de inclusão de alunos não-brasileiros. II- Prevenção ao bullying, racismo e xenofobia. III- Prática de atividades que valorizem a cultura dos alunos brasileiros. IV- Oferta de ensino de português como língua de acolhimento, visando a inserção social àqueles que detiverem pouco, ou nenhum conhecimento da língua portuguesa. V- Segregação entre alunos brasileiros e não-brasileiros, mediante a formação de classes comuns.
Alternativas
Q2124443 Não definido
Ao instituir as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos, nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA), à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à Educação de Jovens e Adultos a Distância, a Resolução CNE/CEB n.º 1, de 28 de maio de 2021, em seu art. 2º, instaura que “Com o objetivo de possibilitar o acesso, a permanência e a continuidade dos estudos de todas as pessoas que não iniciaram, ou interromperam o seu processo educativo escolar, a oferta da modalidade da EJA poderá se dar nas seguintes formas”:
I- Educação de Jovens e Adultos presencial. II- Educação de Jovens e Adultos na modalidade Educação a Distância. III- Educação de Jovens e Adultos articulada à Educação Profissional de Nível Superior. IV- Educação de Jovens e Adultos com ênfase na Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida. Assinale a assertiva correta.
Alternativas
Q2124444 Não definido
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei n.º 13.146/2015), enfatiza que a “A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida”. Considerando as incumbências do poder público para garantia do direito citado, este documento afirma que ao Poder Público cabe assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar os seguintes encaminhamentos, exceto: 
Alternativas
Q2124445 Não definido
“(...)sempre assustado com a possibilidade de fome, cada senhorio procurava suprir as suas necessidades, produzindo para o seu consumo tudo que ali fosse possível. Mesmo em solos pouco favoráveis a determinados cultivos não se deixava de produzi-los, mesmo que de má qualidade ou pequena quantidade, para não se depender de outros locais.” (FRANCO JUNIOR, Hilário. O feudalismo. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986, p. 31). Sobre a Idade Média é incorreto afirmar: 
Alternativas
Q2124446 Não definido

Leia as afirmações.

I- A Revolução Puritana – ocorrida na França – marca, pela primeira vez, a execução de um monarca por ordem do Parlamento, colocando em xeque o princípio político da origem divina do poder do rei – influenciando os filósofos do século XVIII (Iluminismo).

II- Na Inglaterra em 1791, foi aprovada uma lei que abolia os privilégios feudais, e no mesmo ano a Assembleia aprovou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão - uma síntese da concepção burguesa da sociedade: liberdade, igualdade, inviolabilidade da propriedade privada, bem como o direito a resistir à opressão.

III- A França, ao contrário da Inglaterra, já vivia o processo de industrialização desde o século XVII. Para acompanhar a sua rival, a Inglaterra e sua burguesia precisavam impor-se contra o poder do Rei Luís XVI, de modo a permitir que o liberalismo econômico se instalasse nesse país, uma vez que a estrutura feudal (dependente da agricultura), vinha gerando situações de desemprego e miséria, no seguimento de problemas que afetavam a produção agrícola.

Usando seus conhecimentos sobre as Revoluções Burguesas, avalie as afirmações e escolha a alternativa correta. 

