Questões de Concurso Público Prefeitura de Fátima do Sul - MS 2024 para Farmacêutico
Foram encontradas 6 questões
O Antagonismo em farmacologia se refere aos compostos químicos que se ligam a determinados receptores neurológicos, porém sem ativá-los, impedindo que os componentes que o ativariam se ligarem. Relacione os diferentes tipos de antagonismo com suas respectivas definições.
1- Antagonismo competitivo.
2. Antagonismo não competitivo.
3. Antagonismo competitivo reversível.
( ) Neste antagonismo a ligação do antagonista ao receptor impede a ligação do agonista ao receptor.
( ) Neste antagonismo, agonista e antagonista formam ligações de curta duração com o receptor, atingindo um estado estável entre agonista, antagonista e receptor. Esse antagonismo pode ser superado pelo aumento da concentração do agonista.
( ) Neste antagonismo, agonista e antagonista podem ligar-se simultaneamente, mas a ligação antagonista reduz ou impede a ação do agonista.
Assinale a alternativa que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Reação adversa a fármacos é um termo abrangente que se refere aos efeitos indesejáveis, desconfortáveis, ou perigosos que um fármaco pode ter. As Reações adversas inesperadas que não têm relação com a dose, ou não são alérgicas, que incide em pequena porcentagem de pacientes que recebem um fármaco são chamadas de:
Um dos objetivos ao criar um fármaco é ter uma grande diferença entre a dose eficaz e a dose que causa efeitos adversos, determinando a eficácia e a segurança do fármaco. Essa razão da concentração tóxica mínima para a concentração média efetiva é denominada:
Tolerância é a diminuição da resposta a um fármaco usado repetidamente. Geralmente, a tolerância exige doses maiores de determinada substância para produzir o mesmo efeito. Assinale a alternativa que indica a classe de fármaco que possui essa propriedade.
Uma substância inativa e inócua administrada aos pacientes, para fazê-los se sentirem melhor pelo poder da sugestão. Apesar de fisiologicamente inativos, podem ter efeitos substanciais bons, ou ruins. São utilizadas com maior frequência em estudos controlados para a comparação com fármacos potencialmente ativos. Assinale a alternativa que indica o nome dessa substância.
A biodisponibilidade refere-se à extensão e à velocidade em que a porção ativa do medicamento adentra a circulação sistêmica, alcançando o local de ação. As diferenças na biodisponibilidade entre formulações de um determinado fármaco podem ter significado clínico, é essencial saber se as formulações medicamentosas são equivalentes. Sobre as equivalências é correto afirmar: