Questões de Concurso Público Prefeitura de Turvelândia - GO 2023 para Técnico em Enfermagem (Instrumentação Cirúrgica)
Foram encontradas 25 questões
Bem-te-vi-rajado.
O bem-te-vi-rajado (Myiodynastes maculatus) tem o formato e o tamanho de um bem-te-vi, mas a plumagem é bastante diferente. Apesar de bem camuflado, é fácil encontrá-lo no meio das copas das árvores por causa do canto, que é um chamado repetitivo. Algumas pessoas associam a vocalização do bem-te-vi-rajado ao barulho de um soluço. Faz ninho em ocos de árvores, muitas vezes aproveitando buracos abertos anteriormente por pica-paus.
Disponível em: www.apassarinhologa.com.br (Com corte).
De acordo com o texto, assinale a alternativa incorreta.
Relacione as colunas referentes a figuras de linguagem e marque a alternativa correta.
Coluna I.
A) Elipse.
B) Pleonasmo.
C) Anacoluto.
D) Silepse.
E) Onomatopeia.
Coluna II.
1- É o emprego de palavras redundantes, com o fim de reforçar, ou enfatizar a expressão.
2- Consiste no aproveitamento de palavras cuja pronúncia imita o som, ou a voz natural dos seres. É um recurso fonêmico, ou melódico que a língua proporciona ao escritor.
3- É a quebra, ou interrupção do fio da frase, ficando termos sintaticamente desligados do resto do período, sem função. O termo sem nexo sintático coloca-se, em geral, no início da frase para se lhe dar realce.
4- Ocorre esta figura quando efetuamos a concordância não com os termos expressos, mas com a ideia a eles associada em nossa mente.
5- É a omissão de um termo, ou oração que facilmente podemos subentender no contexto. É uma espécie de economia de palavras.
Coluna I.
A- Substantivo composto. B- Substantivo derivado. C- Substantivo coletivo. D- Substantivo abstrato.
Coluna II. 1- Fauna. 2- Guarda-roupa. 3- Laranjeira. 4- Medo.
( ) Processo analítico: consiste em empregar junto do substantivo uma palavra que indique aumento, ou diminuição. Exemplos: animal grande; animal pequeno. ( ) Processo sintético: consiste em acrescentar ao substantivo uma partícula especial, chamada sufixo, indicativa de aumento, ou diminuição. Exemplos: animalaço; animalzinho. ( ) Grau do adjetivo comparativo de igualdade: tão + adjetivo + quanto/como. Exemplo: O filho é tão arrogante quanto o pai. ( ) Grau do adjetivo comparativo de superioridade: mais + adjetivo + (do) que. Exemplo: O filho é mais arrogante do que o pai. ( ) Grau do adjetivo comparativo de inferioridade: menos + adjetivo + (do) que. Exemplo: O filho é menos arrogante do que o pai.
Coluna I.
A- Derivação prefixal. B- Derivação sufixal. C- Derivação parassintética. D- Derivação prefixal e sufixal.
Coluna II. 1- Espaçoso. 2- Infelizmente. 3- Empalidecer. 4- Incapaz.
(I) A parábola tem sua concavidade para cima e passa pelo eixo y no ponto (0,4). (II) A parábola tem sua concavidade para cima e passa pelo eixo y no ponto (4,0). (III) A parábola tem concavidade para baixo e passa pelo eixo y no ponto (0,4). (IV) A parábola tem concavidade para baixo e passa pelo eixo y no ponto.
São equipamentos da SRPA, exceto:
A técnica de calçar luva estéril tem como objetivo os itens elencados, analise-os e responda ao que se pede.
I- Manter técnica asséptica para reduzir a possibilidade de contaminação no procedimento. II- Evitar a contaminação das mãos dos profissionais na retirada das luvas. III- Prevenir a contaminação e transmissão de infecções ao usuário, durante a utilização de materiais estéreis e realização de procedimentos invasivos. IV- Reduzir o risco de contaminação das mãos dos profissionais de saúde com sangue especificamente.
Está incorreto o que se afirma:
Sobre a descrição da técnica de calçar luvas estéreis, analise a sequência e marque a alternativa devida.
I- Reunir o material. II- Escolher a luva de acordo com a numeração que correspondente às mãos do profissional. III- Higienizar as mãos. IV- Abrir o pacote de luvas posicionando a abertura do envelope para cima e o punho em sua direção. V- Segurar a parte externa do pacote, mantendo estéreis as luvas e a área interna do mesmo. VI- Unir os dedos da mão direita com a palma da mão voltada para cima e introduzir a mão direita na abertura da luva, tracionando-a para calçá-la. VII- Colocar os dedos da mão dominante na dobra da mão oposta, expondo a sua abertura. VIII- Unir os dedos da mão oposta, a dominante, com a palma da mão voltada para cima e introduzi-la até calçá-la totalmente, inclusive o punho. IX- Ajustar as luvas. X- Realizar o cuidado com o usuário. XI- Retirar as luvas. XII- Desprezar as luvas em local apropriado. XIII- Higienizar as mãos.