Questões de Concurso Público Prefeitura de Adustina - BA 2024 para Assistente Social da Saúde
Foram encontradas 17 questões
Coluna I.
A- Agente da passiva. B- Adjunto adnominal. C- Sujeito. D- Predicativo.
Coluna II.
1- É o elemento do predicado com o qual se atribui qualidade ou estado ao sujeito ou ao objeto, mediante verbo de ligação ou não.
2- É a parte da oração sobre a qual se declara alguma coisa.
3- É a expressão que se refere a um substantivo, determinando-o ou caracterizando-o.
4- É o termo que se refere a um verbo na voz passiva, com auxílio de preposição.
I- Aguda: entre palavras oxítonas, ou monossílabas tônicas. II- Grave: entre palavras paroxítonas. III- Esdrúxula: entre palavras proparoxítonas. IV- Perfeita: igualdade total entre sons vocálicos e consonantais.
( ) Língua Materna: A expressão vem de uma época quando as crianças eram alfabetizadas maioritariamente em casa, pelas mães.
( ) É a primeira língua que a criança aprende, podendo ser chamada também de língua nativa e corresponde ao grupo étnico-linguístico que a criança se identifica culturalmente.
( ) O falante nativo, ou de língua materna, possui uma forte ligação cultural e de identidade com sua comunidade e meio.
( ) Ser um falante nativo, significa ser linguisticamente próximo a outros falantes, à língua comum de qualquer comunidade, seja de uma família, cidade, tribo, povoado, região, ilha, país.
( ) Com relação a competência do falante nativo, ele tem noção de automaticidade, sendo totalmente capaz de assimilar de forma automática e familiar, todos os recursos estruturais do código linguístico.
I- Na frase “Talvez eu ganhe um presente”, o verbo “ganhar” está conjugado no presente do subjuntivo e na primeira pessoa do singular.
II- Na frase “Fazíamos longas caminhadas pelas trilhas da montanha todos os fins de semana”, o verbo “fazer” está conjugado no pretérito imperfeito do indicativo e na primeira pessoa do plural.
III- Na frase “Partiste meu coração”, o verbo “partir” está conjugado no pretérito perfeito do indicativo e na segunda pessoa do plural.
IV- Na frase “Dividíamos sempre o trabalho de casa para terminar mais rápido”, o verbo “dividir” está conjugado no pretérito mais-que-perfeito do indicativo e na primeira pessoa do plural.