Alternativas
Q2124447 Não definido
Leia as afirmações.
I- Foi na França que o fenômeno da industrialização começou e por isso a Revolução Industrial Inglesa foi pioneira. Muitos fatores explicam esse pioneirismo: A Inglaterra, possuía capital, estabilidade política e equipamentos necessários para tomar a dianteira do avanço da Indústria. Desde o fim da Idade Média, parte significativa da população se dirigia às cidades devido aos cercamentos (enclousers) do campo. Sem-terra, os camponeses acabavam entrando nas fábricas que surgiam. Também tinha colônias na África e na Ásia que garantiam fornecimento de matéria-prima com mão de obra barata. II- A partir do final do século XVIII, o capitalismo se tornava cada vez menos competitivo e mais monopolista. Apenas poucas empresas, ou países dominavam a produção e o comércio. Era a fase do capitalismo financeiro ou monopolista, característica marcante da Terceira Revolução Industrial. III- A Revolução Industrial estabeleceu a definitiva supremacia burguesa na ordem econômica. Ao mesmo tempo, acelerou o êxodo rural, o crescimento urbano e a formação da classe operária. Era o início de uma nova época, onde a política, a ideologia e a cultura gravitavam em dois polos: a burguesia industrial e financeira e o proletariado. Usando seus conhecimentos sobre a Revolução Industrial – suas causas, consequências e fases, avalie as afirmações e escolha a alternativa devida.
Alternativas
Q2124448 Não definido
 Leia as afirmações.
I- As terras indígenas são legalmente destinadas à posse permanente das comunidades que as ocupam, são criadas pela FUNAI (Fundação Nacional do Índio), a ocupação se dá com intuito de preservar o habitat e garantir a sobrevivência físico-cultural dos grupos indígenas. II- As terras indígenas ocupam cerca de 11,6% do território nacional, o Brasil tem uma extensão territorial de cerca de 851 milhões de ha, ou mais especificamente, 8.547.403,5 km2. As terras indígenas do Brasil ocupam uma área de 991.498 km2 de extensão, maior do que o território da França (543.965 km2) e da Inglaterra (130.423 km2) juntos. III- A maior parte das terras indígenas é afetada de alguma forma pela presença de invasores, essas invasões estão relacionadas à atividade agropecuária, à exploração mineral, à extração madeireira e à construção de rodovias e hidrelétricas. O resultado disso é o afastamento dos índios de suas terras e até o seu extermínio, levando à degradação ambiental do território indígena e comprometendo à sobrevivência e à qualidade de vida das sociedades que o habitam. Usando seus conhecimentos sobre a História recente da ocupação indígena no território brasileiro, indique a alternativa correta.
Alternativas
Q2124449 Não definido
 “Cerca de 20% a 25% dos povos possuíam escravos. E o padrão básico era significativa parcela de pequenos proprietários, sendo em grande número os plantéis unitários. Normalmente a moda na posse de escravos entre os proprietários era um. Estes plantéis unitários e mesmo aqueles com dois ou três escravos talvez se aproximassem muito dos não-proprietários; ao menos em termos econômicos, talvez não de posição social. Possuir escravos representava um importante símbolo de status social. Eram raros os grandes proprietários. Isso foi visto em nossos trabalhos sobre Minas Gerais, publicados no início da década de oitenta. Naquela oportunidade os resultados nos surpreenderam; depois se reproduziram em outros trabalhos sobre Minas Gerais e outras áreas do território. Mesmo no Nordeste açucareiro, exceto nas áreas diretamente envolvidas com a própria produção de açúcar, o autor que profundamente estudou essa região, chamou a atenção para o reduzido tamanho do plantel médio. Entre milhares de proprietários estudados por nós em Minas Gerais e São Paulo, até 1836, poucas dezenas de senhores possuíam mais de cem escravos.” (LUNA, Francisco Vidal. São Paulo: População, Atividades e Posse de Escravos em Vinte e Cinco Localidades - (1777-1829). Estudos Econômicos (São Paulo). V. 28, Nº1, 1998, p. 106). Considerando os seus conhecimentos sobre o Escravismo no Brasil Imperial, assinale a alternativa incorreta. 
Alternativas
Q2124450 Não definido
“A esse respeito, Vargas difundia o ingresso do Brasil em nova etapa histórica, de construção, a qual exigia novo homem, nova mentalidade, novas leis; não obstante, todo compromisso do presente com o futuro não dispensava, antes se alicerçava, nas lições do passado. Assim, propunha resgatar os valores morais e cívicos na nacionalidade, cultuar os heróis da história e redescobrir o sentimento de brasilidade.” (FONSECA, Pedro Cezar Dutra. Vargas: o capitalismo em construção. Editora Brasiliense. São Paulo, Brasil. 1989) Considerando os seus conhecimentos sobre a Era Vargas, especialmente sobre o Estado Novo, aponte a alternativa correta. 
Alternativas
Q2124451 Não definido
Considerando seus conhecimentos sobre a colonização europeia nas Américas, avalie as afirmações e escolha marque a alternativa correta.
I- O Puritanismo contribuiu para a colonização inglesa, no sentido de que a religião preconizava que através do trabalho se poderia alcançar a graça e a salvação divina. Os preceitos religiosos serviram para consolidar uma ética do trabalho, contribuindo para a prosperidade dos colonos e também conformando um rígido código de conduta social. II- Na América do Norte, os franceses ocuparam inicialmente territórios onde hoje se localiza o Canadá. O ponto de partida foi a formação de Quebec no início do século XVII. A partir daí os franceses passaram a ocupar a região dos Grandes Lagos, onde conheceram a foz do rio Mississipi. O rio auxiliou ainda os franceses a ocuparem a região central do continente norte-americano, em uma faixa territorial que ia desde os Grandes Lagos até o Golfo do México, ao sul – a Louisiana, nome dado em homenagem ao rei Luís XIV. III- Na base da sociedade colonial espanhola, estavam os mestiços, índios e escravos. Os primeiros realizavam atividades auxiliares na exploração colonial e, dependendo de sua condição social, exerciam as mesmas tarefas que índios e escravos. A população indígena foi responsável por grande parte da mão de obra empregada nas colônias espanholas.
Alternativas
Q2124577 Português
Leia o texto para responder à próxima  questão.



