Questões de Concurso Público Prefeitura de Adustina - BA 2024 para Psicólogo Clínico e da Saúde
Foram encontradas 20 questões
I- O laudo psicológico é uma peça de natureza e valor técnico-científico.
II- Deve-se considerar o sigilo profissional na elaboração do laudo psicológico em conjunto com equipe multiprofissional.
III- A descrição da demanda constitui requisito indispensável e deverá apresentar o raciocínio técnico-científico que justificará procedimentos utilizados.
IV- Deve-se respeitar a fundamentação teórica que sustenta o instrumental técnico utilizado, bem como os princípios éticos e as questões relativas ao sigilo das informações.
V- Na elaboração de laudos, é obrigatória a informação das fontes científicas ou referências bibliográficas utilizadas, em nota de rodapé, preferencialmente.
I- Psicólogo, psiquiatra, e eventualmente pelo neurologista ou psicanalista, sem uso de testes e técnicas privativas do psicólogo.
II- Psicólogo clínico exclusivamente.
III- Equipe multiprofissional (psicólogo, psiquiatra, neurologista, orientador educacional, assistente social ou outro), desde que cada profissional utilize seu modelo próprio.
Marque a alternativa correta.
Os testes psicológicos devem obedecer a quais características?
Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as afirmações.
( ) 1- Contexto no qual a avaliação psicológica se aplica;
( ) 2- propósitos da avaliação psicológica;
( ) 3- construtos psicológicos a serem investigados;
( ) 4- adequação das características dos instrumentos/ técnicas aos indivíduos e grupos avaliados;
( ) 5- condições técnicas, metodológicas e operacionais do instrumento de avaliação. Ao final, também cabe ao psicólogo analisar os resultados obtidos de forma crítica com o objetivo de verificar se estes forneceram elementos seguros e suficientes para a tomada de decisão nos contextos de atuação do psicólogo.
Teoria 1: Parte do pressuposto de que os eventos ocorridos após o nascimento não são relevantes para o desenvolvimento. Este seria influenciado apenas pelas qualidades e capacidades básicas do ser humano, praticamente prontas, desde o nascimento.
Teoria 2: Atribui grande poder ao ambiente como fator interveniente no desenvolvimento humano. O Homem é visto ao nascer como uma folha em branco a ser escrita pelo ambiente, ou seja, como um ser flexível, que desenvolve suas características apenas em função das condições presentes no meio no qual se encontra.
Teoria 3: Essa perspectiva considera que são múltiplos os fatores constituintes do desenvolvimento humano, ou seja, entende o sujeito como ser ativo e interativo no mundo, com diversas influências em sua trajetória. Por conseguinte, é ser que constrói e é construído na permanente interação dos aspectos biológicos com o meio no qual está inserido.
1- Classificação nosológica. 2- Diagnóstico diferencial. 3- Classificação simples. 4- Descrição. 5- Perícia forense.
( ) Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças, fraquezas e descrevendo o desempenho do examinando, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicas.
( ) Fornece subsídios para questões relacionadas com “insanidade”, competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com infrações da lei etc.
( ) São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.
( ) O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados, sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual.
( ) Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos.
I- Na Classificação Internacional de Doenças, (CID-11), passou a receber a classificação 6C90.
II- No DSM-5 na categoria dos transtornos disruptivos, do controle de impulsos e da conduta, a englobar todos os transtornos mentais que apresentam dificuldades de controle do comportamento e das emoções.
III- Manifesta comportamentos antissociais em diferentes contextos, o que torna difícil a proximidade de seus pares e adultos, agressão aos familiares, por meio da ação contrária ao que se espera que ele faça, a não aceitação do erro e a não compreensão sobre estar suscetível a errar, criando conflitos nos grupos dos quais faz parte, por considerar apenas sua concepção como verídica.
IV- É essencial a realização de uma avaliação para estabelecer ou descartar o diagnóstico de TOD, podendo ser descartado o ambiente familiar e escolar, já que o comportamento inadequado se apresenta em outros contextos sociais.
Coluna I.
1- Psicanalítica, que se concentra nas emoções e nos impulsos inconscientes. 2- Da aprendizagem, que estuda o comportamento observável. 3- Cognitiva, que analisa os processos do pensamento. 4- Contextual, que enfatiza o impacto do contexto histórico, social e cultural. 5- Evolucionista/sociobiológica, que considera as bases evolucionistas e biológicas do comportamento.
Coluna II.
( ) Teoria bioecológica de Bronfenbrenner - O desenvolvimento ocorre através da interação entre uma pessoa em desenvolvimento e cinco sistemas contextuais de influências circundantes, interligados, do microssistema ao cronossistema.
( ) Teoria da aprendizagem social (social cognitiva) - As crianças aprendem em um contexto social por meio da observação e imitação de modelos.
( ) Teoria do apego de Bowlby - Seres humanos possuem mecanismos adaptativos para sobreviver; períodos críticos ou períodos sensíveis são enfatizados; as bases evolucionistas e biológicas do comportamento e a predisposição para a aprendizagem são importantes.
( ) Teoria sociocultural de Vygotsky - A interação social é central para o desenvolvimento cognitivo.
( ) Teoria psicossocial de Erikson - A personalidade é influenciada pela sociedade e se desenvolve por meio de uma série de crises.