O lobo-guará é um mamífero que está ameaçado em extinção. Diferentemente de outras espécies de lobo que vivem em matilha, o lobo-guará é um animal de hábito solitário, que vive no Cerrado Brasileiro. Considerado a maior espécie de canídeo das Américas, o lobo-guará não tem nada de mau, nem é agressivo. Ele é apenas curioso e pode se aproximar das povoações, assustando algumas pessoas. O lobo-guará vive em regiões abertas, como campos e matas de capoeira. Ocupa o bioma do Cerrado. Também ocorre em algumas regiões de transição para a Caatinga e Mata Atlântica, sendo encontrado principalmente nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. O lobo guará é considerado um animal que vive em situação vulnerável para extinção, conforme avaliação do Ministério do Meio Ambiente e o ICMBio. Essa situação varia de um estado para outro, sendo que no Rio Grande do Sul é considerado criticamente ameaçado. A ocupação humana e a destruição do seu habitat natural são algumas das ameaças à sua sobrevivência. O Cerrado é dos biomas menos protegidos, apesar de possuir grande biodiversidade. A proximidade do seu habitat com regiões ocupadas gera conflitos de convivência da espécie com o ser humano. É muito difundida a ideia do lobo ser mau e atacar os animais domésticos e as pessoas, mas ele não é agressivo. Em certas regiões é comum que os lobos-guará cacem galinhas, despertando a fúria dos pequenos produtores rurais. No entanto, os ataques do lobo-guará às galinhas, não afeta tanto como se costuma pensar. Muitas vezes, são outros animais que atacam e os lobos levam a culpa.
Leia o texto e assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2124578 Português
Leia o texto para responder à próxima  questão.



O lobo-guará é um mamífero que está ameaçado em extinção. Diferentemente de outras espécies de lobo que vivem em matilha, o lobo-guará é um animal de hábito solitário, que vive no Cerrado Brasileiro. Considerado a maior espécie de canídeo das Américas, o lobo-guará não tem nada de mau, nem é agressivo. Ele é apenas curioso e pode se aproximar das povoações, assustando algumas pessoas. O lobo-guará vive em regiões abertas, como campos e matas de capoeira. Ocupa o bioma do Cerrado. Também ocorre em algumas regiões de transição para a Caatinga e Mata Atlântica, sendo encontrado principalmente nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. O lobo guará é considerado um animal que vive em situação vulnerável para extinção, conforme avaliação do Ministério do Meio Ambiente e o ICMBio. Essa situação varia de um estado para outro, sendo que no Rio Grande do Sul é considerado criticamente ameaçado. A ocupação humana e a destruição do seu habitat natural são algumas das ameaças à sua sobrevivência. O Cerrado é dos biomas menos protegidos, apesar de possuir grande biodiversidade. A proximidade do seu habitat com regiões ocupadas gera conflitos de convivência da espécie com o ser humano. É muito difundida a ideia do lobo ser mau e atacar os animais domésticos e as pessoas, mas ele não é agressivo. Em certas regiões é comum que os lobos-guará cacem galinhas, despertando a fúria dos pequenos produtores rurais. No entanto, os ataques do lobo-guará às galinhas, não afeta tanto como se costuma pensar. Muitas vezes, são outros animais que atacam e os lobos levam a culpa.
Em se tratando de encontros vocálicos, as palavras do texto (ameaçado, solitário, curioso, caatinga) são respectivamente: 
Alternativas
Q2124579 Português
Quanto aos termos acessórios da oração, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta.
( ) Termos acessórios são os que desempenham na oração uma função secundária, qual seja, a de caracterizar um ser, determinar os substantivos, exprimir alguma circunstância. ( ) São quatro os termos acessórios da oração: adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto e vocativo. ( ) Adjunto adverbial é o termo que caracteriza, ou determina os substantivos. ( ) Adjunto adnominal é o termo que exprime uma circunstância (de tempo, lugar, modo, etc), ou em outras palavras, que modifica o sentido de um verbo, adjetivo, ou advérbio. ( ) Aposto é uma palavra, ou expressão que explica, esclarece, desenvolve, resume outro termo da oração. 
Alternativas
Q2124580 Português
Assinale a alternativa, onde o acento indicador de crase, não tem cabimento.
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: C
5: A
6: B
7: B
8: C
9: A
10: C
11: C
12: B
13: D
14: D
15: B
16: B
17: D
18: C
19: C
20: B